Meta: A segmentação de leads é fundamental para as empresas que buscam negócios e relacionamentos no mercado B2B. Leia nosso artigo e saiba mais a respeito!

Independentemente da área de atuação da sua empresa, é essencial que ela foque na segmentação de leads para aumentar os resultados.

Essa estratégia do marketing digital tem como objetivo separar os possíveis clientes de acordo com seu perfil e estágio no funil de venda.

A partir dela é possível focar nos leads que realmente apresentam interesse e têm fit de negócio com sua empresa, e aumentar vendas B2B.

Ficou interessado? Continue lendo nosso post para saber mais sobre a segmentação de leads no mercado B2B!

O que são leads?

Lead é todo contato da sua empresa, tendo ele demonstrado interesse comercial ou não.

Para que uma pessoa possa ser considerada um lead, ela deve ter tido alguma interação com a sua marca, seja assinando a newsletter no blog, baixando algum material (como um ebook ou planilha) ou, até mesmo, entrando em contato por algum canal.

A partir do momento que sua empresa tem um lead, é possível inseri-lo no funil de vendas e, a partir disso, enviar e-mails, conteúdos e outros tipos de materiais com o objetivo de qualificá-lo.

Vale lembrar que não é todo lead que, de fato, chega a completar as etapas do funil de vendas da empresa e realiza uma compra.

Por isso, é essencial que a sua empresa consiga identificar o perfil dele, qual nível do funil ele está e se ele já demonstra interesse em comprar ou não.

Essa identificação é chamada de segmentação de leads.

Por que a segmentação de leads no mercado B2B é importante?

A segmentação de leads é essencial para qualquer empresa poder otimizar a qualidade de contatos passados para o time comercial e aumentar seus resultados.

A primeira razão para tornar essa ação rotineira na sua empresa é identificar os contatos que não têm o perfil do seu cliente ideal.

Se um lead é uma empresa do nordeste, por exemplo, ele não está qualificado para o seu negócio.

Por conta disso, não valerá a pena investir em estratégias para conseguir chegar comercialmente nele, afinal, sua empresa não está preparada nesse momento para atender aquela região.

Para uma segmentação assertiva, algumas informações devem ser verificadas:

Segmento de mercado

É essencial fazer a segmentação de leads baseada no segmento do mercado que interessa à sua empresa.

Caso seu negócio seja especialista no fornecimento de equipamentos para eventos esportivos, devem ser selecionados empreendimentos que estejam relacionados ao esporte ou aos eventos, descartando todos os outros formatos sem relação com sua área de atuação.

Número de colaboradores da empresa

Outro ponto importante é o número de colaboradores da empresa.

Se seu negócio atende apenas empresas de grande porte, não adianta entrar em contato com aquelas que possuem 10 colaboradores.

Última interação com sua empresa

Focar nos leads que fizeram contato há pouco tempo é muito mais proveitoso do que buscar os antigos e que nunca mais voltaram a se relacionar com seu negócio.

Por isso, acompanhe as últimas interações e foque nos que possuem pontos de contato mais recentes.

Como pode-se perceber, a segmentação de leads no mercado B2B deve focar nos negócios que efetivamente podem se transformar em clientes, esses que devem receber os esforços e dedicação da equipe de marketing e vendas.

Ei! Agora que você já sabe a importância da segmentação, que tal descobrir como vender mais com o nosso ebook gratuito? Faça o download aqui!

Esse post foi escrito pela W7, uma agência especializada em marketing digital e apaixonada por resultados.