Newsletter, ou boletim informativo, é um envio periódico de informações, atualidades e novidades sobre uma empresa e conteúdos relevantes para o público. Assim, a Newsletter é uma ferramenta essencial no marketing digital, pois ajuda a levar os conteúdos ao público a quem se destinam.

Desse modo, as campanhas podem potencializar os resultados em marketing digital. Por exemplo, ajudar a trazer tráfego para o site, além de inserir o lead adequadamente no processo de compra. Porém, para isso, é necessário criar campanhas estratégicas. Então, confira aqui o que não pode faltar em uma Newsletter!

Linha de assunto capaz de captar a atenção do usuário

A linha de assunto é o “título” do e-mail. Antes de mais nada, é essencial mantê-lo curto e objetivo, mas também com a promessa ideal sobre o que o usuário receberá ao abrir esse e-mail.

Primeiramente, quanto à extensão, mantenha a linha de assunto da sua Newsletter entre 20 e 41 caracteres. Sobretudo, pensando em dispositivos móveis, no qual o número de caracteres é mais restrito. Afinal, 67% dos e-mails são abertos no celular. 

Então, escreva uma linha de assunto curta. Além disso, outras dicas interessantes para testar são:

  • Usar números;
  • Fazer perguntas;
  • Deixar claro o que o e-mail contém;
  • Use emojis;
  • Não escreva em maiúsculas;
  • Teste e avalie o que tem gerado maior entregabilidade e abertura.

Conteúdo relevante

Acima de tudo, priorize o envio de conteúdo relevante para a sua audiência. Dessa forma, você construirá autoridade no assunto e um relacionamento saudável com seus leads.

Nesse sentido, se sua empresa mantém um blog atualizado com conteúdo de qualidade, envie periodicamente os temas dos novos posts para seus assinantes. Para isso, não esqueça de inserir os links dos posts no corpo do e-mail.

Design agradável

Em primeiro lugar, use um design pensado para ser visualizado em dispositivos móveis. Afinal, possivelmente, grande parte dos seus contatos abrirá o e-mail pelo celular.

Além disso, escreva parágrafos e frases curtas. Use espaçamentos mais amplos, de 1,5pt a 2pt. Tudo isso facilita a leitura do usuário. No mais, padronize seu layout, usando o nome e o logotipo da sua empresa.

Saudação

No corpo do e-mail, comece sempre se apresentando, informando o motivo do contato e saudando o usuário. Lembre-se: o e-mail se trata de uma comunicação de duas vias. Alguém receberá essa mensagem e é fundamental que essa pessoa sinta que está interagindo com um humano, e não com uma máquina. Portanto, seja amigável, cortês e mantenha o tom de conversa.

Link para visualizar o e-mail no navegador

A maioria das ferramentas de e-mail marketing insere este recurso automaticamente. Porém, vale a pena conferir se, de fato, ele está presente no seu modelo de Newsletter.

Esse link é importante caso o usuário não consiga visualizar o conteúdo adequadamente no seu gerenciador de e-mails. Isso pode acontecer com diversos provedores de e-mail.  Então, é essencial dar ao usuário a opção de acessar a mensagem por uma página web referente à campanha enviada.

Link para cancelar a inscrição

Este é outro recurso de suma importância para que sua empresa fique dentro das normas de envio de e-mails comerciais.  O usuário deve ter a opção de se inscrever e cancelar a inscrição quando bem quiser. A maioria das ferramentas de Newsletter também já vem com esse recurso e você deve incluí-lo em todos os envios, a fim de garantir os direitos dos usuários e evitar ser confundido como SPAM.

Despedida e expectativa

No final, faça uma despedida deste e-mail e forneça uma expectativa futura ao usuário. Por exemplo, se você continuará enviando mensagens nas próximas semanas ou qual será o tema da próxima Newsletter.

Assim, você poderá engajar seus seguidores e conseguir resultados melhores. Então, anote estas dicas, compartilhe com sua equipe e comece a enviar Newsletters relevantes para sua audiência!

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