//Remarketing: Descubra como essa estratégia influencia no posicionamento da marca

Remarketing: Descubra como essa estratégia influencia no posicionamento da marca

O remarketing é uma das estratégias do marketing digital e tem como característica fazer o marketing novamente. Em suma, trata-se de uma tática para exibir anúncios dos produtos e/ou serviços da marca, além de campanhas e conteúdos.

E na atualidade, fazer marketing novamente é muito importante para atrair clientes e aumentar as vendas. Afinal, uma vez que um usuário busca por um produto ou serviço específico, demonstra o interesse e, consequentemente, têm maior probabilidade de tomar a decisão de compra em algum momento.

Sendo assim, o remarketing permite que seus anúncios do Google Ads, por exemplo, apareçam mais de uma vez para esses usuários que demonstraram interesse em seu site. Logo, é possível considerar que influencia significativamente no posicionamento da marca.

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura e saiba mais sobre essa estratégia!

Neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:

A aplicação do remarketing  e o aumento de conversões

Como já citado anteriormente neste post, o remarketing é uma estratégia de marketing digital e funciona para fazer o marketing novamente.

Em outras palavras, é um recurso aplicado para buscar de volta um possível cliente que, em algum momento, já teve contato com a marca por meio de uma busca na internet.  

Suponhamos que um usuário pesquise por sinalização de segurança nos mecanismos de busca e, na sequência, encontre um anúncio sobre o produto. Decerto que há uma probabilidade do potencial cliente acessar a página, mas não realizar alguma ação como, por exemplo, não solicitar um orçamento.

De acordo com a ferramenta do Google Adwords, cerca de 3% dos usuários da internet são convertidos em clientes. E quando se trata de vendas em que há um pedido de orçamento, esse número é ainda menor.

E com a aplicação do remarketing, a marca pode enviar um “lembrete” ao usuário para trazê-lo novamente para a sua página, ou seja, enviar um e-mail com os produtos relacionados, ofertas, entre outros. Isso é excelente para gerar conversões!

Vantagens de aplicar o marketing novamente

Quando falamos em aplicar uma estratégia de marketing novamente para o usuário que demonstrou interesse no seu produto, é possível considerar  o aumento de conversões como a principal vantagem. Aliás, podemos citar muitas outras:

  • Despertar o interesse do consumidor;
  • Relembrar sua proposta, por exemplo;
  • Impulsionar suas vendas;
  • Recuperar os clientes inativos;
  • Gerar o engajamento de clientes;
  • Aumentar a taxa de conversão;
  • Fortalecimento da marca
  • Entre outras.

De modo geral, o remarketing oferece muitas vantagens para as empresas de qualquer segmento.

Mas é importante saber aplicar esse recurso, além de ter em mente que essa estratégia pode demandar um maior tempo para trazer os resultados esperados. Aliás, é válido destacar que qualquer estratégia de marketing não é garantia de resultados imediatos.

Ao aplicar o marketing novamente, é possível atrair mais visitantes na sua página, gerar conversões, recuperar aquele consumidor que já adquiriu algum serviço e/ou produto, mas que não consome há algum tempo.

Se ao saber de todas essas vantagens e restam dúvidas sobre como o remarketing pode influenciar no posicionamento da marca no seu mercado, continue a leitura e saiba mais sobre esse recurso!

Como o remarketing pode ajudar o seu negócio?

Muito provavelmente você deve estar se perguntando “como o remarketing pode ajudar a minha marca a se destacar?”. 

Para responder a essa pergunta podemos destacar que, ao aplicar o marketing novamente, seja para recuperar os clientes inativos, relembrar da sua proposta, enviar lembretes de abandono de carrinho, ou até mesmo para acessar um conteúdo no blog, o contato que o usuário terá com a marca será mais próximo. 

A verdade é que qualquer negócio que atua na internet, seja através de marketplace, redes sociais e blog, por exemplo, pode apostar no remarketing com o objeto de trazer o usuário novamente para sua página a fim de influenciar o consumo de um produto ou um conteúdo.

Dito isso, a marca possui um melhor posicionamento no seu mercado aplicando o marketing novamente, pois impacta positivamente os potenciais clientes e até mesmo os consumidores inativos. Isso acontece se a estratégia for executada de maneira correta por meio dos envios de e-mail marketing, por exemplo. 

Imagine que você tem um blog sobre indústria e deseja vender equipamentos para o setor de construção civil, ou outros setores. Seria ideal criar conteúdos com temas específicos para atrair o público de interesse e aplicar a estratégia de remarketing caso o usuário não realize a compra no primeiro contato com a marca. 


