De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Brasil registrou 700 mil acidentes de trabalho em 2018. É um dado elevadíssimo que reforça a necessidade de as empresas focarem no uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Ainda existem empresas que acham que esses equipamentos não são eficazes ou necessários. Em uma indústria, onde o funcionário pode lidar com máquinas e ferramentas de trabalho mais robustas, o uso de EPI se torna ainda mais necessário.

Deixar de oferecê-los ao funcionário pode gerar uma série de problemas ao negócio. Vamos entender mais sobre esse tema?

Importância do EPI

Evita processos

Os acidentes de trabalho são registrados no sistema do Governo, pois o trabalhador pode precisar ter acesso a algum tipo de auxílio enquanto se recupera. Por isso, evitar a comunicação de um acidente de trabalho é uma falta grave que pode custar muito caro à empresa. 

Por outro lado, quando o acidente é causado por causa de uma falha da empresa, como  a ausência de reparo preventivo em algum equipamento, ou o não fornecimento de EPI, o empregado pode processar o empregador, pedindo uma indenização pelo dano causado.

Esse tipo de processo gera prejuízos à empresa, porque além da indenização, ela terá que arcar com o custo jurídico do processo. 

Protege a equipe de traumas

Imagine a situação emocional delicada que um funcionário é exposto ao presenciar um acidente grave de um colega de trabalha operando um motor, no chão de fábrica de uma indústria, por exemplo.

Presenciar um acidente de trabalho pode ser uma cena chocante. Do mesmo modo, perder um colega de trabalho, que exercia a mesma função que você, pode ser algo traumatizante para toda uma equipe. Imagine como deve ser horrível presenciar essa situação?

A importância do EPI vai além do fato de evitar acidentes. Ele evita que os funcionários precisem lidar com todos os problemas coletivos causados por essa situação tão negativa.

Reduz os gastos médicos

Um dos atrativos de muitas empresas é oferecer um plano de saúde aos seus colaboradores. Acontece que o custo com esse benefício pode ficar bem mais caro, caso os funcionários se acidentem.

Sendo assim, uma das formas de reduzir custos médicos, sem abrir mão do plano de saúde, é prevenindo os acidentes. Isso mostra, novamente, a importância do EPI.

Educando o trabalhador sobre a importância do EPI

Cabe à empresa o papel de educar o trabalhador sobre a importância do EPI, pois qualquer acidente que ocorra dentro da empresa é de sua responsabilidade. Se o EPI exigir algum tipo de treinamento para o seu uso, também é preciso garantir que o funcionário tenha aprendido a usá-lo adequadamente.

Como vimos, a importância do EPI é muito grande dentro do ambiente de trabalho. O uso desse equipamento é uma conquista trabalhista. Para empresa, o EPI é um grande aliado na construção de um bom ambiente de trabalho.

Se você gosta de aprender sobre o ambiente industrial, não deixe de continuar acompanhando nosso blog.