O recrutamento online está se popularizando por sua praticidade e velocidade, em oposição aos processos seletivos mais tradicionais. Hoje, pequenas e grandes empresas vêm optando por essa modalidade e, com isso, conseguem recrutar pessoas que não alcançariam antes.

Mas o que é o recrutamento online e como fazê-lo na organização em que eu atuo? Continue a leitura deste post, pois é o que vamos explicar!

O que é recrutamento online?

O termo se refere à realização do processo de recrutamento e seleção dos candidatos por meio das plataformas digitais, de forma 100% online e sem a necessidade de encontros presenciais.

Nos últimos anos, vem sendo bastante usado por empresas que têm uma pegada mais tecnológica e, principalmente, por organizações cujas fronteiras não são um impedimento para que um talento seja contratado.

Hoje, muitos profissionais de Recursos Humanos já utilizam as redes sociais e plataformas específicas tanto para encontrar profissionais, nos casos de uma busca mais ativa, quanto para divulgar as vagas disponíveis e atrair novas pessoas.

Assim, o recebimento dos currículos, a triagem dos candidatos e os testes são feitos pela internet, com maior agilidade e mais facilidade para identificar os melhores profissionais. Toda a comunicação também é online, seja por e-mail, videochamada ou outro formato adotado pela empresa.

Mesmo que a vaga seja para atuar presencialmente, nem sempre há a necessidade de que o recrutamento também seja feito assim. Com isso, os departamentos de RH vêm optando por fazer tudo online, o que inclusive facilita o encontro de pessoas de regiões diferentes que estejam dispostas a mudar de cidade.

Ainda que alguns tenham certo preconceito com o uso das tecnologias, cada vez mais estamos nos adaptando à nova realidade. Um exemplo é o modelo de trabalho em home office, que é uma prática presente em muitas instituições.

Mas é importante ressaltar que um bom recrutamento e seleção é essencial para garantir a retenção dos talentos e diminuir a rotatividade, uma vez que é nessa etapa que escolhemos os candidatos que mais se encaixam com o perfil da organização. 

Sendo assim, quando feito no meio online, precisamos ter atenção redobrada para garantir a assertividade do processo.

Quais as vantagens do recrutamento online?

Muitos são os benefícios que uma empresa tem ao fazer um recrutamento online. A seguir, conheça alguns:

Tecnologia

Como mencionado, hoje, a tecnologia está presente em toda a nossa sociedade, nas mais diversas áreas. Logo, no RH, podemos usá-la não só durante o recrutamento e seleção dos candidatos, mas em todo o processo de gestão de pessoas dentro de uma organização. Na verdade, já existem softwares desenvolvidos especialmente para auxiliar nessas tarefas.

Praticidade

Fazer um recrutamento online é, sem dúvidas, mais prático. Afinal, todos os dados úteis dos candidatos são armazenados em um mesmo local e para acessá-los bastam alguns cliques. Antigamente, o RH teria que guardar dezenas de papéis, que poderiam se perder ou ser danificados.

Ganho de tempo

Um dos principais benefícios do recrutamento online é o ganho de tempo, tanto para o recrutador quanto para o candidato. Isso porque, ninguém vai precisar se deslocar e reservar horas do dia para participar da seleção. Assim, gastando menos tempo com os processos burocráticos, o RH consegue se dedicar melhor a outras atividades.

Redução de custos

A economia de tempo e agilidade na execução do recrutamento faz com que os custos sejam reduzidos. Uma seleção presencial gasta muito mais, até por demandar uma estrutura física para sua realização. Além disso, os profissionais participantes também economizam, pois, não precisam imprimir documentos e gastar combustível ou condução.

Banco de talentos

A cada vaga aberta, é comum recebermos dezenas de currículos de candidatos aptos. Ainda que só seja possível escolher um, pode-se armazenar os dados dessas pessoas para incluí-las em novos processos seletivos.

Um banco de talentos reúne, justamente, todas as pessoas que já participaram de alguma seleção ou simplesmente se candidataram para demonstrar interesse em trabalhar na empresa, mesmo que nenhuma vaga esteja disponível. 

Além disso, manter um banco de talentos ajuda a economizar tempo nos processos futuros, de forma que você não vai precisar recrutar novos candidatos outra vez.

Como fazer um recrutamento online?

Uma vez que você já aprendeu o que é recrutamento online e quais suas vantagens, descubra como conduzi-lo em sua empresa, passo a passo!

Construção de um planejamento

Um departamento de RH deve ter uma abordagem estratégica dentro de uma empresa. Sabendo disso, a primeira etapa para se fazer um recrutamento online é desenvolver um planejamento de como isso será feito.

Quais as principais características que a empresa está buscando em um candidato? Como descrever a vaga em aberto? Quais serão os benefícios oferecidos? Quais as exigências da empresa para com o profissional? 

Todas essas questões precisam ser respondidas para que você consiga definir como encontrar o profissional ideal. Sem elas, será difícil decidir se a busca será ativa ou não e quais plataformas utilizar para ajudar nessa tarefa.

Administração e definição das etapas

Aqui, você definirá o cronograma, as tarefas que deverão ser realizadas e quais serão as etapas do recrutamento, assim como escolherá quais canais de comunicação serão usados para falar com os candidatos.

Monitoramento das vagas e divulgação nas redes sociais

Desde o momento em que a vaga for divulgada, faça um acompanhamento diariamente e monitore os currículos recebidos. Assim, quando encontrar alguém interessante, entre em contato. Não causa uma boa impressão mandar um e-mail depois de um mês após a candidatura, pois o profissional pode nem se lembrar mais da sua empresa.

Ao compartilhar a oportunidade nas redes sociais, avalie qual o melhor canal para fazê-lo. Nesse sentido, o LinkedIn é a plataforma mais adequada para isso, mas o Facebook e o Instagram também podem ser bons intermediários.

Aplicação de testes e entrevistas online

A etapa final, que precederá a escolha do profissional contratado, é a aplicação dos testes e entrevistas online. Em geral, são feitos testes para avaliar a personalidade e o comportamento do candidato, além do raciocínio lógico e habilidades técnicas que serão necessárias para a execução do trabalho.

As entrevistas online ocorrem por meio de videochamadas e, no meio digital, o recrutador precisa saber conduzir bem a conversa. Sendo assim, evite perguntar coisas óbvias e que já foram mencionadas pelo candidato em outros contatos. Além disso, é indispensável ser pontual e, é claro, fornecer um feedback após a conversa, sendo negativo ou positivo.

Agora que você já sabe o que é e como fazer um recrutamento online nos processos seletivos da sua empresa, conheça as vantagens e veja como escolher um software de recrutamento online que corresponda às suas necessidades!