//Modelos de estantes decorativas: como escolher um item estiloso e funcional

Modelos de estantes decorativas: como escolher um item estiloso e funcional

A estante decorativa é um móvel extremamente versátil, que pode valorizar quartos, salas, home office e outros cômodos, conferindo um estilo único para os ambientes. Além disso, o móvel apresenta inúmeras funções, podendo ser usada para organizar diferentes itens e até para expor objetos decorativos ou de coleção.

Se você precisa otimizar um espaço e organizá-lo ou deseja decorar ambientes, sejam eles grandes ou pequenos, continue lendo e saiba tudo os diferentes tipos de estantes!

Modelos de estante

Existem inúmeros modelos de estante e entender as diferenças entre cada um deles é essencial para fazer a escolha certa. 

A estante para livros, por exemplo, é ideal para home office, biblioteca ou cantinho da leitura, já que contribui para manter a organização de livros, tornando mais prático encontrar o que você procura e permitindo expor suas coleções e obras favoritas.

(referência: https://www.leroymerlin.com.br/inspire-se-sala-de-leitura/sala-de-leitura-xadrez)

Como existem várias opções para escolher, a dica é medir muito bem o espaço onde a estante de livros ficará e considerar a altura e a quantidade de livros que você possui, assim será mais fácil deixar tudo organizado.

A estante para escritório ou home office é um móvel perfeito para comportar documentos, papéis, pastas e outros itens da rotina de trabalho. Você encontrará muitos modelos e diferentes materiais, por isso é importante analisar o tipo de item que ficará acondicionado na estante, escolhendo a mais adequada.

Na sala de estar, o destaque é a estante para TV, um móvel que nunca sai de moda e que traz muito mais possibilidades de organização para equipamentos eletrônicos e objetos decorativos. A estante para sala deve estar em sintonia com as dimensões do ambiente e dos outros elementos, além dos materiais e cores dos demais móveis.

Em quartos pequenos, uma ideia interessante é a escrivaninha com estante, que oferece espaço para estudos, trabalho e também uma área para organizar livros, documentos ou itens de decoração. Há opções de escrivaninha com ou sem gaveta, com nichos ou portas, que oferecem espaço extra para armazenamento.

Se você procura versatilidade, que tal apostar na estante escada? Ela pode ser usada como estante para quarto, banheiros, salas e muitos outros ambientes. Em salas e quartos, esse móvel é ótimo para abrigar livros, pequenas mantas, peças de roupas e outros objetos.

(imagem: https://www.leroymerlin.com.br/estante-escada-decor-amarelo-mader-silva_1566926441)

Na cozinha e na área de serviço, a estante pode substituir armários ou até dispor panos de prato. Nas varandas, ela pode se transformar em floreira e, no banheiro, pode ser usada para organizar toalhas e outros itens.

Uma opção super versátil é a estante multiuso, que pode funcionar como estante para brinquedos, por exemplo, dependendo das características. Modelos em madeira podem ser colocados em diversos ambientes da casa, compondo a despensa ou ajudando a organizar panelas na cozinha.

Para quem procura mais organização para o quarto dos filhos, a dica é a estante infantil. Com cores e modelagens lúdicas, essa opção ajuda a decorar quartos infantis e ainda são ótimas para organizar brinquedos, livros e objetos decorativos. É possível ainda que a estante fique na altura da criança, conferindo a ela mais autonomia.

Para ambientes pequenos, a estante de canto é uma excelente alternativa, pois aproveita melhor os espaços e oferece um lugar extra de armazenamento e organização. Existe também a estante de nicho, que é uma opção com design moderno e está disponível em modelos que contam com portas em determinados nichos.

(imagem: https://www.leroymerlin.com.br/estante-decorativa-com-16-nichos-branco-argila_1566704334)

Quanto aos materiais, você pode optar pela estante de aço ou de ferro, conhecidas também pelo estilo de estante industrial, já que conferem um toque mais urbano e moderno ao ambiente.

A estante de madeira, por sua vez, é uma opção excelente para cômodos com decoração rústica e elementos que preservam o natural, por isso pode acomodar vasos de plantas e outros acessórios, dependendo do ambiente onde é inserida.

Por fim, a estante de plástico pode ser utilizada em ambientes úmidos ou expostos à água, como cozinhas e banheiros, mas também costuma ser escolhida para quartos de crianças, já que está disponível em diversos modelos e cores.

Como escolher estante decorativa?

Com tantas opções, nem sempre é fácil escolher a estante decorativa mais adequada, não é mesmo? Porém, existem alguns pontos que são essenciais e precisam ser considerados nesse momento.

O primeiro deles é pensar no cômodo onde o móvel ficará e nas funções que deverá desempenhar. Uma estante para sala, por exemplo, pode contar com materiais e designs diferenciados, além de cores que se destaquem no ambiente. Já a estante para lavanderia ou banheiro precisa ser de um material mais resistente.

(imagem: https://www.leroymerlin.com.br/estante-de-canto-az1020-com-5-prateleiras-branco-nogal_1566753339)

Em seguida, lembre-se de medir a área onde a estante ficará e atentar-se à sua necessidade de organização. Há estantes grandes e estantes pequenas, ideais para todas as necessidades.

Se você está em busca de uma estante para livros e dispõe de muitas obras, pense se o móvel conseguirá acomodar tudo de maneira organizada ou se você terá de lançar mão de outros recursos, como prateleiras e nichos.

Confira ainda o modelo de estante, que deve estar em sintonia com a função a ser desempenhada e o cômodo a ser ocupado. Em ambientes compactos, por exemplo, uma boa ideia é optar pelo móvel em tons neutros, como a estante branca ou a estante preta, que são mais fáceis de harmonizar com os demais elementos.

Por fim, pense no estilo da estante e em como ela poderá destacar sua decoração. Um ambiente rústico fica incrível com uma estante com detalhes em madeira e aço. Já um quarto moderno e jovem fica excelente com uma estante industrial ou um modelo colorido – especialmente se os demais móveis e paredes tiverem tons claros e neutros.

(imagem: https://www.leroymerlin.com.br/inspire-se-sala-de-leitura/sala-de-estudo-colors)

Se seu ambiente tem uma pegada mais vintage ou retrô, uma estante decorativa de madeira com cores claras ou em tons pastéis e pés palito pode ser a melhor opção! Já para espaços clean, o ideal é uma estante de cores neutras e claras, como cinza, bege ou branco.

Agora que você já sabe tudo sobre estante, que tal ajudar outras pessoas a se inspirarem também? Compartilhe as nossas dicas!

Fonte: Leroy Merlin