Com a tecnologia, foram criadas muitas ferramentas capazes de automatizar e otimizar processos empresariais com os mais diversos tipos de facilidades. Podemos encontrar desde ferramentas capazes de reduzir o risco de erro humano, minimizar o gasto de tempo com tarefas repetitivas e até facilitar o acesso à informação.

Uma boa automação é capaz, inclusive, de mapear os processos da sua empresa a fim de identificar ineficiências e indicar as correções necessárias para o gestor. Por isso, é imprescindível entender melhor como é possível automatizar processos e as vantagens para sua empresa.

O que significa automatizar de processos?

A automatização de projetos nada mais é do que o uso de ferramentas, sistemas ou equipamentos focados em facilitar a execução de tarefas operacionais e/ou repetitivas.

Existem também, ferramentas capazes de integrar todas as frentes de sua empresa, centralizando informações e facilitando o gerenciamento e controle de tarefas.

Alguns sistemas permitem, inclusive, armazenar e organizar em um único lugar históricos de informações trocadas com cada cliente. Isso mesmo, assim você sabe o que já foi tratado com todos os seus leads, otimiza seu tempo e traça seu plano de ação de forma facilitada. Esse é o caso do CRM (customer relationship management, ou gestão de relacionamento com o cliente).

Quais as vantagens que automatizar processos traz para minha empresa?

Assim como existem inúmeras ferramentas que possibilitam a automatização, inúmeras são as vantagens em adotá-las no dia a dia de sua empresa. Para que você entenda melhor um pouco de como elas funcionam e quais são as vantagens de implementá-las, preparamos uma lista de alguns desses benefícios:

1. Facilita o acesso à informação

Para garantir que o processo de marketing da sua empresa esteja sendo feito de forma correta e que seja possível reorganizar ou ajustar o planejamento de estratégia é muito importante ter acesso a informações, sejam sobre resultados de campanhas, dados de mercado ou até sobre o seu público-alvo.

O acesso a informação é a chave de qualquer projeto. Por isso, ter ferramentas que auxiliem nesse processo é tão importante para as empresas.

2. Economiza tempo e reduz risco de erros

Pense só, ao substituir o tempo gasto com processos manuais por softwares específicos que realizam esse trabalho, você economiza tempo e reduz o risco de erros.

Isso acontece porque as informações ficam centralizadas em um só lugar e disponíveis para todos os setores da empresa. Logo, também podemos observar uma redução na falha de comunicação e menor dependência entre os diferentes setores da empresa.

3. Reduz o custo do seu negócio

A automatização também é uma excelente forma de reduzir custos, isso porque ela permite que os processos sejam feitos de forma organizada e racional, reduzindo assim a ocorrência de erros e então a redução de gastos com retrabalho.

4. Aumenta a produtividade

Ainda como consequência da otimização do tempo de trabalho, as empresas também podem observar através da automatização um ganho na produtividade. Afinal, quanto menos tempo você gasta com processos que atrasam o funcionamento de sua empresa mais rápido a venda será feita. Logo, isso acaba gerando uma melhora na satisfação de seus colaboradores, uma maior eficiência na gestão e até uma melhora nos resultados.

5. Aumenta a competitividade da sua empresa

Como dissemos, com um acesso facilitado a informações, mais fácil é para os gestores encontrarem as dificuldades e reestabelecerem rotas. A constante avaliação possibilita o aperfeiçoamento, o que aumenta a competitividade da sua empresa no mercado.

Quais ferramentas de automatização posso implementar em minha empresa?

Bom, como dissemos ao longo desse artigo, existem muitas ferramentas que facilitam o dia a dia da empresa, aqui vamos apresentar as melhores e que mais utilizadas.

1. SMS Marketing

Uma das ferramentas de automatização mais utilizadas e que garante um dos melhores custo benefício é o SMS Marketing. Com ele, é possível se comunicar com todos os clientes de forma facilitada e personalizada e ainda mensurar os resultados de cada campanha.

2. Email Marketing

O email marketing também é um dos principais recursos utilizados nas empresas, uma vez que, como o sms marketing, permite uma comunicação direta e personalizada. Porém, seu diferencial está no aprofundamento da relação cliente-empresa, visto que as mensagens por enviadas podem ser muito mais detalhadas.

3. Inteligências Artificiais

Já as inteligências artificiais são softwares que conseguem simular a fala e lógica humana. Por isso, facilitam processos como o atendimento ao cliente, no caso dos Chatbots, por exemplo, que são ferramentas onde é possível programar informações sobre seu negócio para atendimento e relacionamento com o cliente.

4. CRM

O CRM são ferramentas de relacionamento com o cliente capazes de armazenar históricos de informações já trocadas com cada um, otimizando assim tempo, melhorando o atendimento e promovendo vendas mais frequentes, inteligentes e rápidas.

Conteúdo produzido por Anette Araujo em parceria com a Mister Postman.