O trabalho remoto, quando implementado da maneira correta, pode trazer muitos benefícios para as empresas. Mas para garantir a eficiência do home office é extremamente importante utilizar a tecnologia a seu favor.

Mesmo antes do COVID-19, o trabalho remoto já estava se tornando uma estratégia comum em todo mundo. Atualmente, com a crise gerada pelo novo coronavírus, isso se intensificou ainda mais. Implementando este novo regime de trabalho, muitos empreendedores descobriram possibilidades incríveis que a tecnologia oferece para facilitar todos os processos realizados a distância.

Ficou curioso para saber como a tecnologia e o trabalho remoto podem trabalhar juntos na prática? Continue e veja como otimizar seu home office à partir de soluções tecnológicas.

Como o trabalho remoto funciona na prática?

O trabalho remoto é uma alternativa de trabalho que não envolve nenhum deslocamento do profissional até o local físico da empresa. Apesar de já não ser uma novidade no mercado de trabalho, o também conhecido “home office” é uma possibilidade muito útil, graças às inovações tecnológicas e a evolução da internet, que permitem aproximar pessoas e gerenciá-las, otimizando o tempo, processos, fluxo de informações, armazenamento de dados, além de organizar a comunicação, entre outros setores.

Existem empresas que adotam o modelo híbrido, onde os profissionais são contratados para trabalharem remotamente, mas comparecem ao local de trabalho na empresa em dias específicos. Nesse caso, a maior parte das tarefas realizadas pelo colaborador acontecem home office, ou seja, no “escritório em casa”.

Este tipo de regime de trabalho é muito comum entre profissionais freelancers e pequenos empreendedores, que buscam maneiras alternativas para fazerem negócios. Porém, com tantas possibilidades de crescimento, atualmente, até mesmo as grandes empresas já se renderam a esta alternativa.

Gestão de equipes de trabalho remoto

Sabemos que gerenciar os processos de uma empresa não é uma tarefa qualquer. Agora, organizar todo o trabalho de equipes trabalhando remotamente pode ser mais complicado ainda. Por isso, é necessário buscar as soluções corretas na tecnologia para garantir a eficiência na execução de tarefas.

Atualmente, existem softwares capazes de facilitar todo esse controle, integrando dados e informações, facilitando o compartilhamento de arquivos, análise de métricas, orientação das equipes, e além disso, transformar os desafios em novas possibilidades de crescimento.

De acordo com a Deloitte, a tendência é que nos próximos anos seja cada vez mais comum gerenciar equipes a distância transformando processos manuais por soluções digitais.

Aumento de produtividade

Com o apoio de um software para trabalho remoto, é possível supervisionar as demandas e entregas dos colaboradores, verificar o status das atividades, acessar métricas e indicadores de desempenho, reduzir custos operacionais, assim como otimizar outros processos, tudo de maneira ágil e prática.

Com tantas ações rotineiras sendo automatizadas ou realizadas de maneira mais prática, o profissional terá mais tempo para se dedicar a ações que trazem resultados mais expressivos para a empresa.

Centralizando a comunicação

Atualmente, existem diferentes ferramentas que facilitam a comunicação a distância, como aplicativos de mensagens instantâneas, chats e plataformas de videoconferências. Porém, para garantir eficiência e qualidade na implementação do home office, é recomendado centralizar toda a comunicação da empresa.

Softwares específicos para o controle do home office, viabilizam todo o compartilhamento de documentos, áudios e vídeos, em tempo real e de forma centralizada.

Com todo o fluxo de dados e informações acontecendo em um único ambiente digital, sua empresa alcança vantagens como a facilidade de acesso e troca de informações, integração dos setores, aumento de produtividade do time (por causa do acesso imediato das informações), mais velocidade e precisão na publicação de informativos, maior segurança no armazenamento e no fluxo das informações, entre outros benefícios.

Aumento de segurança

Garantir segurança, precisão e confiabilidade na troca de informações e relatórios, mesmo estando fora do escritório da empresa, é imprescindível em qualquer tipo de negócio. Mas esta não é uma tarefa fácil, ainda mais sem o apoio de uma tecnologia eficiente.

Com o apoio de um software, o colaborador que trabalha remotamente também é beneficiado no quesito segurança. Ou seja, soluções tecnológicas, como o armazenamento de informações em nuvem, por exemplo, garante a segurança de todo o fluxo de dados da empresa, evitando erros e retrabalhos.

Mobilidade

Com os profissionais fora do ambiente físico da empresa, é preciso encarar ainda mais desafios ao realizar reuniões, relatórios e todos as outras atividades que envolvem a gestão do trabalho.

Uma alternativa que pode ser utilizada em meio às dificuldades causadas pela distância entre os colaboradores é a tecnologia mobile. Com ela, é possível aproveitar melhor toda a flexibilidade do home office, centralizando toda a gestão em um app, por exemplo.

Imagine controlar os processos das equipes de trabalho com uma ferramenta na palma da mão, sempre que precisar. Isso facilita toda a tomada de decisões, assim como a comunicação entre os gestores e colaboradores. 

Basicamente, se o software para trabalho remoto adotado pela sua empresa oferece um app, você ganha mais velocidade e flexibilidade na utilização de todas as funcionalidades e recursos.

Maior desenvolvimento da equipe

Uma das experiências mais almejadas pelos profissionais nas empresas é o engajamento em treinamentos e cursos para o desenvolvimento das equipes de trabalho. Com uma solução tecnológica, você pode contar com uma base de conhecimento, assim como oferecer cursos online para aproveitar melhor a flexibilidade do trabalho remoto, tudo dentro de uma mesma plataforma.

Não podemos deixar de lembrar que para implementar esse tipo de estratégia, é importante contar com uma solução eficiente para hospedar e compartilhar vídeos, além de desenvolver uma trilha de conhecimento, aplicar provas e testes, videoconferências, certificados, aulas privadas, e etc.

O recomendado é estar sempre por dentro das melhores soluções tecnológicas e estratégias. Invista em softwares completos e humanizados para a gestão do seu trabalho remoto.