Um dos principais desafios para o crescimento de uma indústria está em fazer uma gestão eficiente tanto nos processos quanto no estoque. É uma área vital e impacta diretamente no sucesso ou não de uma empresa.

Para isso, temos um leque grande de ações que podem ser feitas para a melhora da eficiência da gestão de uma indústria e estoque, que vão desde pequenas decisões, a grandes investimentos, mas todas são importantes. 

Abaixo separamos algumas delas pra vocês:

Adote um sistema de medição de desempenho e qualidade

Antes de mais nada é preciso entender qual a capacidade da sua indústria de produzir e como anda o desempenho dela. Sem esses dados não é possível tomar nenhuma decisão, nenhuma melhoria e muitos menos saber que partes do processo precisam de melhoria.

Investir em sistemas conhecidos também é uma boa escolha, já que, eles já estão validados e há dados suficientes para se fazer uma comparação, inclusive com outras empresas do mercado. 

Um dos mais conhecidos e utilizados por indústrias de todos os tamanhos é o OEE (Overall Equipment Effectiveness), ele analisa três parâmetros que dão uma excelente visão geral do negócio: disponibilidade, performance e qualidade. Ele dá um percentual do quanto a sua fábrica está produzindo em comparação com a capacidade dele. Importante incluir a qualidade sempre que forem aplicar métodos de pesquisas e coleta de dados. 

Use as tecnologias aliadas a boas práticas

Muitas vezes, os gestores acreditam que, investir em novas tecnologias bastam para se ter um ganho na eficiência da indústria. Elas de fato são uma grande e sábia aquisição, mas sozinhas não são capazes de gerar um valor significativo. É preciso aliá-las com boas práticas de gestão de recursos e com o acompanhamento das performances.

Inclusive, somente com dados reais e funcionais dentro da gestão é possível fazer boas escolhas tecnológicas, seja em equipamentos ou sistemas. 

Sistemas de automação são uma tecnologia importantíssima e que deve receber atenção e investimentos adequados. Com elas é possível: tornar trabalhos de gestão e manutenção mais eficientes, coletar dados e informações de maneira mais precisa e em tempo real, gerar relatórios, controlar e monitorar tudo o que acontece na indústria à distância, otimizar o tempo de produção. 

Mantenha uma gestão estratégica do seu estoque

O controle eficiente do estoque é um dos pilares para a saúde financeira das indústrias. Mas não basta ser uma gestão comum, ela precisa ser estratégica e os gestores precisam saber disso. 

A falta de produtos ou desorganização dos mesmo acarreta uma série de prejuízos para a indústria que vão desde uma compra duplicada até a perda de cliente que vão atrás das concorrentes. 

Adotar sistemas de medidas e métodos que auxiliem na boa organização e gestão desse estoque, fazer inventários periódicos, investir em pessoal capacitado, como por exemplo em um curso sebrae ms de capacitação e em sistemas de automação são maneiras eficazes de gerenciar de forma estratégica o estoque da sua indústria.

Otimize o layout da sua fábrica

Aqui está um ponto que, muitas vezes, não é levado a sério como se deveria. A verdade é que os deslocamentos dentro da indústria podem resultar em um custo muito maior do que muita gente imagina, tanto na questão de pessoal, de equipamento de transporte e também de tempo. 

Por isso, as mudanças a serem feitas é com o objetivo de otimizar o layout da fábrica de acordo com a sequência de processos a serem executados. 

Planeje e organize tanto os equipamentos quanto as linhas de produção de um modo em que, os deslocamentos sejam os menores possíveis, isso claro, sem esquecer das regras de segurança, iluminação, ergonomia. Também é importante não esquecer que, os equipamentos devem estar acessíveis tanto para serem usados nas operações quanto para a manutenção dos mesmos.