Agora com a chegada do final do ano, a expectativa para a entrada de um novo período é grande! Especialmente para as empresas, é preciso rever conceitos, reavaliar métodos, definir metas e muito mais. Desse modo, é preciso mapear todo o desempenho a fim de identificar os pontos de melhorias, além dos pontos fortes que devem ser destacados. 

Desse modo, podemos afirmar que o primeiro e principal passo é mapear todo o cenário considerando diferentes critérios. Através disso, será mais fácil identificar diretrizes para tomadas de decisão. 

Sem dúvidas, o planejamento de vendas de 2023 da sua empresa deve ser feito de forma criteriosa, afinal, quanto mais assertivo, melhor! Desse modo, um bom estudo de mercado é indispensável. Aqui, é possível colocar em prática a matriz PFOA. Através dela, é possível mapear: 

  • Forças;
  • Oportunidades;
  • Fraquezas;
  • Ameaças. 

Através deste mapeamento, é possível acessar dados altamente relevantes para a criação de um planejamento de vendas para o próximo ano. Um exemplo disso. imagine uma empresa que busca aperfeiçoar os seus serviços de atendimento para conseguir mais vendas e maior satisfação do seu cliente. 

Nesse caso, de forma exemplificada, é possível que a empresa identifique que a sua fraqueza tenha relação com o  tempo moroso de espera durante o atendimento. Dessa forma, é possível incluir ao planejamento soluções que visam a agilidade como, por exemplo, a implementação de mensagens automáticas e respostas programadas. 

Nesse exemplo, identificamos uma forma de solucionar a insatisfação dos clientes devido a demora no atendimento. Portanto, para criar um planejamento de vendas, além de traçar um objetivo, é primordial conhecer o seu nicho de atuação, além das expectativas e necessidades do seu cliente. Sem dúvidas, todos esses fatores terão forte influência!


Veja também:


 

Não deixe faltar no seu planejamento de vendas 

Agora vamos ao que interessa! Separamos aqui o que você não pode deixar faltar no seu plano de ação de vendas para 2023. Confira: 

Defina indicadores 

A definição de indicadores é fundamental para ter um parâmetro ao qual atingir. Com certeza, é importante realizar essa definição e acompanhar as métricas com certa periodicidade a fim de identificar se as ações colocadas em prática estão apresentando o desempenho almejado. 

Vendas Online  

As vendas através de uma plataforma digital são indispensáveis para negócios que buscam por um alcance maior, além de mais resultados. A ideia de ter apenas uma loja física é ultrapassada. Dependendo do seu modelo de negócio, é possível investir nas duas formas de vendas, seja pelo meio convencional ou através das vendas online. 

Tendências de mercado 

Fique de olho no que o mercado está oferecendo, sem dúvidas, é de extrema importância garantir que a sua empresa acompanhe as tendências e as mais novas tecnologias.O Marketplace, por exemplo, estará em alta. Portanto, que tal aproveitar essa plataforma para a divulgação mais intensiva dos seus produtos e serviços. Além disso, simultaneamente, é possível introduzir mensagens automáticas para acelerar ainda mais a interação e facilitar o processo de venda!

Qualificação do atendimento 

Não podemos esquecer da importância de prestar um atendimento qualificado. Sem dúvidas, esse aspecto conta muito para a efetivação de uma compra quando nos colocamos no lugar do cliente. Portanto, invista em agilidade e solução, sem dúvidas, esse é o ponto forte de um bom atendimento ao cliente, 

Por fim, esses são os principais pontos que separamos para você considerar durante o processo de criação do seu plano de vendas. Como já dito antes, vale destacar que terá algumas particularidades  que vão depender de cada área de atuação. 

Comece o ano bem! 

Se você busca por um início de ano sucedido, vale enfatizar a importância de criar um planejamento de vendas consistente e coerente com o seu modelo de negócio. Dessa forma, será mais fácil colocar em prática as ações definidas, além do alcance das métricas almejadas. 

Como mencionamos no início desse conteúdo, um dos principais passos é estudar e mapear os pontos fortes e os de melhoria, esses serão determinantes para impulsionar as vendas da sua empresa. 

Pronto! Agora é só planejar e executar. Após os resultados, fique de olho nas métricas alcançadas, pois elas dirão se as ações aplicadas estão favorecendo ou não as vendas do seu negócio. Após todas essas dicas, vamos lá, sucesso nas vendas!