Se você não sabe o que é SEO, saiba que toda vez que você procura um assunto no Google, as primeiras páginas que aparecem para você, são páginas que sabem muito bem como lidar com as principais novidades de SEO.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, a otimização de mecanismos de busca. Mas, o que isso significa? Significa que o algoritmo do Google interpreta o conteúdo que está em sites e, conforme diversos mecanismos, classifica aquele conteúdo, ranqueando aquele site.
Assim, o objetivo é sempre ter o site bem ranqueado, para que quando alguém for procurar o assunto ao qual o seu site é relacionado, seu site apareça logo na primeira página do Google.
Mas, como o Google consegue avaliar as milhares e milhares de páginas publicadas na internet diariamente e classificá-las? Exatamente através do SEO.
Portanto, para você que tem um site e deseja que esse site seja encontrado com facilidade, saber como lidar com SEO é essencial!
Por isso, vamos falar sobre as principais tendências de SEO que você precisa conhecer, para melhorar a visualização do seu site e assim, alcançar mais usuários e seus objetivos. Confira!
-
Principais novidades de SEO
Essas são as principais novidades de SEO para você ficar de olho e com isso, melhorar o ranqueamento do seu site.
-
1. Conteúdo de qualidade
Quantas vezes você já olhou uma página e o conteúdo não era bom? Cada vez mais, o Google está deixando páginas com conteúdo pobre para trás.
Não dá mais para sua página ser uma cópia de outras (portanto, esqueça o control+C e control+V). Seu conteúdo precisa ser original e de qualidade.
Cada vez mais, páginas assinadas por especialistas no assunto, com conteúdo relevante, aparecem bem ranqueadas.
Assim, veja algumas dicas para você conseguir melhorar o que está em seu site:
- Produza conteúdos melhores do que os que já aparecem nas primeiras páginas;
- Responda às questões centrais sobre o assunto;
- Pesquise as palavras-chaves relacionadas e como inseri-las de maneira natural no texto;
-
2. Experiência do usuário
Nenhum usuário vai gastar muito tempo em um site que demora para carregar ou que vive travando.
Se você tem um site de e-commerce, por exemplo, ter um bom catálogo online, que apresenta as informações necessárias ao cliente, mas que também carrega rápido, é essencial.
Acredita-se que um usuário gaste, em média, 8 segundos em uma página. Portanto, um site deve demorar, no máximo, 3 segundos para carregar. E não pode travar!
Já se você é um freelancer e quer apresentar seus diferenciais, faça um portfólio digital caprichado, mas que tenha o melhor da sua produção. Afinal, ninguém aguenta um portfólio gigante, difícil de visualizar o melhor que você já produziu.
-
3. Mobile first
Atualmente, os sites estão sendo mais procurados e vistos pelos smartphones. Portanto, de nada adianta você pensar no seu site exclusivamente para ser visto pela tela de um notebook, por exemplo.
Um dos grandes conhecedores desse assunto, o diretor do Google Luke Wroblewski, em 2011, citou pela primeira vez a expressão Mobile first, que significa exatamente a preocupação em construir o site voltado para os smartphones.
-
4. Sites seguros
Outra característica de sites bem ranqueados é a segurança. Sites duvidosos são simplesmente ignorados pelo Google.
-
Veja também:
5. Excesso de propagandas
Claro que a internet existe para ganhar dinheiro. E anúncios são uma ótima forma de monetizar. Mas, há sites que exageram nos anúncios e nos pop-ups, fazendo com que a experiência do usuário (de novo, ela!), seja prejudicada.
Portanto, cuidado com a quantidade de anúncios que seu site terá. Isso pode fazer com que ele perca o ranqueamento, se houver exagero.
-
6. E-A-T
Outra sigla importante para as tendências de SEO é a E-A-T, que significa Expertise, Authoritativeness and Trust.
Se antigamente, somente as palavras-chaves e os backlinks eram essenciais, hoje, a especialização – autoridade e confiança ganhou maior importância.
Já falamos sobre a importância de escrever um conteúdo de qualidade e responder às dúvidas de usuários? Quando você se torna referência no assunto, a cada dia, seu site terá mais citações e isso é algo que o Google enxerga muito bem.
-
7. Imagens otimizadas
Outro fator essencial para as tendências de SEO é a respeito das imagens otimizadas.
As imagens do site precisam ter qualidade, mas não podem ser pesadas, daquelas que simplesmente não carregam.
Além disso, use sempre legendas explicativas para as imagens e não se esqueça de incluir a descrição da imagem na tag “alt text”.
Por último, o próprio Google tem inúmeras ferramentas para você analisar como anda seu site, em termos de SEO.
Em 2020, foi feita uma atualização e lançado o Core Web Vitals, que é uma espécie de “auditoria” do Google para o site.
Com isso, você tem uma avaliação completa do site, apontando os pontos que necessitam melhoria.
Dessa forma, seguindo essas tendências de SEO e avaliando seu site, certamente no futuro o ranqueamento das suas páginas evoluirá bastante.