Quando falamos em agroindústria, estamos nos referindo a um conjunto de atividades que atuam transformando matérias-primas advindas da agricultura, silvicultura e pecuária, deixando de lado as fronteiras entre o campo de as fábricas, e dando lugar à relação comercial. 

Isso porque, diferente do que existia, onde o agricultor e pecuarista vendia suas matérias-primas para as indústrias nas grandes cidades, para serem transformadas em produto, agora a agroindústria permite que com a tecnologia os produtores rurais deixem de ser apenas fornecedores para ganhar espaço no mercado. 

Se você quer conhecer mais sobre a agroindústria, continue a leitura do artigo que preparamos!

Como a agroindústria é definida?

A agroindústria é um conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas derivadas de diversos segmentos, onde os produtos primários se transformam em subprodutos que em sua grande maioria são destinados à produção de alimentos ao consumidor final. 

Assim, podemos dizer que a agroindústria trata-se da agregação de valor aos produtos provenientes de outros segmentos como, frigoríficos, laticínios, biocombustíveis. E não podemos deixar de agregar um valor importante que é a durabilidade e a fácil disponibilidade de um produto para o outro.  

Como colocar a agroindústria em prática?

Assim como todas as empresas que fazem parte da indústria, o setor agro necessita de uma local fixo, mas para isso é preciso alguns pontos básicos, que devem ser levados em consideração e incorporados à rotina da agroindústria para que o objetivo seja atingido. Entre eles: 

  • Abastecimento de insumos secundários.
  • Planejamento e distribuição de equipamentos pelo espaço;
  • Qual tecnologia a ser usada;
  • Onde serão realizadas as operações;
  • Quais as regras e políticas internas;
  • Contratação de colaboradores;
  • Garantia de recebimento ou produção de matéria-prima;
  • Definição de procedimentos adotados e métodos técnicos aplicados na produção;
  • Equipamentos que serão adquiridos, bem como a compra de máquinas e outros acessórios;

Vale ressaltar que  maquinários, implementos agrícolas e instalações em geral demandam atenção e cuidado, isso porque, quaisquer falhas no maquinário ou atraso na produção podem representar uma perda de dinheiro muito grande para a agroindústria.

A importância da agroindústria

A agroindústria é um dos grandes motores da economia brasileira, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) ela contribui com 5,9% no PIB brasileiro, representando um crescimento significativo mesmo em um ano de crise. 

Como grande parte das riquezas do país são oriundas desse setor, sendo o Brasil referência mundial no assunto, a agroindústria nos beneficia principalmente em carne (frigoríficos), café, laranja, soja e cana (etanol). Para se ter uma ideia, segundo a Embrapa, 20% das carnes produzidas no mundo são brasileiras, e 40% das exportações de aves saem de frigoríficos brasileiros.

A tecnologia aliada a agroindústria

Uma grande aliada  da produtividade na agroindústria é a tecnologia. Equipamentos de ponta facilitam e otimizam a execução de tarefas e demandas, contribuindo para o aumento da produtividade, eficiência e redução dos consumos naturais como água, energia e combustível.

São inúmeros os benefícios que a tecnologia pode oferecer aos produtores rurais, o que faz com que cada vez mais invistam em produtos, serviços e máquinas agrícolas de primeira linha, além da tecnologia da informação, importante principalmente para as revendas agrícolas.

Sistema de gestão como o ERP web tem se destacado no mercado por entregar importantes vantagens para o setor do agronegócio. Além do sistema simplificar a gestão no campo atuando para otimizar todas as funções da organização, o software permite administrar mais de uma propriedade de forma integrada, gerando resultados individuais de cada fazenda. 

Especialista em sistema de gestão e referência quando se fala do assunto, a W3ERP vem atuando com soluções totalmente web e integrada, garantindo  a melhor tecnologia para o produtor rural. Entre em contato conosco