Avaliar o comportamento dos colaboradores é uma das técnicas de gestão de pessoas mais utilizadas dentro das empresas. 

Para tanto, cada organização tem suas particularidades na hora de escolher qual tipo de avaliação de desempenho aplicar no seu time, porém, a finalidade é sempre a mesma: medir o crescimento e a performance dos seus profissionais. 

A modernização da área de RH trouxe a substituição de toneladas de papéis por softwares e ferramentas tecnológicas, agilizando os processos massivos e possibilitando a essa área uma atuação mais estratégica dentro da organização. 

Logo, a avaliação de desempenho também se tornou mais estratégica e analítica, podendo ser realizada por meio de softwares com inteligência de dados. 

Sendo assim, seus resultados se tornam mais assertivos podendo contribuir no momento de promover, oferecer feedbacks positivos e negativos e, até mesmo, desligar um colaborador. 

Se você ficou interessado em conhecer melhor sobre essa ferramenta, suas vantagens e qual o tipo de avaliação de desempenho ideal para a sua empresa, continue a leitura!

O que é a avaliação de desempenho?

Trata-se de uma ferramenta de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo período, analisando sua postura profissional, suas hard e soft skills, sua relação com os colegas de equipe, dentre outros critérios de desempenho.

Nesse sentido, o método tem como principal objetivo analisar estrategicamente as melhores práticas dos colaboradores, o que leva a um crescimento profissional dos mesmos e, como consequência, aumenta o desempenho de cada colaborador diante de suas funções no ambiente organizacional.

Quais as vantagens de adotar a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta essencial para que colaboradores e gestores tenham uma relação de transparência e alcancem seus objetivos junto à empresa. 

Que tal, conhecermos com mais detalhes as vantagens de aplicá-la no seu negócio? Acompanhe!

Tomada de decisões baseada em dados

Com a expansão do ramo empresarial, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo.

Logo, com os indicadores de desempenho em mãos, com valores numéricos e percentuais, o RH consegue cruzá-los e analisá-los, transformando esses dados em informação organizada e útil para melhorar a qualidade na decisão sobre os colaboradores da empresa. 

Além disso, com as informações obtidas por meio da avaliação de desempenho, o RH consegue acompanhar, de forma mais estratégica, fatores como o engajamento, produtividade e a satisfação dos profissionais na organização.

Como consequência, haverá uma melhoria no clima organizacional, diminuição do turnover e um fortalecimento da marca no mercado.

Proporciona conhecimento para empresa e colaborador

Todo profissional precisa ter um retorno sobre suas atividades, para saber quais comportamentos ele deve manter e quais têm prejudicado seu desenvolvimento e o da equipe como um todo. 

Assim, a avaliação de desempenho proporciona uma mensuração sistematizada, na qual os dados são oferecidos de forma objetiva, contribuindo para um profundo autoconhecimento e crescimento profissional e pessoal do colaborador. 

Da mesma forma, a organização também tem a oportunidade de conhecer mais a fundo os profissionais, suas potencialidades e limites.

Transparência e feedback eficazes

Outro benefício que a avaliação de desempenho proporciona é a possibilidade de gerar um feedback mais claro e objetivo aos colaboradores e gestores, uma vez que traz como resultado informações relevantes, sólidas e tangíveis. 

Assim, o feedback se torna construtivo e faz com que os avaliados queiram melhorar seu desempenho e investir ainda mais em seu desenvolvimento, trazendo vantagens para si e contribuindo para melhores resultados para a empresa.

Quais os principais tipos de avaliação de desempenho?

Ainda, que compartilhando dos mesmos objetivos, existem diferentes formas de se aplicar a avaliação de desempenho e essa customização é uma das principais vantagens da ferramenta, pois ela pode ser adaptada de acordo com a realidade da empresa. Confira, a seguir, os principais tipos:

Autoavaliação

Uma das principais formas de evolução do indivíduo é o autoconhecimento profissional e pessoal. E como o nome já deixa claro, a autoavaliação é o método de avaliação de desempenho no qual o avaliador e o avaliado são a mesma pessoa. 

Nesse caso, o colaborador faz uma reflexão e dá a nota para o seu próprio desempenho. Depois, é feita uma reunião com o seu líder ou gestor para receber o feedback.

Esse método tem como vantagem a possibilidade de entender o que o colaborador enxerga de seu trabalho, além de expor suas expectativas quanto o seu crescimento dentro da organização e quais pontos ele deseja melhorar.  

