No momento de criar site, existem diversas questões que devem ser consideradas e uma delas é o UX, principalmente quando se trata de sites comerciais. 

Hoje em dia, as empresas, sejam elas pequenas ou grandes, se esforçam para ter uma boa presença digital, fazendo a criação de sites, lançamento de aplicativos entre outras ações para chamar a atenção dos clientes. 

Existe um grande foco em causar uma primeira excelente impressão ou entregar ao público-alvo a melhor experiência possível. 

Todo esse esforço é necessário já que com cada vez mais empresas investindo em ter uma presença na internet, maior se torna a competitividade. 

Com isso, o design UX se tornou mais importante do que nunca para as empresas que desejam se destacar no mercado. 

Se você vai criar o seu site, ou se já tem um, mas não investiu em UX, continue a leitura e saiba quais são as razões para considerar agora mesmo investir em oferecer uma boa experiência aos usuários. 

O que é UX? 

Antes de entender qual é o real impacto do UX em sites comerciais, é importante compreender o que essa sigla significa. 

UX nada mais é do a abreviação de User Experience. Em português, significa experiência do usuário. 

Essa é uma estratégia que envolve todos os aspectos da interação dos usuários finais com as empresas, seus produtos ou serviços. 

O foco da experiência do usuário é encontrar o equilíbrio entre os objetivos da empresa e as necessidades dos visitantes do site. 

De forma resumida, o UX é como o usuário se sente ao acessar o seu site, utilizar seu aplicativo e assim por diante. 

A estratégia envolve diversas questões que envolvem os usuários, como: emoções, sentimentos, percepções, preferências e muito mais! 

Como o UX impacta os negócios

Basicamente, quando um site investe em UX, ele oferece uma boa experiência, o que aumenta a usabilidade e prazer na interação dos usuários. 

Porém, para que você realmente compreenda qual é o impacto do UX nos sites comerciais, é importante que entenda quais são alguns dos benefícios dessa estratégia. 

1. Aumenta as conversões

Muitos sites vendem as mesmas coisas, sejam elas produtos ou serviços. No entanto, os clientes preferem aqueles sites que oferecem uma experiência fácil, rápida e eficiente ao usuário. 

Com uma maior quantidade de pessoas visitando um site, a taxa de conversão também se torna crescente. Dito isso, investir em UX ajuda a aumentar a receita das empresas. 

Ao investir na estratégia, você está investindo em obter a satisfação dos seus clientes, que podem indicar a sua empresa para outras pessoas, além de fidelizá-los para que comprem novamente. 

2. Reduz custo com suporte

Se os visitantes do seu site encontrarem tudo o que precisam de forma rápida e prática, seja sobre a sua empresa, produto ou serviço, eles não precisarão do seu suporte para concluir vendas. 

Se os usuários conseguem respostas para todas as suas dúvidas no próprio site, eles não irão sentir a necessidade de enviar um e-mail ou ligar para você. 

Isso te ajudará a reduzir custos com o suporte ou acelerar o processo de decisão de compra dos potenciais clientes. 

3. Tem relação com o SEO

O UX proporciona uma contribuição significativa quando o assunto é classificação nos resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa, como o Google. 

Para obter um bom posicionamento nos resultados de busca é necessário investir em técnicas de SEO (otimização de site) e o UX ajuda com esse objetivo de diferentes maneiras. 

O objetivo final dos mecanismos de pesquisa, como o Google, é fornecer informações aos seus usuários de forma eficaz e rápida. 

Portanto, o UX tem um impacto direto, já que está relacionado a diferentes fatores, sendo um deles a melhoria no tempo de carregamento de página. 

A velocidade que o site carrega é essencial para a experiência do usuário, e a hospedagem dele é crucial para que as páginas carreguem de forma mais rápida. 

Quando você escolher uma hospedagem de site de qualidade, também está investindo em oferecer uma melhor experiência para os visitantes das suas páginas. 

Além disso, também tome muito cuidado com o tempo de carregamento das imagens e vídeos, ele pode tornar o site muito mais lento. 

4. Aumento de fidelidade à marca

Fidelizar clientes deve ser um dos principais objetivos de empresas, já que estamos falando sobre os consumidores comparem da mesma marca de forma recorrente. 

Oferecer uma boa experiência ao usuário não apenas os impressiona à primeira vista, como faz com que eles queiram voltar e comprar novamente. 

Desenvolver e atualizar um site sempre com foco no usuário, além de também focar na correção de possíveis erros, é uma maneira eficaz de manter a retenção dos usuários. 

Conclusão

Neste artigo, falamos um pouco sobre o que é o UX e como ele é importante para sites comerciais. 

Agora, se você ainda não investe nessa estratégia, está na hora de começar a considerá-la para atrair e conquistar mais clientes para o seu negócio. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que tenha ficado mais claro qual é o real impacto do UX para os sites e empresas!