Além da criação de sites, outro serviço de marketing digital que tem muita procura nos dias atuais é o de consultoria SEO, mas você sabe o que é conteúdo otimizado e por que ele é importante? 

A otimização de conteúdo em SEO envolve garantir que o conteúdo seja escrito e apresentado de uma maneira que os mecanismos de pesquisa possam entender e chamar atenção do seu público-alvo. 

O processo significa essencialmente garantir que as páginas do seu site sejam atraentes tanto para os mecanismos de pesquisa quanto para os usuários. Andando de mãos dadas com o SEO, a otimização de conteúdo cria uma base sólida para páginas de sites de alto desempenho.

Quer saber mais sobre o que é conteúdo otimizado e como ele impacta no SEO? Basta continuar a leitura! 

Por que a otimização de conteúdo é importante?

A otimização de conteúdo faz parte das técnicas de SEO. Criar conteúdo relevante e envolvente não é suficiente para ter uma classificação alta nas SERPs – resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa – se ele não for otimizado adequadamente. 

A otimização do seu conteúdo dará a ele a melhor chance possível de classificar bem e receber altos volumes de tráfego orgânico. 

Quanto mais otimizado o seu conteúdo for – de acordo com as técnicas apropriadas –, maiores serão as chances dele alcançar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.  

Essa otimização deve ser aplicada tanto nos conteúdos das páginas do site, quanto nas publicações do blog. 

Como otimizar o conteúdo 

Aqui estão algumas dicas importantes para quem deseja otimizar o conteúdo e obter um bom posicionamento nos resultados do Google. 

1. Realize uma pesquisa detalhada de palavras-chave 

O primeiro passo para ter sucesso com a otimização de conteúdo é definir palavras-chaves.  Essas algumas palavras-chave devem ser relevantes para segmentar dentro do conteúdo. Por exemplo, vamos supor que o seu negócio vende capinhas de celular personalizadas. Logo, uma boa palavra-chave a ser trabalhada é “capinha de celular personalizada”. 

Pense em como o seu potencial cliente pesquisa pelo seu produto ou serviço e descubra quais palavras-chave estão relacionadas aos seus concorrentes.

2. Inclua palavras-chave de forma natural 

Inclua as palavras-chave de maneira natural no conteúdo. Ou seja, tenha cuidado para não sobrecarregar as palavras-chave e arriscar sofrer com uma penalidade do Google. 

3. Garanta a ortografia e gramática corretas

Nada faz um site parecer menos confiável do que ortografia e gramática com erros. Execute seu conteúdo por um corretor ortográfico algumas vezes antes de clicar em publicar. 


Veja também:


4. Crie links internos 

Criar links internos para outras partes relevantes do conteúdo do seu site é uma boa ideia. Isso ajuda o Google a indexar essas páginas mais rapidamente e oferece mais chances de aparecer nos resultados de pesquisa. 

5. Inclua multimídia

Não há nada pior para os leitores do que um grande bloco de texto sem nada para quebrá-lo.

Adicionar imagens, gráficos e vídeos é uma ótima maneira de manter seus usuários envolvidos com o conteúdo e aumentar o tempo de permanência na página. 

6. Não se esqueça das meta descrições ou tags de título

Crie meta descrições atraentes e tags de título atraentes para chamar a atenção de seus leitores enquanto eles navegam nos resultados da pesquisa. 

Como saber se o conteúdo do meu site precisa de otimização?

Se você já tem um site, mas está com dúvidas se ele tem conteúdo otimizado, aqui estão algumas questões que você deve analisar: 

  • Se você não estiver segmentando palavras-chave específicas, a otimização de conteúdo realmente impulsionará suas páginas. Concentrar-se em algumas palavras-chave de destino ajudará suas páginas a ter um bom desempenho nos rankings. 
  • Seu conteúdo está aparecendo nas páginas de resultados? Se a resposta for não e você não conseguir encontrar seu conteúdo nas primeiras páginas, a otimização de conteúdo beneficiará as páginas do seu site. 
  • Se o seu conteúdo aparecer na parte inferior da página 1 ou na página 2 , é provável que um impulso rápido da otimização de conteúdo o leve a subir ainda mais nas SERPs.

Conclusão

O SEO é essencial para qualquer site. Se você deseja que suas páginas apareçam nos resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa – como o Google –, precisa aplicar técnicas de SEO no seu site e no seu blog. 

No entanto, o que tem um grande peso para que as suas páginas consigam um bom posicionamento é ter o conteúdo otimizado. Claro, existem diversos outros fatores que são considerados para que uma página ocupe ou não uma boa posição. 

Porém, se você focar na otimização de conteúdo, estará na direção certa para ocupar a primeira página de resultados do Google.