Um dos motivos pelos quais estudantes, profissionais e demais usuários buscam um curso de photoshop online é a quantidade de ferramentas úteis que o programa disponibiliza. 

Independente de qual for o objetivo ao se aprender as funções do Photoshop, é importante descobrir a fundo desde as mais básicas, que cortam ou arrastam objetos, até as mais complexas, como as ferramentas de seleção e efeitos especiais.

Os cursos online com certificado se mostram as melhores opções neste caso, pois com praticidade, eles demonstram item por item para os alunos, que podem aprender dentro de seu tempo. É muito mais autonomia para compreender todos os fundamentos e técnicas do software, por que não experimentar?

Para que você fique por dentro das principais funcionalidades do programa, ensinadas em cursos a distância relativos, elencamos abaixo uma descrição de cada uma delas. 

  • Modos de seleção;
  • Camadas;
  • Pincel de recuperação.

Veja só:

Modos de seleção

As ferramentas de seleção estão entre as mais valiosas e as mais complexas de quaisquer cursos online Photoshop. 

Elas são importantíssimas para a manipulação correta das imagens trabalhadas, inclusive para não deixar falhas visíveis. Há diferentes modos de seleção que podem ser requisitados em momentos diferentes, dependendo do resultado que você deseja e da foto que você está manipulando.

As duas seleções mais usadas são a Varinha Mágica, uma das favoritas até mesmo dos usuários avançados, pois é muito precisa na hora de selecionar objetos de quaisquer formatos, e o Laço, que é mais básica e pode não ser tão perfeita quanto a Varinha, mas que pode quebrar um galho quando se trata de projetos rápidos.

Além destas há muitas outras que precisam ser conhecidas, pois serão úteis uma hora ou outra. Em alguns cursos você tem a chance de ficar craque nessas ferramentas e chegar aos resultados esperados.

Camadas

Outra liçãozinha básica, mas que não pode faltar em um bom curso de photoshop online é como trabalhar com camadas. As camadas são excelentes para todo o processo de criação, garantindo que você faça um passo de cada vez e possa voltar atrás caso queira modificar algo ou até mesmo apagar.

Ao iniciar um projeto, você estará automaticamente criando na primeira camada do programa, denominada de Background. 

A sugestão dada em cursos online sobre o software é que você abra e renomeie uma nova camada (também chamada de layer) para cada item que for incluir em seu desenho. 

Por exemplo: na camada inicial está a sua imagem; na segunda você pode sobrepor outra imagem e trabalhar a opacidade; na terceira, se quiser, pode incluir um texto, e por aí vai.

Assim, ao salvar o seu desenho no formato original, em PSD, você manterá todas as camadas separadas, garantindo a possibilidade de trabalhar nele posteriormente de onde parou. Interessante, não?

Pincel de recuperação

Esta é a ferramenta queridinha dos fotógrafos de moda e também das modelos, celebridades e de qualquer pessoa que goste de manter sua pele e silhueta intactas nas fotos. 

Simplesmente, ela tem o poder de melhorar a qualidade da imagem, retirando qualquer mancha, sujeira ou erro que possa ter nela.

É comum que o próprio pó no sensor da câmera prejudique a eficiência de uma fotografia, que pode aparecer com pontinhos pretos ou até mesmo pequenas manchas. O pincel de recuperação pode ajudar nestes casos, reparando esses danos. 

É ele também o responsável por remover espinhas, rugas e outros defeitos na pele, fator que mais chama a atenção para o aprendizado em um curso online completo.

São muitas e muitas utilidades que o Photoshop propõe para usuários, sejam iniciantes ou avançados. 

Para continuar aprendendo de forma prática e complementando o seu currículo com excelência, não deixe de conhecer outras opções de curso a distância. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Educamundo, o seu site de cursos online com certificado.