As crenças limitantes são algumas das principais barreiras que nos impedem de conquistar os nossos sonhos e desenvolver todo o nosso potencial. E a programação neurolinguística pode nos ajudar a superar este problema, através de seus recursos é possível trabalhar formas de ressignificar estas crenças trazendo um novo sentido para a sua vida. 

Muitas pessoas adquirem crenças limitantes na fase de infância ou adolescência, por conta de situações e experiências negativas. Por conta de momentos específicos, muitas pessoas formam modelos mentais e percepções que não correspondem à realidade, porém, elas alimentam estas crenças como se fossem verdades incontestáveis. 

O que são crenças limitantes?

As crenças limitantes são conceitos, sensações e pensamentos negativos que criamos a nosso respeito e que podem atrapalhar bastante a nossa vida. Por conta de uma crença, uma pessoa pode se julgar incapaz de fazer alguma coisa, quando na verdade, não é o individuo que não consegue, mas é a crença que a limita. 

Como a PNL pode ajudar a ressignificar as crenças limitantes?

A programação neurolinguística é uma metodologia bastante eficiente de desenvolvimento humano. Ela possui ferramentas capazes de, entre outras coisas, ressignificar nossas crenças. Dentro desse processo, você consegue transformar algo negativo em positivo, trazendo um novo sentido para a sua crença. 

A PNL pode levar a uma mudança no seu mindset, fazendo com que você desperte tudo que possa lhe ajudar a crescer. Através da PNL nós conseguimos mudar comportamentos, hábitos e pensamentos, como veremos a seguir, veja como a PNL pode ajudar:

Identificar as crenças limitantes

Muitas pessoas não conhecem as origens de suas limitações. Na maioria das vezes, estes bloqueios são frutos de crenças limitantes que adquiriram ao longo da vida. Por isso muitos procuram um curso de PNL para ajudar a identificar a origem destes problemas. 

Assim, é possível saber se fatores como o mal desempenho, medo de realizar alguma ação e a sensação de incapacidade são frutos de crenças limitantes. Identificar esse problema é o início do processo de ressignificação. 

Assumir a necessidade de mudança

A PNL possui recursos nos ajudam não só a identificar como também a reconhecer a necessidade de mudança. As crenças limitantes podem prejudicar bastante a nossa saúde mental. 

Os recursos da PNL podem nos tirar da zona de conforto. A PNL pode promover uma reprogramação mental, com a implementação de novos hábitos e deixando nossa mente receptiva a mudanças.

Ressignificação

O trabalho da PNL com as crenças limitantes é focado na ressignificação destas crenças. Por meio das técnicas da programação neurolinguística, uma pessoa pode conseguir ter uma percepção mais ampla dos conceitos que a limitam, conseguindo assim trazer um novo sentido para sentimentos e crenças. 

A PNL também ajuda a ressignificar as crenças por meio da implementação de hábitos novos no dia a dia. Muitas vezes, hábitos ruins alimentam as crenças limitantes e é preciso desenvolver hábitos melhores para conseguir se livrar das suas limitações. 

Se você se interessou pelos recursos da PNL, você deve procurar um curso de PNL. 

A programação neurolinguística possui recursos que podem transformar a sua vida e ajudar você a se tornar uma pessoa muito melhor, equilibrada emocionalmente e explorando todo o seu potencial. 

Esse conteúdo foi criado pelo IBND.