Uma dica, é aplicá-lo em profissionais mais maduros, pois o autoconhecimento nem sempre é tarefa fácil para colaboradores que estão iniciando sua vida profissional.

Avaliação 180 graus

Essa é a forma mais tradicional de avaliação de desempenho e também considerada a mais eficaz. Trata-se de um método que consiste na percepção do gestor ou líder direto em relação ao trabalho do colaborador em conjunto com o avaliado. 

Assim, em uma reunião one-on-one, os dois analisam e discutem os pontos que precisam ser melhorados. Dessa forma, a avaliação 180 graus une o ponto de vista da gestão e do profissional, facilitando um consenso sobre o real desempenho do colaborador.

Avaliação 360 graus

Esse é um tipo de avaliação mais abrangente, por ser realizada por todos aqueles que mantêm algum envolvimento direto com o avaliado. Geralmente, esse método conta com a participação do gestor ou líder, dos colegas de equipe e, até mesmo, de clientes e fornecedores.

Ainda que seja um método recente de avaliação de desempenho, a 360 graus vem sendo muito bem recebida e utilizada nas organizações por ter uma maior credibilidade, pois, a partir do momento em que a maioria tem uma mesma opinião sobre determinado colaborador, o risco de uma avaliação equivocada se torna bem menor.

Avaliação por competências

Esse método analisa a performance dos colaboradores, tanto em suas competências comportamentais quanto em habilidades técnicas, que levam à conclusão ou não de objetivos definidos para o profissional em questão.

Ainda, com a avaliação por competências, tanto RH quanto gestor estabelecem em que momento o colaborador se encontra na sua trajetória dentro da empresa. 

Fazendo essa avaliação por meio de um software de RH, também é possível cruzar o desempenho do colaborador com seu tempo de casa, além de outras variáveis. Assim, é obtido um panorama completo das qualidades e desafios do profissional e, com isso, consegue-se trabalhar mais estrategicamente o desenvolvimento das suas competências.

Avaliação comportamental

Quem entende de gestão de pessoas sabe que não existe talento ruim, e sim o talento certo no lugar errado. 

Portanto, quando o profissional de RH avalia o colaborador por meio de um software de perfil comportamental, ele conta com muitas outras vantagens, como:

  • identificar o profissional que melhor se encaixa em determinada vaga;
  • saber como ele reagirá diante de determinadas situações;
  • melhor entendimento da equipe;
  • compreender os perfis que melhor se encaixam em determinado setor. 

Além disso, ao traçar o perfil comportamental de cada colaborador, também é possível reconhecer e comparar as competências de profissionais de alta e baixa performance da empresa, facilitando a identificação de lideranças.

Assim, os dados contidos no software farão com que gestores e líderes tomem decisões certas até no momento de um desligamento. Afinal, serão gerados relatórios sobre os colaboradores que não estão tendo bons resultados e que não têm o fit cultural da empresa. 

Dessa forma, mesmo sendo uma decisão difícil, ela será baseada em fatos concretos. Logo, a empresa estará agindo por meio da razão e não da emoção.

O que é a metodologia 9Box com Fit Cultural?

Como já mencionado, muitas vezes, o profissional não tem o fit cultural da empresa, o que acaba ocasionando uma experiência negativa do colaborador em relação à organização e vice-versa. Logo, uma das ferramentas de gestão de RH que auxilia nessa identificação é o 9box com fit cultural. 

O 9box com fit cultural é uma ferramenta para analisar se um candidato se enquadra à cultura de uma empresa. 

Essa metodologia pode ser aplicada já na hora de selecionar um candidato, auxiliando na contratação dos melhores talentos. Além disso, deixa o processo menor e mais humanizado.

Ainda, trata-se de uma metodologia desenvolvida pela Sólides, que une as principais teorias comportamentais, como a metodologia DISC — oferecendo uma aplicação mais rápida e um relatório mais desenvolvido.

Independente do tamanho da sua empresa, a avaliação de desempenho traz muitos benefícios e mudanças positivas na sua gestão de pessoas. 

Ainda, por meio dessa ferramenta, o gestor consegue avaliar mais estrategicamente seus colaboradores, melhorar o clima organizacional, investir em treinamentos assertivos, aumentar a produtividade, entre tantas outras vantagens. Assim, líderes e liderados saem ganhando e o negócio conquista resultados incríveis. 

Aproveite que está por aqui para conhecer mais sobre a metodologia 9box cultural da Sólides e veja como ela pode aprimorar sua gestão de talentos!