Ao começar um negócio online, você precisa encontrar uma boa hospedagem de site para a sua empresa. Esse é um ponto fundamental para o sucesso na web. Muitos empreendedores ficam em dúvidas na hora de escolher um plano de hospedagem, então fizemos este artigo para orientar a sua escolha. 

O mais importante nessa decisão é pensar sobre os principais fatores de uma hospedagem de sites. Você precisa escolher um plano que se encaixe no seu orçamento e atenda as necessidades do seu negócio.

Quais são os principais fatores na hora de escolher uma hospedagem de site?

Existem alguns pontos importantes que você deve considerar antes de escolher o seu plano de hospedagem, falaremos sobre eles abaixo, confira:

Velocidade

O seu site precisa ser rápido, por isso o servidor deve ter a robustez necessária para a quantidade de arquivos que o seu site possui. Em outras palavras, ele precisa agregar todo o seu conteúdo e continuar rápido, alguns tipos de servidores podem não suportar o fluxo de arquivos. 

A velocidade do site é um fator fundamental para o sucesso da estratégia de SEO. 

Estabilidade

O servidor precisa ser estável. Escolha um servidor que garanta disponibilidade por 99,9%, assim você pode garantir que o seu site dificilmente ficará fora do ar, o que pode fazer o seu negócio perder vendas. 

Segurança e suporte

O provedor de hospedagem escolhido deve garantir a segurança das suas aplicações. É importante que o plano contratado possui serviços como o certificado SSL e backup. 

O suporte técnico também é importante para resolver qualquer problema no site, então encontre um provedor que disponibilize suporte 24/7, para contar com auxílio a qualquer hora e garantir que o seu site não fique vulnerável. 

Confira abaixo os principais tipos de hospedagem de site no mercado:

Servidor compartilhado

A Hospedagem compartilhada é mais barata e pode ser uma boa opção para quem deseja montar um site institucional da empresa ou loja que, geralmente, recebe poucos acessos, servindo mais como um cartão de visitas virtual do negócio. 

Como o nome já indica, esse modelo de hospedagem é compartilhado, ou seja, o seu site estará dividido com outras aplicações no mesmo servidor. 

Servidor dedicado

Esse modelo de hospedagem é mais caro, porém bem mais seguro e apresenta recursos robustos. O servidor dedicado é uma excelente opção para quem pretende criar um site com muitas páginas e que vise receber muitos acessos. 

Ao contratar este plano de hospedagem, você terá um servidor exclusivo para o seu site, utilizando todo o espaço e recursos contratados, sem precisar dividir com ninguém. 

Cloud Gerenciado

O Cloud Gerenciado é uma solução na nuvem, ou seja, não é composto por um servidor físico como as citados acima. Esse modelo de hospedagem é escalável, o usuário só pelos recursos que usar, além de poder gerenciar o seu servidor de hospedagem de qualquer lugar. 

Além do servidor na nuvem, você conta com ajuda especializada para manter o seu servidor em alta performance e tem mais liberdade na escolha e consumo de recursos, o que torna o cloud gerenciado uma excelente opção para quem busca custo-benefício. 

E, aí conseguimos te ajudar? Acredito que sim! Agora você está pronto para escolher a melhor hospedagem de site para a sua empresa. Não pense somente no preço, avalie todos os fatores que nós indicamos, para escolher o plano com melhor custo-benefício que tenha preço competitivo e recursos que atendam as suas necessidades. 

Esse conteúdo foi produzido pela equipe ISBrasil.