Não é novidade para ninguém que as empresas vêm buscando alternativas para proporcionar melhora na saúde ocupacional. No entanto, garantir mais bem-estar aos colaboradores é um grande desafio entre inúmeras organizações.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender como implementar novas práticas de saúde ocupacional, sendo extremamente importantes para o convívio e produtividade de todos, bem como garantir mais segurança e propiciar excelentes condições nas atividades, diminuir os riscos de acidentes e impedir problemas relacionados à saúde devido ao ambiente organizacional.

Afinal, o que é saúde ocupacional?

A saúde ocupacional nada mais é do que alguns conjuntos de regras e procedimentos realizados para reduzir e eliminar os possíveis riscos em decorrência das tarefas laborais. Ou seja, qualquer atividade ou trabalho feito por alguém.

Por isso, para que todas as obrigações sejam seguidas, ela é fiscalizada através de alguns programas obrigatórios, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), bem como alguns outros requisitos especificadas por meio das 36 Normas Regulamentadoras (NRs) na Portaria de nº 3.214.

Logo, é de total responsabilidade da empresa, por meio da saúde ocupacional, cuidar de todos os detalhes para que o ambiente dos trabalhadores — desde a chegada do colaborador até a sua saída — seja seguro. Isso quer dizer ser de obrigação da organização cuidar de todos os detalhes, desde os materiais de segurança, estrutura do local até a limpeza dele. 

Afinal, pode parecer bobagem, mas a higiene é um ponto muito importante quando falamos de saúde ocupacional.

No que constitui a saúde ocupacional?

São inúmeras as questões relacionadas à saúde ocupacional. Por isso, se você pensa que essas regras só são aplicadas para o trabalho presencial, estamos aqui para te informar que também está inserido no modelo de atividade home office.

Em conformidade com o artigo 75-E da CLT: “O empregador deverá instruir os empregados, de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções a tomar de modo a evitar doenças e acidentes de trabalho”.

Abaixo, separamos algumas obrigatoriedades por parte da empresa para com o funcionário. Isso quer dizer serem leis que precisam ser aplicadas em qualquer modelo de trabalho (presencial ou home office): 

  • Equipamento de proteção individual (EPI);
  • Insalubridade e periculosidade;
  • Acidente de trabalho (Lei 8213/91);
  • Indenização por dano à saúde do colaborador;
  • Cuidados com a maternidade e gestante ou lactante;
  • Exames periódicos (admissão, demissão, complementares, entre outros).

Veja também:


Como implementar a saúde ocupacional na empresa?

Algumas ações são interessantes e devem ser aplicadas nas empresas. Elas têm como objetivo proporcionar e assegurar mais qualidade de vida e saúde de todos os colaboradores. 

  • Atividades de ginástica laboral

Com duração de 10 a 15 minutos, os exercícios laborais podem ser praticados no ambiente de trabalho, durante o expediente ou alguma situação estressante. Visa proporcionar melhora no condicionamento físico, reduzir lesões e ajudar a mente.

  • Ergonomia no ambiente de trabalho 

Adaptar as condições dos equipamentos e do ambiente de trabalho para ser cada vez mais seguro para todos os colaboradores. É uma medida para eliminar possíveis riscos à saúde, bem como condicionar a ergonomia dos equipamentos.

  • Workshop 

Disponibilizar uma agenda com workshops com temas relacionados à Prevenção de Acidentes. É uma forma de conscientizar todos os colaboradores sobre medidas protetivas e como agir em situações de perigo. 

  • Investir em alimentação 

Proporcionar uma alimentação de qualidade é importante para melhorar o clima entre todos, garantir integração dos colaboradores e ajudar a reduzir o turnover, bem como manter os talentos.

  • Estimule o clima na empresa

Isso quer dizer que muitos dos comportamentos dos colaboradores estão relacionados às condições oferecidas entre as suas atividades, o ambiente de trabalho e o cargo que ocupam. Por isso, é importante estabelecer ações para melhorar o clima entre todos.

  • Diagnóstico da saúde

Se preocupar com os funcionários vai além do salário e do cargo oferecido, mas a preocupação na realização de exames médicos ocupacionais. Com isso em mente, é importante que o local de trabalho ofereça consultas complementares aos que já são oferecidos por lei. 

É uma alternativa para quem busca expandir o cuidado com o outro e mostrar que todos na empresa são importantes.

Agora que você já conhece algumas ações, que tal implementá-las?

Artigo escrito por Luiz Fernando Moura, redator da MadeinWeb.