Se você já comentou que o seu negócio anda com algum problema para um amigo empreendedor, com certeza deve ter ouvido de volta a sugestão de que você deveria “contratar uma palestra para empresas”.

É possível que você até já tenha visto alguns palestrantes e analisado o material de algum profissionais do tipo, mas ainda não se decidiu. Afinal, essa história de palestra funciona mesmo?

Será que contratar uma palestra para empresas ou indústrias é um bom negócio ou você perderá dinheiro em algo que não trará benefício algum? A resposta para essa pergunta está neste artigo. Portanto, continue lendo!

Vale a pena contratar uma palestra para empresas?

A resposta simples para essa pergunta é “sim”. No entanto, só essa palavra não faz jus ao que é uma palestra corporativa. Por isso, precisamos de algum tempo para conversar e aprofundar o papo.

O ponto mais importante para definir se vale ou não a pena contratar uma palestra para empresas é, afinal de contas, o que é uma palestra? Para que ela serve?

Uma palestra é uma apresentação feita para os colaboradores de uma empresa com o objetivo de alcançar um determinado efeito neles. A ideia pode ser motivar, ensinar ou mesmo provocar os trabalhadores a uma reflexão, de modo que isso cause um efeito positivo neles.

Contratar uma palestra fará a minha equipe vender mais?

Esse é um dos maiores problemas relacionados a palestras: elas não fazem milagres. Por isso, muita gente espera que o palestrante apareça e resolva todos os problemas magicamente, mas não é assim que a vida funciona.

“Então a palestra não serve para nada?”. Não, isso também não é verdade. O que a palestra para empresas faz é maximizar os pontos positivos de uma empresa.

Pense, por exemplo, em uma canoa em um rio. A palestra consegue motivar as pessoas a remarem mais intensamente, ajuda a direcionar o barco e auxilia que as pessoas dentro do bote possam trabalhar em conjunto.

No entanto, se a canoa estiver furada, não há nada que a palestra possa fazer para evitar que ela afunde. Afinal, a única coisa possível a ser feita nessa situação é tapar o buraco.

Por isso, a resposta para a pergunta se a palestra ajuda um time a vender mais ou menos é que depende da sua equipe.

Se o seu time de vendas (ou de qualquer outro setor, na verdade), tiver as condições materiais, o conhecimento e um produto adequado, então a palestra ajudará a conectar todos os elementos, eliminará obstáculos emocionais para ajudar o seu time a alcançar melhores resultados.

Como contratar uma boa palestra para empresas?

Se você se interessou em contratar uma palestra para sua empresa, mas não sabe quem chamar para ela, nós vamos ajudar. Confira a seguir algumas dicas para acertar na escolha de palestrante!

Fuja de quem promete resultados milagrosos

O primeiro ponto a se ter em mente é fugir dos palestrantes que oferecem um resultado que é bom demais para ser verdade. A razão disso é simples: normalmente, é mesmo bom demais para ser verdade.

Como dito anteriormente, uma palestra não faz milagre. Não dá para resolver problemas estruturais com uma palestra. No entanto, isso não significa que não existam resultados excelentes. Eles existem, só é importante entender exatamente o que esperar.

Conte com um palestrante que seja flexível

Nenhuma empresa é igual. Nem mesmo companhias do mesmo tamanho e do mesmo setor contam com problemas iguais. Claro, no contexto geral, é possível achar dores que sejam compartilhadas por vários negócios.

No entanto, a palestra atua no âmbito pessoal e individual de cada colaborador. Por isso, não há como um conteúdo causar um impacto exatamente igual em diferentes pessoas.

Portanto, o ideal é contar com um palestrante flexível, capaz de adaptar o seu conteúdo para as dores e necessidades dos seus colaboradores. O profissional deverá dominar diversas técnicas e conteúdo de modo a poder focar e transmitir adequadamente o seu conteúdo para os ouvintes, independentemente de quem sejam. E por falar nisso…

Contrate uma palestra que foque nas pessoas

Para ter um efeito positivo, a palestra deverá focar no grupo de colaboradores de uma empresa. Ou seja: o objetivo é entender qual o elemento que afeta negativamente o trabalho daquelas pessoas e resolvê-lo pela palestra.

Portanto, o foco do conteúdo deve ser humanizado e específico para aquele grupo de profissionais, para ajudá-los a traçar um vínculo mais poderosos e eficaz com a companhia, o que é necessário para um aumento de produtividade e dedicação.

Seguindo essas dicas simples, você não terá problemas para contratar uma palestra para empresas ou indústrias que realmente funcione e entregue resultados reais e tangíveis, e não promessas impossíveis de serem cumpridas.

O que você achou do conteúdo? Gostou? O texto ajudou você a tomar sua decisão sobre palestras? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!