/, Indústria/A importância de uma boa gestão industrial

A importância de uma boa gestão industrial

Todos nós sabemos que para um empreendimento dar certo existem muitas variáveis importantes para que isso aconteça, uma delas é uma boa gestão.

E no ramo industrial não é diferente. Quando falamos de gestão, estamos falando de todos os processos produtivos da empresa, independente da área. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde as empresas disputam todos os espaços para ter destaque, uma gestão assertiva pode ser um diferencial muito importante.

A gestão industrial pode ser caracterizada pela qualidade que o negócio oferece, e por qualquer atividade que é coordenada para controlar e direcionar uma empresa, com o objetivo de gerar melhoria nos resultados.

Dessa forma, garantindo a completa satisfação dos clientes e ganhando mais visibilidade no mercado e, consequentemente, aumentando os lucros do empreendimento.

Uma gestão de qualidade impacta todos os setores da indústria, não é apenas a logística do negócio até fornecedores e funcionários terceirizados ou que prestam serviços para a sua empresa, por exemplo.

Se você ficou interessado e deseja saber a importância de uma boa gestão industrial, não deixe de nos acompanhar! Vamos lá?

Neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:

O que é gestão industrial?

Para uma empresa ter o sucesso esperado contar com uma boa gerência é essencial, e no ramo industrial isso não é diferente. Ou seja, uma indústria bem planejada, programada e executada, tem tudo para obter vantagens frente à concorrência. 

Além disso, também tem o potencial de atender com assertividade o seu público-alvo. Para tanto, é preciso que a indústria tenha uma gestão profissional, o que vai contribuir ainda com o aumento dos seus lucros, devido à maior conversão de vendas e à competitividade no mercado.

A gestão industrial pode ser explicada ainda como o uso de decisões estratégicas e operacionais. Em outras palavras, podemos definir com um bom controle do que deve ser comprado e produzido, bem como quanto, quando e quais recursos são necessários.
É recomendado que a gestão da produção esteja em sintonia com os demais setores da empresa, inclusive com o marketing e com o financeiro. Já o responsável por administrar o processo produtivo é o gestor, que deve ser um profissional experiente, para que consiga otimizar os processos.

Os benefícios de uma boa gestão

Como dissemos acima, uma boa gestão industrial pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. Os mecanismos de gestão de indústrias proporcionam a integração de processos (principalmente quando efetivada por meio de tecnologia moderna), favorecendo a comunicação entre os diferentes setores, como RH, compras, estoque, financeiro e todos os outros.

Essa integração é relevante quando consideramos que nenhuma engrenagem funciona sozinha, sendo necessário que seus elementos estejam bem conectados entre si.

A visão integrada ajuda a identificar, com menos dificuldades, os gargalos e as oportunidades. Também permite uma visão mais efetiva do mercado, das necessidades do negócio, do desempenho das máquinas e funcionários.

Abaixo separamos alguns dos principais benefícios de uma boa gestão industrial. Confira! 

Aumento da produtividade 

Uma gestão feita com qualidade contribui para o aumento da produtividade nas organizações, isso porque os processos de produção passam a ser mais rápidos e eficientes.

É importante lembrar que a produtividade não é apenas produzir em grande escala e em pouco tempo, mas também produzir com qualidade e sem gastar muito.

O aumento da produtividade e o de resultados que a gestão industrial implica, ajuda a manter os colaboradores empenhados e motivados para alcançar números cada vez melhores, além, do ambiente que se torna mais leve e agradável. 


Veja também:


 

Uso de tecnologias

Existem diversos sistemas tecnológicos capazes de ajudar na gestão das indústrias. Com eles, é possível estruturar os processos, automatizar tarefas e integrar os diversos setores da organização. Dessa forma, criando um padrão de qualidade para a empresa.

Para isso ocorrer de maneira correta, é preciso implementar as ferramentas certas. Por este motivo é importante pesquisar e saber qual o melhor recurso que se encaixa com as estratégias da sua companhia.

Redução de custos e desperdícios

Investir em uma boa gestão de qualidade também é uma forma de reduzir os custos. Como a gestão padroniza os processos de produção e aumenta a produtividade da empresa. 

Os custos operacionais são reduzidos drasticamente, pois fica muito mais fácil identificar possíveis erros, assim diminuindo o retrabalho, evitando desperdícios e obviamente a reclamação dos clientes. 

Lucratividade 

Quando uma empresa consegue trabalhar de forma eficiente e produtiva, reduz consideravelmente os custos operacionais. 

Com isso a empresa se torna mais competitiva no mercado, lucra mais e ainda consegue investir em novas estratégias. E o resultado disso? Clientes satisfeitos e prontos para consumir as soluções que a sua indústria oferece.

No que investir para melhorar a gestão?

É muito comum que na hora de reformular os processo das empresas, existam dúvidas sobre que tipos de investimentos devem ser feitos. O ideal é investir em tecnologia e inovação.

A seguir, citamos alguns pontos que certamente ajudarão a aprimorar a gestão industrial, alcançando resultados positivos.

Além de fazer bom uso da filosofia Just In Time, você poderá investir em softwares específicos para o âmbito industrial, em treinamentos para os funcionários e em máquinas mais modernas e produtivas.

Além disso, todo investimento que promova melhor controle e otimize as finanças em médio e longo prazo é válido. Leve em conta, também, a melhor forma de armazenagem e o sistema mais compatível com as matérias-primas que utiliza. 

Invista em espaços suficientes para seus estoques, com a finalidade de uma estratégia contra desperdícios. Softwares de gestão e controle também são fundamentais para a assertividade, sistemas que coletam e analisam dados são significativos para a gestão dos espaços industriais, como o caso do Big Data, do Data Analytics e do Business Intelligence.

Conclusão

Ao longo da história, houve um fator essencial para melhorar o desempenho de qualquer indústria: a adaptação tecnológica a favor da automatização de processos. Desde a primeira revolução industrial, quando as máquinas a vapor substituíram atividades manuais e repetitivas, as indústrias passaram a produzir mais em menos tempo e com menos custos de produção.

Hoje, na era digital, cada vez mais se fala em automação de processos, com mínima intervenção humana em sua execução. São poucas as indústrias que contam com a automação robótica, por exemplo, mas praticamente todas já contam com processos administrativos automatizados através de sistemas como ERP e CRM.

Com a tecnologia que temos hoje, não faz mais sentido realizar tarefas administrativas repetitivas, afinal, toda informação armazenada por um banco de dados pode ser comparada, analisada e modificada em grupo. 

Por este motivo, o investimento em softwares de gestão, máquinas modernas e a capacitação dos funcionários para lidar com a inovações, são alguns dos passos primordiais para que o processo de gestão industrial seja bem realizado.  

Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão industrial, que tal adotar algumas dicas na sua empresa? 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

By |2021-12-17T12:50:23-03:0017 de dezembro de 2021 |Gestão, Indústria|

Sobre o autor:

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Leave A Comment

Segurança Digital Prospecção Industrial: como fazer? Meios de comunicação com seu cliente Medidor de pressão Industrial Fortaleça seu negócio