Lembra daquele tempo em que o marketing era somente grandes indústrias anunciando em canais da televisão? Hoje, é possível SIM que sua indústria cresça sem precisar aparecer na televisão, ou algo do tipo. 

Tenho quase certeza que você já ouviu falar no Marketing Digital, não é mesmo? De qualquer forma, o Marketing Digital são ações de comunicação que as empresas podem usar por qualquer meio digital, assim, ajudar a divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, visando conquistar novos clientes, e melhorar a sua rede de relacionamentos. 

Neste Artigo, iremos te falar sobre como o Marketing de conteúdo pode ajudar a sua indústria. 

O que é o Marketing de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é o processo de criar conteúdo personalizado para qualquer veículo de comunicação digital, esse tipo de estratégia se baseia na criação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento desse conteúdo. 

Para um profissional criar um conteúdo, é necessário que ele faça uma pesquisa de Persona do seu público. Após essa pesquisa, ele começa a pensar em estratégias de engajamento, para que no final ele possa transmitir o conteúdo de valor de temas relevantes para sua persona.

Este tipo de estratégia, é um pouco diferente quando o assunto são indústrias ou empresas de grande porte, pois geralmente o seu público-alvo é direto com a empresa ou empreendedor, o famoso B2B.

Ele pode ser feito através de diversas formas, como por exemplo:

  • Redes sociais;
  • Blog;
  • Webminars;
  • Materiais gratuitos.

Abaixo detalhamos item por item. Acompanhe!

Redes sociais

Com o Instagram, LinkedIn e Facebook, é possível fazer um bom marketing de conteúdo com a publicação de cards (fotos) falando sobre curiosidades, sobre atualidades e até mesmo sobre a sua empresa.

Blog

Com o seu blog, você pode produzir artigos com temas relacionados à assuntos que você trabalha. Se você possui uma indústria que fabrica móveis, faça artigos sobre móveis, como por exemplo “Como saber qual móvel colocar em sua casa”, e assim por diante. Marketing de conteúdo é uma estratégia de produção de conteúdo para seu público-alvo, atraindo o público de forma natural e espontânea.

Webminars

Um Webinar, é uma vídeo conferência online, com a intenção de ensinar sobre algum assunto, bem parecido com uma palestra.  A interação é feita por um chat, onde as pessoas podem perguntar algo para o palestrante em tempo real.

Materiais gratuitos

Os materiais gratuitos são todos os tipos de materiais que você pode oferecer, desde artigos, e-books, vídeos e fotos interativas. Agora ficou mais claro, né!? Agora sim podemos sobre os motivos para o Marketing de conteúdo ser importante para o crescimento de sua indústria. 

O interesse dos clientes aumentam

Segundo o levantamento da Demand Metric, o compartilhamento de todos os conteúdos relevantes são aceitos por 60% dos consumidores e 70% deles ficam mais próximos das empresas que apostam no marketing de conteúdo. 

Estes dados apenas reforçam que informações relevantes que agregam valor aos consumidores, maior é a chance dessa estratégia ser eficiente e assertiva.

Melhor monitoramento de resultados

Com o público mais próximo de você, o Marketing de conteúdo cria possibilidades da empresa avaliar os resultado das estratégias com mais rapidez.  Hoje você pode utilizar o Google Analitycs e ter um feedback imediato à cada nova publicação feita no seu blog. E também os comentários te ajudam a saber se você está indo pelo caminho certo. Assim, fica bem mais simples a sua produção de conteúdos feitos para o seu público. 

Sua indústria tem maiores chances de realizar uma venda

Quanto mais o leitor criar confiança com seus conteúdos postados, mais ele enxergará a sua empresa com outros olhos, com o dobro de profissionalismo e com mais credibilidade em realizar uma compra.

Uma boa reputação relacionado aos seus conteúdos, te ajudará com o aumento no número de vendas, pois quando a empresa tem certeza do que ela está falando, é porque ela é a melhor quando o assunto é o seu tipo de produto.

Conclusão

Vimos que o marketing não é somente aquele que vemos nos canais de televisão. O marketing de conteúdo está conquistando o coração dos empresários, pois é uma estratégia de baixo custo.  Esta estratégia não é complicada, já que a única coisa que você precisa é gerenciar o seu blog e suas redes sociais da maneira certa. 

O marketing de conteúdo, é uma estratégia que possui um grande potencial com capacidade de tornar sua indústria mais relevante na internet, assim facilitando a comunicação com seus potenciais clientes.

Então essas foram as algumas razões para sua indústria adotar o marketing de conteúdo, essas dicas irão te ajudar agregar valor à sua história e indo rumo ao sucesso!