Um dos maiores best-sellers sobre inteligência financeira do mundo e reprogramação mental PNL, o livro “Pai Rico, Pai Pobre” de Robert Kiyosaki com co-autoria de Sharon Lechter traz lições fundamentais para nos ajudar a mudar a nossa relação com o dinheiro. 

Na obra, Kiyosaki dá dicas de acordo com suas próprias experiências. O empresário havaiano conta que teve dois pais: um rico e um pobre. E que ambos lhe ensinaram muitas coisas sobre finanças, o que fazer e o que não fazer para alcançar o enriquecimento. 

Confira abaixo as principais lições do livro “Pai Rico, Pai Pobre”:

Não entre na corrida de ratos 

Uma das lições primordiais do livro é não entrar na “corrida de ratos”. Kiyosaki usa o termo para definir o ato de consumir desenfreadamente com a compra de coisas que as pessoas realmente não precisam. 

Para o autor, um erro grave das pessoas é trabalhar, ganhar seu salário e o gastarem todo com futilidades. Segundo ele, isso tende a prevalecer, mesmo que elas consigam empregos com salários melhores. Em resumo, quanto mais elas têm, mais elas gastam. 

Então, o primeiro seria evitar a “corrida de ratos”, deixando de fazer compras por “status”, adquirindo coisas que não agregam em nada. 

A diferença entre “ser pobre” e estar quebrado” 

Essa lição nos ajudar a ter uma autoavaliação profunda sobre a nossa situação financeira. Para Kiyosaki há duas formas de pensar. A primeira é se considerar pobre e achar não é possível ficar rico. As pessoas que pensam assim nutrem pensamentos negativos e estão em sua zona de conforto. 

Já os que acham que “estão quebrados” se referem ao momento. Eles sabem que perder dinheiro é um risco que se corre no dia a dia e entendem que precisam encontrar saídas para melhorar a sua situação financeira. 

Não trabalhe pelo dinheiro, faça o dinheiro trabalhar para você 

Kiyosaki que não devemos ser iguais as pessoas que trabalham para ganhar dinheiro. Segundo ele, não devemos ser escravos do capital, o dinheiro deve trabalhar para nós por meio de investimentos. Assim, ele colabora com o seu crescimento financeiro e não o contrário. 

Se eduque financeiramente 

O livro também prega que a educação financeira é um fator importantíssimo para o sucesso financeiro. Segundo os autores, estar sempre atento as tendências do mercado, ler sobre finanças e aprender a fazer investimentos é a melhor maneira de fazer o dinheiro trabalhar para você e colher os frutos. 

A educação financeira ainda não é uma disciplina presente na maioria das escolas, então depende de nós, correr atrás de livros, blogs, filmes e vídeos sobre o assunto. Estar sempre estudando é a melhor forma de otimizar a administração da nossa renda. 

Entenda o que são ativos e passivos 

O autor também ressalta a importância de entender a diferença entre ativos e passivos. Passivo é tudo o que te tira dinheiro como contas e gastos mensais, por exemplo. E ativo é o que lhe rende algum dinheiro como salário, investimentos, etc. 

Segundo ele, o erro de muitas pessoas é ter diversos passivos e um único ativo. Kiyosaki explica que a maioria das pessoas tem gastos dos mais diversos com supérfluos e apenas um ativo, o próprio salário. 

Para uma pessoa crescer financeiramente, ela deve controlar os seus passivos e ter o maior número de ativos possível. Assim, ela não fica dependente de uma única fonte de renda e mantém o orçamento sob controle. 

A última dica que podemos dar neste artigo é contar com a ajuda do coaching para iniciar esse processo de reeducação financeira. Isso será importante para garantir uma vida estável e tranquila para você e sua família.