A tecnologia vem revolucionando o setor industrial há muito tempo. E junto com ela, os benefícios e vantagens também são gerados para as empresas.

Desde a primeira revolução industrial, a tecnologia vem mostrando que chegou para ficar. Até os dias de hoje, novas tecnologias estão surgindo para transformar o setor industrial e o mundo.

E quando estamos falando em tecnologia, não estamos nos referindo apenas a chegada dos chatbots ou ferramentas inteligentes, mas sim, a inteligência artificial já proporcionou muito mais avanços para todos os tipos de empresas.

Você já deve ter ouvido falar sobre a inteligência artificial (IA), não é mesmo? Ela se trata de uma das maiores tecnologias da Quarta Revolução Industrial, também conhecida popularmente como Indústria 4.0.

Ficou curioso para saber qual a relevância da inteligência artificial no setor industrial? Então nós elaboramos este post e vamos te explicar sobre todos os detalhes do tema.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1. Redução de custos na operação

Uma das vantagens mais visíveis da inteligência artificial no setor industrial é que essa tecnologia pode reduzir consideravelmente os custos da sua fábrica.

Afinal de contas, aplicadas à uma série de atividades, essa tecnologia conseguem diminuir as falhas nos processos e aumentar a produtividade nas linhas de produção.

Além disso, com a aplicação da IA no setor industrial, também é possível dispensar a contratação de funcionários para determinadas tarefas, uma vez que o foco da inteligência artificial é automatizar os processos.

2. Melhoria da eficiência

A inteligência artificial também se torna extremamente relevante, uma vez que promove a melhoria da eficiência nos processos internos da organização. Alguns exemplos de ferramentas que melhoram a eficiência nos processos é o Big Data, por exemplo.

Trata-se de um programa que permite o armazenamento e gerenciamento de uma grande quantidade de dados, que normalmente não poderiam ser gerenciadas manualmente.

Com o Big Data, uma empresa pode ter à disposição informações e dados mais completos, seja sobre o comportamento dos seus clientes, tendências, produtividade dos processos, e muito mais.

Ou seja, a capacidade de processar os dados pode influenciar na otimização das tarefas e principalmente na tomada de decisão dos gestores de uma indústria.

3. Segurança

Com a inteligência artificial, também é possível obter mais segurança em sua empresa de diversas maneiras.

Você pode, por exemplo, utilizar ferramentas que fazem o reconhecimento facial ou por voz para garantir a segurança da sua indústria, ou até mesmo instalar sistemas de monitoramento pelo seu próprio dispositivo móvel.

Ou seja, há diversas formas de trazer resultados positivos à segurança da sua organização, seja por meio da segurança patrimonial ou a partir da segurança de dados.

4. Atendimento automatizado

Por fim, não é possível falarmos da relevância da IA no setor industrial sem mencionarmos a capacidade do atendimento automatizado, como ferramentas de chatbots, entre outros.

Basicamente, as ferramentas de atendimento automatizado são conectados às páginas de atendimento ao cliente, ou até mesmo na própria página da empresa.

Além disso, essas ferramentas também podem ser acrescentadas às redes sociais, por exemplo, e fica à disposição dos leads e clientes para responder questões diversas, solucionar dúvidas, auxiliar na solicitação de assistências técnicas, entre outras diversas possibilidades.

Agora que você já sabe sobre a relevância da inteligência artificial no setor industrial, o que acha de aplicar essa tecnologia e ter sucesso em sua empresa! Gostou do post? Conta pra gente!

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados