O planejamento de marketing digital é fundamental para eliminar os obstáculos comerciais das indústrias. Com as estratégias do ambiente online definidas, será possível atrair e estabelecer contato com o seu público-alvo de maneira coerente e efetiva.

Por isso, reunimos tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura!

Neste conteúdo você vai encontrar:

  • Qual a importância de um planejamento de marketing digital para as indústrias;
  • Principais requisitos para estruturar um bom planejamento;
  • Comece a estruturar o seu planejamento.

Qual a importância de um planejamento de marketing digital para as indústrias

Um planejamento de marketing digital consiste em um documento com um guia completo de atuação no ambiente online. Esse documento conta com a construção da estratégia, etapas e os objetivos a serem alcançados com as ações virtuais. 

O setor industrial é um dos mais tradicionais do mercado. O modelo B2B, comum no segmento, diz respeito a empresa que tem uma outra empresa como consumidor final. Aqui, os preços e serviços precisam ser bem trabalhados para evitar obstáculos durante os contatos comerciais. 

O marketing B2B é a estratégia que foca em eliminar as objeções desse modelo de negócio. Essa ferramenta auxilia na educação do cliente quanto ao seu negócio com foco nos resultados. Ela é fundamental para reduzir os custos e ter um bom retorno sobre investimento. Bem como, para atrair o seu público-alvo de maneira facilitada e assertiva. 

De acordo com a Google, 67% das compras dos setores de fabricação industrial e logística tiveram influência do digital. Isso porque os compradores B2B costumam fazer pesquisas online antes de realizar suas compras, considerando sempre duas ou mais marcas.

A importância do planejamento

E é nesse momento em que o planejamento de marketing digital se torna importante no seu negócio. O plano contém todas as informações necessárias para colocar em prática as ações e, assim, garantir a atenção do cliente nos seus canais digitais.

Vale destacar que para resolver as barreiras comerciais, é preciso alinhar, também, o time comercial com o de marketing. Assim, ambos estarão trabalhando para o alcance das mesmas metas. Logo, é fundamental o uso de ferramentas como o SLA e Playbook de Vendas. 

O primeiro diz respeito ao documento de Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement). Com esse acordo, todos da sua empresa terão acesso às metas de cada um dos setores. Já o Playbook de Vendas é um guia composto por pesquisas de potenciais clientes e todos os processos comerciais necessários para garantir abordagens de sucesso.


Veja também:


Principais requisitos para estruturar um bom planejamento

Como você viu, o planejamento é um dos pilares do marketing digital para educar e atrair clientes para o seu negócio. Mas para colocá-lo em prática, é preciso considerar as seguintes etapas:

Definição de metas

Em um primeiro momento se faz necessário definir as metas para o seu planejamento. Pense quais são os seus objetivos com estas ações. Deseja educar o mercado através da produção de conteúdo? Pretende aumentar o engajamento online?

Seja qual for o foco, basta seguir a metodologia SMART. Ela ajuda a definir as metas com base em 5 critérios:

  • Specific: é preciso que ela seja específica;
  • Measurable: mensurável;
  • Achievable: atingível;
  • Realistic: relevante;
  • Time-based: e temporal.

Dessa maneira, as metas que correspondem aos critérios acima serão as mais eficientes para o seu negócio, facilitando a análise e o acompanhamento.

Posicionamento digital

O posicionamento digital está conectado à estratégia de branding. Aqui o que importa é a percepção do seu público quanto a sua marca. O objetivo é se destacar entre as opções consideradas por ele. 

Educar o seu público fará com que ele conheça melhor as suas características e especialização. E quando necessário, a sua marca será a primeira a surgir na mente do consumidor, se tornando uma referência no assunto em questão.

Criação de personas

Significa definir, de maneira específica, a pessoa com a qual se deseja estabelecer contato. Essa determinação permite o planejamento de conteúdos assertivos, focando na resolução de suas dores e na jornada do cliente.

Definição dos canais de aquisição digitais

Da mesma maneira, será preciso definir como será feito esse contato. Assim, é preciso estabelecer os meios de captação de leads e clientes. Considere canais como redes sociais, SEO, mídia paga e email marketing, por exemplo.

Comece a estruturar o seu planejamento 

O planejamento de marketing digital é fundamental para garantir o sucesso da sua indústria. O seu modelo de negócio exige relações comerciais mais complexas. Logo, uma estruturação referente a sua atuação no online será um diferencial competitivo. Isso fará com o que o cliente opte pela sua marca e não por uma concorrente.

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