Não é novidade para ninguém que as empresas vêm buscando alternativas para proporcionar melhora na saúde ocupacional. No entanto, garantir mais bem-estar aos colaboradores é um grande desafio entre inúmeras organizações.
Neste artigo, vamos te ajudar a entender como implementar novas práticas de saúde ocupacional, sendo extremamente importantes para o convívio e produtividade de todos, bem como garantir mais segurança e propiciar excelentes condições nas atividades, diminuir os riscos de acidentes e impedir problemas relacionados à saúde devido ao ambiente organizacional.
Afinal, o que é saúde ocupacional?
A saúde ocupacional nada mais é do que alguns conjuntos de regras e procedimentos realizados para reduzir e eliminar os possíveis riscos em decorrência das tarefas laborais. Ou seja, qualquer atividade ou trabalho feito por alguém.
Por isso, para que todas as obrigações sejam seguidas, ela é fiscalizada através de alguns programas obrigatórios, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), bem como alguns outros requisitos especificadas por meio das 36 Normas Regulamentadoras (NRs) na Portaria de nº 3.214.
Logo, é de total responsabilidade da empresa, por meio da saúde ocupacional, cuidar de todos os detalhes para que o ambiente dos trabalhadores — desde a chegada do colaborador até a sua saída — seja seguro. Isso quer dizer ser de obrigação da organização cuidar de todos os detalhes, desde os materiais de segurança, estrutura do local até a limpeza dele.
Afinal, pode parecer bobagem, mas a higiene é um ponto muito importante quando falamos de saúde ocupacional.
No que constitui a saúde ocupacional?
São inúmeras as questões relacionadas à saúde ocupacional. Por isso, se você pensa que essas regras só são aplicadas para o trabalho presencial, estamos aqui para te informar que também está inserido no modelo de atividade home office.
Em conformidade com o artigo 75-E da CLT: “O empregador deverá instruir os empregados, de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções a tomar de modo a evitar doenças e acidentes de trabalho”.
Abaixo, separamos algumas obrigatoriedades por parte da empresa para com o funcionário. Isso quer dizer serem leis que precisam ser aplicadas em qualquer modelo de trabalho (presencial ou home office):
- Equipamento de proteção individual (EPI);
- Insalubridade e periculosidade;
- Acidente de trabalho (Lei 8213/91);
- Indenização por dano à saúde do colaborador;
- Cuidados com a maternidade e gestante ou lactante;
- Exames periódicos (admissão, demissão, complementares, entre outros).
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Como implementar a saúde ocupacional na empresa?
Algumas ações são interessantes e devem ser aplicadas nas empresas. Elas têm como objetivo proporcionar e assegurar mais qualidade de vida e saúde de todos os colaboradores.
- Atividades de ginástica laboral
Com duração de 10 a 15 minutos, os exercícios laborais podem ser praticados no ambiente de trabalho, durante o expediente ou alguma situação estressante. Visa proporcionar melhora no condicionamento físico, reduzir lesões e ajudar a mente.
- Ergonomia no ambiente de trabalho
Adaptar as condições dos equipamentos e do ambiente de trabalho para ser cada vez mais seguro para todos os colaboradores. É uma medida para eliminar possíveis riscos à saúde, bem como condicionar a ergonomia dos equipamentos.
- Workshop
Disponibilizar uma agenda com workshops com temas relacionados à Prevenção de Acidentes. É uma forma de conscientizar todos os colaboradores sobre medidas protetivas e como agir em situações de perigo.
- Investir em alimentação
Proporcionar uma alimentação de qualidade é importante para melhorar o clima entre todos, garantir integração dos colaboradores e ajudar a reduzir o turnover, bem como manter os talentos.
- Estimule o clima na empresa
Isso quer dizer que muitos dos comportamentos dos colaboradores estão relacionados às condições oferecidas entre as suas atividades, o ambiente de trabalho e o cargo que ocupam. Por isso, é importante estabelecer ações para melhorar o clima entre todos.
- Diagnóstico da saúde
Se preocupar com os funcionários vai além do salário e do cargo oferecido, mas a preocupação na realização de exames médicos ocupacionais. Com isso em mente, é importante que o local de trabalho ofereça consultas complementares aos que já são oferecidos por lei.
É uma alternativa para quem busca expandir o cuidado com o outro e mostrar que todos na empresa são importantes.
Agora que você já conhece algumas ações, que tal implementá-las?
Artigo escrito por Luiz Fernando Moura, redator da MadeinWeb.