Veja também:


 

Aumente suas conversões com a campanha de remarketing

Ao pensar em como fazer uma campanha de remarketing de sucesso é preciso considerar a aplicação de modo estratégico. Abaixo, listamos algumas dicas para te ajudar. Confira!

Planejar é essencial

Para qualquer ação do marketing digital é imprescindível que seja feito um planejamento para alcançar os resultados almejados. 

Se o objetivo é gerar mais conversões, aumento de tráfego, bem como o fortalecer a sua marca, então, defina um planejamento eficaz, realize o  mapeamento dos leads (potenciais clientes) e foque nos estágios do funil de vendas.

Escolha as ferramentas para captar o usuário novamente

Há diferentes meios que você pode utilizar para fazer a aplicação do remarketing, sendo eles o Facebook, Google Ads, entre outras.

Portanto, faça a definição de quais ferramentas  deseja utilizar para criar suas campanhas de remarketing com sucesso.

Ah, não se esqueça de apostar nos recursos gráficos para destacar sua campanha. No Google Ads, por exemplo, você pode utilizar diferentes formatos, além de explorar anúncios de animações que não ultrapassem 30 segundos. No Facebook e Instagram, por exemplo, isso também é possível! 

Crie listas de e-mail segmentadas para suas campanhas de remarketing

Para uma campanha de remarketing que gera conversações e mais tráfego nas suas páginas, por exemplo, é importante fazer a segmentação de clientes.

Até porque dificilmente os usuários irão executar a mesma ação na sua página, ou seja, alguns irão demonstrar interesse por meio de um conteúdo, outros clicam no botão comprar ou cotar, mas não finalizam a ação, e assim sucessivamente.

E o que isso significa?

Para simplificar, imagine que você, como consumidor, apenas pesquisou um produto. Outro usuário pode ter feito outra ação como, por exemplo,  a cotação do item, cálculo do frete, entre outros. São ações diferentes, certo?

Desse modo, um mesmo e- mail enviado pela empresa, não seria tão eficiente para ambos. Sendo assim, a segmentação de clientes por cada ação executada é fundamental para  obter o aumento de alcance e conversões, pois a personalização dos e-mails enviados são mais eficientes.

Portanto, faça a segmentação  dos visitantes e potenciais clientes, separando-os em listas conforme o tipo de ação tomada. Para tanto, é ideal apostar nas ferramentas tecnológicas como o CRM, ou sistemas de e-mail marketing para criar suas campanhas segmentadas, assim, facilita o aumento de conversão. 

Você pode criar listas para diversas ações, mas lembre-se que isso vai ser de acordo com as necessidades do seu negócio. Algumas ações são:

  • Usuário que buscou informação do produto, mas não concluiu a compra;
  • O potencial cliente se inscreveu no seu blog para receber novos conteúdos;
  • Visitante que respondeu uma pesquisa na página do seu negócio;
  • Consumidores inativos;
  • Entre outros.

Sendo assim, contar com a segmentação será fundamental para obter os resultados almejados e, desse modo, melhorar o posicionamento da sua marca em meio à concorrência.

Conclusão

Sabemos que um usuário pode buscar um produto na internet, mas não ao realizar a compra. Isso está diretamente relacionado às etapas do funil de vendas, em que o potencial cliente pode não ter a certeza do que seja comprar e necessita de mais informações, além de estar considerando se realmente precisa do produto, e, por fim, a tomada de decisão.

Por isso é comum acessar uma página nos meios digitais e realizar várias ações. Nesse sentido, a estratégia de remarketing é uma tática ideal para trazer o cliente de volta, afinal, permite fazer o marketing novamente para reformar sua proposta.

Resumidamente, as campanhas de remarketing se bem aplicadas,  influenciam – e muito!- para o posicionamento da marca, pois gera o aumento de tráfego na página, aumenta as conversões, tem a capacidade de recuperar os clientes inativos e muitas outras vantagens.

Portanto, é possível concluir que ao aplicar o marketing novamente, o seu negócio poderá impactar tanto os clientes inativos, quanto os potenciais clientes. Isso é fundamental para gerar mais vendas constantes e aumentar as oportunidades de negócios.

Ao saber todas as vantagens desse recurso, coloque em prática na sua empresa e aumente suas conversões!

Gostou do conteúdo? Então deixe o seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais!

By |2022-07-14T13:49:22-03:005 de janeiro de 2022 |Marketing|

Sobre o autor:

Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

Leave A Comment

Whatsapp Marketing para o Empreendedor Vendas no Instagram Vendas industriais e internet Vantagem Competitiva Tudo sobre aplicação de manta asfáltica