//Caixa de pizza: Como aumentar as vendas com a embalagem ideal

Caixa de pizza: Como aumentar as vendas com a embalagem ideal

Com o aumento da concorrência entre as pizzarias, ter um produto de qualidade não é mais o suficiente para se destacar no mercado.

Hoje em dia, além da qualidade, os diferenciais competitivos são fundamentais em uma caixa de pizza. E um dos pontos cruciais para aumentar as vendas e ter sucesso no mercado é saber trabalhar com o modelo de caixa de pizza ideal.

Afinal, a embalagem de pizza mais adequada, é aquela que garante as boas condições do produto durante a entrega à residência do cliente, o sabor mantido dentro da caixa de pizza, além do aroma e a temperatura, que são fundamentais. Neste post, você vai entender:

  • Como escolher o formato para a caixa de pizza;
  • Qual o melhor material para suprir as necessidades;
  • A melhor medida para a caixa de pizza;
  • Observar as vantagens da caixa de pizza personalizada.

Confira alguns dos fatores mais importantes para te ajudar a ter a melhor escolha quanto a sua caixa de pizza:

1- Escolha o melhor formato para produzir a caixa de pizza

Dependendo do processo de produção da pizza e dos diferenciais do produto, o formato da caixa de pizza pode proporcionar ainda mais qualidade, como também pode prejudicar todo processo de distribuição à casa do cliente.

Por isso, veja abaixo quais são os formatos mais utilizados para a caixa de pizza e analise a melhor para o seu negócio:

Caixa de pizza quadrada

Se a sua pizzaria aposta em massas grossas e ousa nos recheios, então a caixa de pizza quadrada é a mais recomendada.  As caixas de pizza quadradas também são fáceis de se armazenar e empilhar, garantindo uma maior praticidade. Elas são úteis para pizzas grossas.

Se sua indústria pretende produzir uma grande quantidade de embalagem para pizza, então o formato quadrado é o mais ideal, pois com ela, é possível realizar serviços de transporte de maneira rápida e ágil.

Caixa oitavada

A caixa oitavada, também conhecida como caixa de pizza octagonal, é adequada para as vendas de pizzarias que produzem massas finas.

Para os clientes, o maior diferencial da caixa oitavada está na segurança e qualidade de manter a pizza em uma certa posição no momento de transporte até o cliente.

Por essa razão, se sua indústria produzir este tipo de embalagem, é importante se atentar a preferência e característica do determinado público-alvo.

Caixa redonda

A caixa de pizza redonda é procurada por pizzarias que queiram conservar o produto com calor e aroma por mais tempo. Esse formato também promove a maior qualidade nos produtos, mantendo o cheiro, calor e ainda impedindo que possíveis acidentes com o produto aconteçam.

2- Verifique os materiais utilizados na embalagem para pizza

Trabalhar com caixa de pizza pode ser mais desafiador do que parece. Isso porque a escolha do material inadequado pode afetar todo o sabor ou temperatura do produto.

Atualmente, existem diversos materiais de embalagem para pizza. Cada um deles serve para uma finalidade e tem características específicas. Abaixo, veja quais os materiais que mais se identificam com o seu negócio:

Embalagens de alumínio

Desde as mais simples até as mais sofisticadas, as embalagens de alumínio conservam o calor da comida, e por isso, são indicadas para alimentos quentes.

A embalagem de alumínio é requisitada pelos clientes, pois seu diferencial está na possibilidade de serem aquecidas no forno quando destampadas. Além disso, elas também vêm com tampa de papel ou plástico, de acordo com o fornecedor.

Embalagens de papelão

Além das embalagens para pizza de papelão serem muito utilizadas, elas também são as mais populares entre as empresas que fornecem salgados ou produtos em porções maiores.

Embalagens de plástico

Mais um material para a caixa de pizza é o plástico, mais especificamente o Polipropileno, um termoplástico que é reciclável. Para saber se a embalagem que esta comprando contém este material, basta observar se na embalagem para pizza há um triângulo com o número 5, e abaixo dela as letras “PP”.

Embalagens de papel cartão resinado

Outra embalagem para pizza é feito por papel cartão resinado. Esse material também é ótimo para embalagem de pizza congelada, pois pode ir ao freezer e congelador. Esse tipo de embalagem também é comercializado para armazenar massas e outros alimentos semelhantes.

3- Analise a melhor medida de sua embalagem para pizza

Outro ponto extremamente importante para escolher a embalagem para pizza ideal, é levar em consideração as medidas das caixas. Para isso, é interessante realizar testes para definir qual o melhor tamanho para cada tipo de pizza que sua empresa irá fornecer.

O ideal é que a caixa de pizza não seja nem muito grande e nem muito pequena, pois mesmo que sua indústria forneça para um cliente mais específico, cada pizzaria possui um processo de produção diferente.

Normalmente, as medidas tradicionais de uma embalagem para pizza seguem o padrão de 35 x 35 x 3,7 cm. Já as conhecidas como “brotinho” possuem 20 cm.

No entanto, cada pizza é realizada de uma forma diferente, e por isso também existe a caixa de pizza personalizada. Veja mais sobre ela em nosso próximo tópico:

4- Invista em caixa de pizza personalizada

A caixa de pizza personalizada é um dos pontos em que muitas empresas do ramo investem seu marketing e sua identidade visual.

A personalização da embalagem para pizza pode seguir diversas linhas. Entre eles, os mais pedidos pelos clientes é a solicitação de confeccionar o seu próprio logotipo, cores da empresa, grafismo, entre outros elementos visuais que tornem a embalagem para pizza mais chamativa e atraente.

Além disso, para a confecção da caixa de pizza, é possível realizar os seguintes métodos de impressão:

  • Impressão flexográfica: esse tipo de impressão é adequado para pedidos mais simples, pois a partir do seu processo, é possível obter até 3 cores. No entanto, ele ainda possibilita uma total personalização, satisfazendo as necessidades do cliente.
  • Impressão off-set (fotográfica): É adequado para impressões com mais critérios de cores e também proporciona mais qualidade e uma alta definição. Por ter um preço mais elevado, é destinado a um público-alvo mais específico.

Planeje os detalhes da sua caixa de pizza

Ao longo do post, vimos que escolher uma caixa de pizza ideal requer um bom planejamento e definição do formato, material, medida, entre outros.

Para fazer uma escolha certeira, é fundamental analisar fatores como o melhor formato. Entre eles estão a caixa caixa de pizza quadrada, caixa oitavada e caixa redonda. Também é essencial analisar e material utilizado na embalagem para pizza.

Outro ponto são as medidas adequadas, pois cada pizzaria possui um processo de fabricação diferente.

Por fim, aderir a caixa de pizza personalizada é uma das estratégias de marketing que podem aumentar as vendas da sua empresa e, com tudo isso, é possível atingir novos patamares!