Criadas para conectar produtores e consumidores no mercado digital, as plataformas podem garantir uma experiência completa para seus clientes e alavancar suas vendas. Mas, para isso, é importante saber qual a melhor plataforma para seu negócio online.
Para lhe ajudar nessa escolha, preparamos um checklist com características e recursos indispensáveis para você garantir a ferramenta perfeita para o seu negócio. Continue a leitura e saiba como uma plataforma pode ser o seu diferencial no mercado!
1. Escolha uma plataforma fácil de usar
O primeiro requisito que precisa ser verificado é a usabilidade da plataforma. Isso quer dizer que você precisa saber se ela é fácil de utilizar, se suas ferramentas são intuitivas e se é possível compreender rapidamente todas as suas funções.
Afinal, se a plataforma é o grande meio de conexão entre você e seu cliente, você não quer que essa aproximação seja difícil, certo? Então, para oferecer uma ótima experiência para quem está utilizando, ela precisa ser acessível e descomplicada.
Uma estratégia para criar uma experiência imersiva para sua audiência é apostar na gamificação. Esse método inclui a utilização de recursos de games, como envolver os usuários em resoluções de tarefas.
Pensar na jornada do usuário na plataforma como a trilha de um jogo pode ser estimulante e envolvente, e com certeza criará um enorme ambiente de interação envolvendo seu produto digital.
Portanto, alguns benefícios da usabilidade da plataforma são:
- Facilidade de aprendizado;
- Otimização dos conteúdos;
- Maior engajamento.
2. Confira se tem programa de afiliados
Os programas de afiliados são uma ótima alternativa para quem deseja ganhar dinheiro no mercado digital sem um grande investimento inicial. Por isso, cada dia mais, cresce o número de afiliados decididos a divulgar infoprodutos e receber por comissionamento.
Vale dizer que o trabalho de um afiliado é vender algo criado por um produtor e, para isso, ele utiliza ferramentas de marketing digital, principalmente as redes sociais.
Assim, eles se vinculam a plataformas e escolhem os produtos de acordo com a demanda do público e com as melhores oportunidades de comissionamento.
A porcentagem paga como comissão ao afiliado, caso a venda seja realizada a partir do link divulgado por ele, é pré-definida pelo próprio produtor digital.
Além disso, o produtor pode criar alguns materiais de divulgação e disponibilizá-los para seus afiliados. Assim, é possível posicionar seu produto utilizando a identidade visual da sua marca.
Então, escolher uma plataforma para seu negócio online que conte com um programa de afiliados pode ser uma ótima alternativa para escalar seus números no mercado digital.
3. Veja se tem ferramenta de construção de landing pages
Ter uma landing page na sua estratégia é fundamental para garantir a atração de clientes em potencial. Afinal, por meio dessa página, é possível coletar dados para criar um fluxo de nutrição de leads e oferecer material rico à sua audiência.
As landing pages são páginas totalmente focadas em conversão. Isso quer dizer que todos os elementos presentes nelas estão voltados para convencer o visitante a realizar uma ação desejada por você.
Assim, são elementos de uma boa landing page:
- Título chamativo;
- Descrição clara dos benefícios da oferta;
- Escrita persuasiva;
- Uma CTA;
- Formulário para captura de informações relevantes.
Com uma página de captura, você pode construir uma base de contatos, segmentar e qualificar seus leads. Essa estratégia garante a redução do custo de aquisição de clientes, já que você tem mais informações sobre o seu público e, assim, pode planejar campanhas mais assertivas.
Algumas plataformas oferecem modelos de páginas com templates de alta conversão, prontos para você personalizar com a identidade visual do seu negócio e começar a captar leads. Tudo isso sem precisar de conhecimentos avançados em design e programação.
Veja também:
4. Prefira uma plataforma que emita certificados
Se o seu infoproduto for um curso online, fornecer certificados a seus alunos é muito importante para motivá-los e agregar valor ao seu infoproduto.
Isso porque muitas pessoas buscam cursos para enriquecer seus currículos. Assim, caso as pessoas divulguem a conquista do certificado nas redes sociais, a sua marca pode ganhar mais visibilidade.
Nesse sentido, existem plataformas que oferecem modelos de certificados e automatizam a emissão desses documentos a partir de configurações estabelecidas pelo produtor.
Dessa forma, você não precisa enviar certificados um por um e ainda eleva a experiência dos usuários.
5. Hospede e divulgue seu produto em uma mesma plataforma
Já imaginou criar, hospedar e vender seu infoproduto utilizando uma mesma plataforma? Se sim, saiba que isso é possível graças à existência das plataformas tudo em um.
Essas plataformas reúnem todas as ferramentas necessárias para a criação de um produto digital do zero até a realização das vendas. Isso facilita o planejamento estratégico do infoproduto e torna mais simples o gerenciamento do seu negócio.
Entre os recursos disponíveis em uma plataforma tudo em um podemos citar:
- Ferramenta de criação de produto digital;
- Disparo de e-mail marketing;
- Criação de funil de vendas;
- Ferramenta de construção e hospedagem de página de vendas;
- Checkout integrado à página de vendas.
Além de todos esses recursos integrados em um só lugar, algumas dessas ferramentas também oferecem relatórios para você acompanhar o desempenho do seu negócio e otimizar sua estratégia.
6. Priorize a segurança do seu conteúdo e dos seus usuários
Outro ponto que você deve considerar ao escolher a plataforma para o seu negócio online é a segurança do seu produto digital e dos seus clientes.
Priorize uma plataforma que tenha sistema antifraude, pois ela irá criptografar seu conteúdo e evitar que ele seja pirateado. Além disso, esse sistema também garante que os dados dos seus clientes não sejam vazados e utilizados indevidamente nas redes.
Busque também se certificar que a plataforma tenha a função anti login simultâneo, pois essa funcionalidade impede que duas pessoas tentem logar em uma mesma conta em simultâneo. Isso melhora o controle de pessoas que distribuem acesso a terceiros que não pagaram pelo seu infoproduto.
Outro recurso importante é a área de membros exclusiva que algumas plataformas disponibilizam. Com ela, você pode criar um espaço digital completo com:
- Fóruns,
- Envio de conteúdos;
- Hospedagem de links.
Isso ajuda a realizar um acompanhamento personalizado para cada usuário, mantendo toda segurança e protegendo seu produto digital de divulgação não autorizada.
Portanto, entenda que a escolha ideal da plataforma para seu negócio online é decisiva para garantir o seu sucesso enquanto empreendedor digital!