O mundo organizacional é repleto de desafios constantes que precisam ser superados no dia a dia. Mas um dos fatores preponderantes de uma gestão eficiente de qualquer negócio é a inteligência emocional. Por isso, vamos te dar 8 dicas de ouro sobre como o empresário pode ter mais inteligência emocional para enfrentar os obstáculos do cotidiano, que não são poucos. Se você quiser decolar rumo à prosperidade, basta continuar a leitura! 

Saiba gerenciar as suas emoções negativas

A nossa vida é repleta de altos e baixos. Muitas vezes, somos dominados por emoções negativas que podem nos prejudicar, seja como colaborador no ambiente de trabalho ou na gestão de uma empresa. Afinal, nem tudo são flores e as nossas emoções podem falar alto. 

Mas a inteligência emocional consiste em saber gerenciar todas as nossas emoções negativas que costumam dar as caras de vez em quando no dia a dia. Não deixar que o pessimismo prevaleça, manter os bons pensamentos e o otimismo nas alturas, sempre ajuda. O negativismo nunca é o mais recomendado para ninguém. 

Empatia: qualidade essencial dentro das empresas

Uma das qualidades mais requisitadas no universo corporativo é a empatia. Saber se colocar no lugar do outro, procurando entender o seus sentimentos e emoções, é uma das premissas da inteligência emocional. Um empreendedor que tem empatia por sua equipe, certamente será respeitado e terá uma ótima convivência com todos. 

Dessa forma, procure praticar a empatia com as pessoas ao seu redor, seja na vida familiar ou profissional. Pode até não ser fácil, já que somos imperfeitos e eventualmente falhamos, mas não é impossível ter mais empatia pelos outros. No final, quem sai ganhando é você! 

Procure conhecer tudo aquilo que te estressa

Infelizmente, o estresse faz parte da nossa vida e é praticamente impossível não se estressar vez ou outra, seja no trabalho ou na vida pessoal. Mas a inteligência emocional consiste em saber identificar todos os seus fatores de estresse e, claro, evitá-los ao máximo. 

Se você sabe que determinada situação pode lhe causar um baita estresse, enfrentá-la pode não ser a melhor saída. Quando temos a consciência de todas as nossas fontes de estresse, fica muito mais fácil gerir essa sensação tão desagradável. Dessa forma, procure evitar tudo aquilo que te deixa com os nervos à flor da pele. A sua saúde agradece. 

Tenha uma comunicação clara e persuasiva

Um profissional que sabe se comunicar com clareza tem muito mais chances de se dar bem, já que não houve falhas ou ruídos durante o diálogo, o que faz as outras pessoas entenderem perfeitamente a mensagem. Ter uma comunicação persuasiva e de fácil entendimento, também faz parte da inteligência emocional. 

Investir em um curso de coaching pode aprimorar a sua comunicação com os demais e deixar os seus comportamentos mais assertivos, o que é de grande valia no mundo empresarial. Saber se expressar com clareza pode evitar muitos desentendimentos por causa das famosas interpretações equivocadas.  


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Resiliência é fundamental

Outra habilidade comportamental que é importantíssima para qualquer empreendedor é a resiliência. A capacidade de se recuperar das adversidades do cotidiano ou adaptar-se às mudanças, sem sofrimentos, pode ser decisiva entre o sucesso e o fracasso de qualquer negócio. 

A resiliência faz parte da inteligência emocional, por isso, quanto mais resiliente você for, maiores poderão ser as chances de sucesso. Lembre-se: as dificuldades vão aparecer, mais cedo ou mais tarde. Dessa forma, tenha a maturidade necessária para superá-las e seguir em frente, pois elas vão passar. 

Evite reações negativas

Conflitos no ambiente de trabalho são bastante comuns, já que a convivência humana é desafiadora. Mas a inteligência emocional consiste em saber evitar reações de cunho negativo, especialmente durante as discussões com os seus colaboradores. Mesmo que você escute algo provocador ou ofensivo, mantenha a calma. Saiba o que é complexo de inferioridade.

Reações negativas não resolvem nada, pelo contrário, podem complicar ainda mais uma já delicada situação. Se você estiver envolvido em algum conflito, respire fundo e procure se acalmar, sem tomar atitudes precipitadas que podem trazer prejuízos financeiros e emocionais. Não é fácil, sabemos disso, mas é necessário não reagir negativamente. 

Escute mais, fale menos

Você sabia que a escuta ativa também é um dos alicerces da inteligência emocional? É verdade! Dessa forma, procure ouvir mais e falar menos. Por mais que não possa parecer, podemos aprender muito ouvindo o que os outros têm para nos dizer, do que ficar falando sem parar. 

Sendo assim, que tal começar a escutar mais e falar menos no seu dia a dia? Pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente se você for uma pessoa falante. Mas no final pode ser recompensador, já que você pode aprender e evitar desgastes sem necessidade. Faça o teste e comprove! 

Saiba receber críticas sem mágoas

As críticas, na maioria das vezes, nunca são bem recebidas. Mas ter a capacidade de recebê-las sem se magoar, também faz parte da inteligência emocional. Tenha em mente que, vez ou outra, podemos errar e, por isso, estamos sujeitos a receber críticas de qualquer pessoa. 

Mas a grande questão é não deixar-se abater por elas, já que também podemos aprender com as críticas, principalmente se forem construtivas. Dessa forma, mesmo que seja complicado, saiba receber  as críticas sem se ofender, sempre procurando algo de positivo nas palavras que lhe foram proferidas. 

Agora é seguir as nossas dicas sobre como ter mais inteligência emocional na gestão da sua empresa e prosperar rumo ao sucesso. Boa sorte! 

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