Conhecer toda a estrutura do computador é o primeiro passo para realizar a montagem e manutenção de micro. Integrado e formado por diversos aparatos, parece uma máquina complexa, mas ao contrário do que muita gente pensa, seu funcionamento é simples e fácil de compreender.

Se você tem curiosidade de conhecer seu PC e até se aprimorar na manutenção de computadores, realizar um curso de montagem e manutenção de micro fará toda a diferença em sua qualificação. Há muitos conteúdos excelentes e que rendem até certificados, ótimos para agregar ao currículo. 

O campo de trabalho é bem abrangente: toda empresa e organização precisa de computadores para executar diversos serviços. 

Interessante, não é? Além disso, dominar a montagem e manutenção de micro rende serviços freelancer para pessoas que gostam de arquitetar um PC gamer, uma máquina para rodar programas robustos de edição e que atenda suas mais variadas expectativas.

Tanto para os iniciantes quanto para aqueles que já têm certa noção, se capacitar tem sido uma excelente opção para se especializar. Por meio do EaD, você pode estudar em casa e no ambiente que achar mais conveniente, quando e onde quiser.

Confira nosso breve guia sobre o funcionamento do computador, conheça os componentes e dicas que te ajudam a se capacitar.

  • Montagem e manutenção de micro: o computador e suas funções

Parece algo “mágico”, mas não tem nada de surreal no funcionamento de um computador. Assim como qualquer equipamento, depende da integração de recursos físicos e lógicos para auxiliar o usuário nas atividades, seja para o trabalho, entretenimento, estudo, etc. São várias conexões ligadas a um sistema de entrada e saída, o BIOS, um tipo de programa que checa todas as atividades e garante a execução de tarefas pelo equipamento. 

E, assim como qualquer máquina, o computador também está propenso a falhas. Algumas são simples de resolver, outras demandam um conhecimento técnico apurado. 

Por isso, quem possui um curso de montagem e manutenção de micro e se interessa em ampliar seu aprendizado nesse tema consegue descobrir as causas e dar fim ao problema rapidamente.

Recorrer aos cursos para aprender tudo sobre a manutenção de computadores é muito mais do que ter uma parafusadeira e retirar os parafusos de um gabinete, é uma escolha interessante que vai ter ensinar a montar e desmontar componentes sem grandes dificuldades. 

Por ter inúmeras funções que facilitam a vida das pessoas, qualquer erro que afete o desempenho do computador atrapalha bastante. 

E, por mais que os dispositivos móveis estejam em evidência atualmente, eles ainda são limitados em muitas tarefas, como a edição de textos, tratamento de imagens, conexão multimídia eficiente, elaboração de planilhas e relatórios, múltipla conectividade com periféricos, impressão de documentos, entre muitas outras. 

Dá para perceber o quanto o PC ainda é relevante para muitas atividades? Logo, se aparece algum defeito que afeta sua execução, o primeiro passo é investigá-lo, o que exige o conhecimento de toda a sua estrutura – vamos mostrar os meios básicos, lembrando que há detalhes no conteúdo completo de muitos cursos a distância.

  • Conheça a estrutura externa do computador

  • Gabinete: Erroneamente tratado como “CPU”, o gabinete é a caixa/torre que armazena toda a parte interna de um computador, ou seja, a mais importante estrutura externa da máquina.
  • Monitor: O monitor exibe todos os dados e informações resultantes de um comando realizado pelo usuário. Atualmente são fabricados em LCD (cristal líquido) – que gastam menos energia elétrica, têm dimensões resumidas e são mais versáteis.
  • Mouse: Ativa comandos, seleciona, aponta e arrasta objetos na tela do computador, responsável por toda a manipulação gráfica. Apresenta inúmeros tamanhos e cores, sendo a versão óptica e sem fio a mais interessante hoje em dia.
  • Teclado: Composto por centenas de teclas, o teclado é fundamental para digitação, controle de sistemas e inserção de dados, números e textos no PC. Assim como o mouse, apresenta versões variadas, do flex ao ergonômico.

Há também alguns periféricos de apoio ao computador que são de uso opcional, como as impressoras, webcam, digitalizadores, leitores de CD/DVD, etc. Conheça mais sobre eles no Curso Online Montagem e Manutenção de Microcomputadores.

Texto escrito pela equipe de redatores do Educamundo.