//Indústria 4.0: Como funciona a Gestão de Pessoas

Indústria 4.0: Como funciona a Gestão de Pessoas

A Indústria 4.0 já é um assunto muito discutido no mercado e provavelmente você já tenha ouvido falar a respeito. Porém, a relação entre a Indústria 4.0 e a Gestão de Pessoas ainda causa muitas dúvidas.

A verdade é que o os desafios da gestão de pessoas na indústria 4.0 se tornou diversificado e bem distinto dos tradicionais. Isso, devida às muitas transformações em processos do departamento de recursos humanos e no mercado em geral.

Neste post, separamos para você um conteúdo sobre como as mudanças na indústria afetou este departamento e como lidar com os novos desafios. Continue a leitura.

O que significa indústria 4.0?

Indo direto ao ponto, atualmente, está fácil notar como o uso da tecnologia transformou e continua transformando tudo ao nosso redor, inclusive na maneira como a produção na indústria acontece.

Basicamente, isso acontece devido ao fato de que a sociedade e o mercado demandam processos e produções cada vez mais rápidas e modernas, sofisticando, transformando e até substituindo meios tradicionais.

É exatamente isso que a Indústria 4.0 traz: mudanças, seja através da automação de processos e tarefas, ou de otimizações feitas por inteligência artificial, internet das coisas, computação em nuvem, análise computacional, e outros. O impacto dessa atualização no cenário da indústria altera toda a velocidade das ações e interfere em todos os setores de trabalho.

Quais são os desafios da Gestão de Pessoas na indústria 4.0?

Após entender um pouco mais sobre as principais transformações que vem afetando a indústria, chegou a hora de saber em qual cenário a gestão de pessoas se encaixa em todo esse processo.

Atrair e reter talentos

Este com certeza é um dos maiores desafios entre as empresas dos mais variados segmentos, o que sinaliza ainda mais a necessidade de estruturar toda uma seleção de competências fundamentais para o seu negócio.

Nesse caso, do Employer branding a importância de se trabalhar a reputação de um empregador como um local para trabalhar e a proposta de valor para colaboradores e clientes.

O Employer branding atrai profissionais talentosos e qualificados com valores esclarecidos pela empresa e retém os que compartilham desses mesmos valores da organização.

Uma solução que conta muito nesse desafio é a utilização de sistemas que otimizam os processos envolvidos, interferindo positivamente no controle e na organização do recrutamento e na seleção de pessoas.

Aumentar a produtividade

Todo gestor sabe o quanto é complicado aumentar a produtividade, e este também é um dos desafios da Gestão de Pessoas, que busca em soluções práticas e ferramentas para diminuir a ociosidade das equipes de trabalho.

Para superar as distrações e aumentar a produtividade dos profissionais, é preciso usar formas para manter o engajamento e o foco dos colaboradores. Para que isso funcione, é essencial desenvolver uma cultura de alto desempenho por meio de novos métodos de trabalhar com objetivos e metas, por exemplo.

Métodos de trabalho

Com o contexto de todas essas mudanças vinculadas a indústria 4.0, não é somente os processos que são modificados, mas também a necessidade de implantar novos modelos de trabalho e preparar tudo para que eles funcionem de maneira eficiente.

Além de remodelar a cultura organizacional de maneira mais inovadora, é fundamental trabalhar juntamente com ferramentas e soluções que monitorem os resultados.

A utilização da tecnologia no dia a dia da empresa como maneira de automatizar processos burocráticos e se relacionar de maneira dinâmica com o profissional, dando maior liberdade e confiança para se desenvolver, funciona como possibilidade de um novo método.

Gestão de pessoas 4.0: como funciona?

É importante lembrar que conceito e missão da gestão de pessoas ainda é a mesma. Porém, a forma como os colaboradores são geridos passou por mudanças e esses novos paradigmas também abriram espaços para novas ideias e soluções.

Com esse novo cenário, é possível estabelecer uma rotina mais flexível, ter um novo olhar sobre o clima organizacional, trabalhar o relacionamento dos colaboradores com os líderes, entre diversas outras ações que podem ser exploradas dentro da Indústria 4.0.

Este é o principal desafio das empresas: ressignificar, aprimorar, aprender sobre as novas soluções tecnológicas e sistemas para a gestão de pessoas e melhorar o resultado das organizações.

Quer aprender com outros artigos relacionados ao tema? Clique aqui. Caso queira descobrir quais são as tendências tecnológicas que vem transformando a indústria, fique de olho em nosso blog. Sempre trazemos conteúdos que podem contribuir para o sucesso do seu negócio.