A Black Friday já é uma data tradicional do varejo e muito aguardada por clientes de diversos segmentos, principalmente online. O setor industrial também pode aproveitar a ideia das promoções e vender mais. 

É possível conquistar ótimos resultados em sua indústria através da Black Friday, contanto que haja planejamento. Afinal, é preciso compreender completamente o gerenciamento comercial de seus recursos para poder direcionar esforços de vendas e oferecer promoções sem prejudicar sua empresa. 

Com uma estratégia prévia para direcionar a produção e uma gestão de estoque eficiente, sua indústria terá os recursos para fazer boas vendas durante a data. No entanto, é através do atendimento que os clientes serão conquistados e sentirão confiança para fecharem negociações. 

Hoje, os recursos que possibilitam o atendimento online de qualidade também podem ajudar a alavancar suas vendas durante a Black Friday. Confira o artigo e descubra como. 

Prepare sua equipe de atendimento

A Black Friday é um evento que dura apenas um dia, por conta de sua natureza limitada é preciso preparar sua equipe de atendimento para oferecer uma experiência satisfatória mesmo com um fluxo maior de clientes. Caso experiências ruins aconteçam, elas podem ferir a reputação de sua empresa e prejudicar compras futuras. 

Treinar os colaboradores responsáveis pelo atendimento e vendas para utilizarem canais online é uma maneira prática e econômica de gerenciar o grande fluxo de negociações que podem surgir nesta data. 

Busque tornar acessíveis as principais informações sobre sua produção, para que sua equipe possa tirar dúvidas com agilidade. Desta forma, sua empresa garante que os consumidores não irão buscar informações em outros sites e abandonem a negociação com sua empresa. 

Caso sua estratégia de Black Friday aumente o período de descontos por um ou mais dias, avalie com sua equipe a possibilidade de estender o atendimento para garantir a satisfação de seus clientes. 

Estude seu público

É preciso conhecer bem uma pessoa para entender seus objetivos, dores e desejos. Com seu público não é diferente. Para atendê-lo bem e gerar boas vendas é preciso conhecer as principais características dos consumidores que compram do seu negócio. 

Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é construindo o perfil do cliente ideal de sua empresa, a persona. Para isso é preciso realizar uma pesquisa com seus clientes, com a finalidade de entender quem são essas pessoas e quais são suas necessidades. 

O estudo deve ser completo e aborda até mesmo dados pessoais como idade, localização, nível de escolaridade, ocupação, hobbies e nome de sua persona.

Através da análise destes dados será possível desenvolver este perfil, entendendo que tipo de linguagem deve ser utilizado em seu atendimento, quais são suas preferências, que dificuldades a impedem de fechar um negócio com sua empresa e qual é sua definição de sucesso. 

Foque na experiência do cliente

Uma maneira de garantir vendas e assegurar a satisfação de seus clientes é focar seus esforços em gerar uma negociação de sucesso para todos os participantes. Desta forma, seus resultados positivos na Black Friday não serão apenas em vendas, mas também em aproveitar a oportunidade de conquistar a satisfação do seu público. 

Portanto, não é necessário apenas pensar na venda que gera o maior lucro ou ficar limitado apenas em oferecer os melhores produtos. É preciso entender e se preocupar com os problemas e objetivos dos consumidores, então, junto a eles e encontrar a melhor opção para solucioná-los. 

Para oferecer uma ótima experiência aos seus clientes, estude os principais perfis do seu público e identifique quais são seus maiores desejos. Desta maneira será possível planejar estratégias como soluções efetivas que irão atendê-los.

Ofereça diversas opções de atendimento online

Hoje, o chat online é o canal de comunicação preferido dos clientes quando comparado aos telefonemas e e-mails. Ou seja, atender online é uma maneira de oferecer facilidade na hora de atender seus clientes. Além disso, sua empresa pode aproveitar a versatilidade deste tipo de atendimento e estar presente em diversos canais simultaneamente. 

O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo de conversas criada para facilitar o contato entre negócios e clientes. Sua utilização é simples e a maior parte dos smartphones já contam com o aplicativo, portanto, é a oportunidade de aproveitar um canal familiar para a maior parte dos brasileiros. 

Além disso, é possível integrar uma ferramenta de chat online em seu site para atender o grande fluxo de visitantes provindos de suas estratégias de Black Friday. Ao utilizar plataformas profissionais de atendimento é possível até mesmo configurar convites de conversas proativos com mensagens personalizadas de acordo com a página acessada. 

Portanto, aproveite este recurso prático e econômico que pode tornar visitantes em clientes. 

Invista na estrutura de seu site

Para oferecer o melhor atendimento online durante a Black Friday é preciso contar com um site funcional, com informações atualizadas sobre seu negócio e que seja capaz de receber um grande volume de tráfego.

Por isso é importante realizar manutenções prévias em preparação para um grande dia de promoções como a Black Friday, caso contrário, seu negócio corre o risco de gerar um dos maiores motivos de insatisfação dos clientes durante a data: a dificuldade em realizar pagamentos e finalizar compras. 

Portanto, entre em contato com seu serviço de hospedagem e a equipe responsável por seu site para garantir que as medidas necessárias sejam tomadas para evitar lentidão durante a data. 

Além disso, faça uma revisão geral em seu site para conferir se todas as informações estão atualizadas, se precisam de correção e corrija qualquer erro que possa gerar problemas e impactar negativamente suas vendas.

Preparado para alavancar suas vendas na Black Friday através do atendimento online?

Esperamos que o nosso conteúdo tenha trazido dicas e informações relevantes para que sua empresa obtenha ótimos resultados através do atendimento online durante a Black Friday. 

Nossa dica final para quem deseja profissionalizar o atendimento online em seu negócio implementando o chat online em seu site é o Jivochat. Através desta ferramenta profissional de comunicação sua equipe pode aumentar seu desempenho durante a Black Friday com convites proativos para conversas em seu site e diversos atendimentos simultâneos.