Você quer ter uma carreira na área industrial, mas não sabe qual treinamento e capacitação deve procurar para conseguir atingir seu objetivo? No momento de escolher qual carreira deseja seguir e qual curso deverá fazer, é comum se deparar com algumas dúvidas. Afinal de contas, estamos falando do seu futuro.

Você ainda pode estar no ensino médio, já ter se formado ou deseja mudar de carreira. Independente do momento que está vivendo, se você tem certeza de que deseja ter uma carreira industrial, é fundamental analisar as opções de cursos disponíveis no mercado para escolher um que melhor atenda às suas necessidades.

A pesquisa por cursos através da internet se torna cada vez mais frequente, já que as pessoas estão online, consumindo conteúdo e realizando buscas.

Essas pesquisas são realizadas por pessoas que desejam atuar em diferentes tipos de áreas, desde direito – onde um dos termos mais buscados é faculdade de direito em Brasília – até a área industrial – onde costumam buscar por opções de cursos mais indicados para a carreira.

Vale lembrar que o mercado de trabalho encontra-se cada vez mais competitivo. Logo, é muito importante que você procure por opções de cursos que realmente irão te ajudar a construir uma carreira promissora no setor que você deseja atuar.

Para te ajudar, separamos algumas dicas de treinamentos e capacitações que mais são indicados para quem deseja ter uma carreira industrial. Confira a seguir!

Dicas de cursos para carreira industrial

Se antes um diploma de curso de inglês básico já conseguia ajudar a destacar um profissional no mercado de trabalho, hoje não é mais assim. Para concorrer a vagas, é importante realizar um bom treinamento e capacitação.

Quando falamos no mercado industrial, é possível encontrar opções de cursos que atendem a diferentes necessidades, como: 

  • Técnico em Automação Industrial;
  • Técnico em Mecatrônica;
  • Graduação em Gestão da Produção Industrial;
  • Pós-graduação na área industrial.

Vale lembrar que a indústria está se atualizando frequentemente e, inclusive, algumas profissões na área terão grande crescimento até 2023

A seguir, saiba mais sobre as nossas indicações para carreira industrial: 

Técnico em Automação Industrial

Um dos cursos mais procurados por quem deseja atuar no setor de indústria é o de Técnico em Automação Industrial. Esse curso irá te habilitar a trabalhar em uma das áreas mais modernas da área industrial.

Você aprenderá a operar ferramentas sofisticadas e de tecnologia, além de desenvolver e manter sistemas de robótica e automação.

Normalmente, a grade curricular inclui: Fundamentos da Eletrotécnica, Fundamentos da Mecânica, Gestão de Manutenção, Desenvolvimento de Sistemas de Controles, entre outras disciplinas.

Técnico em Mecatrônica

Um profissional que realiza o curso Técnico em Mecatrônica pode implementar, executar e otimizar os processos industriais que envolvam robótica. Ele também pode instalar equipamentos industriais, operá-los e fazer manutenções necessárias.

Geralmente, logo no primeiro ano do curso, o aluno irá ver conteúdos relacionadas a mecânica, circuitos elétricos e ciências de materiais. Até o final do curso, o aluno terá outras matérias que envolvem eletricidade industrial, manutenção, redes digitais, robótica, entre outras disciplinas.

Graduação em Gestão da Produção Industrial

Se o seu desejo é fazer uma graduação, você também encontrará ótimas opções voltadas para a área industrial. Um dos cursos oferecidos por instituições de ensino superior é o curso de Gestão da Produção Industrial.

Essa é uma graduação de nível superior, que possui o objetivo de formar profissionais com conhecimento operacional, técnicas, conceitos estratégicos e táticos e ferramentas necessárias para atuarem na gestão das organizações industriais.

Algumas instituições oferecem esse curso como graduação, enquanto outras o disponibilizam como pós-graduação, nas áreas de administração e gestão de negócios.

Pós-graduação na área industrial

Se você já fez uma graduação e agora está em busca de mais conhecimento e qualificação na área industrial, uma boa opção é procurar por uma pós-graduação.

Grandes instituições como o Senai, por exemplo, oferecem cursos no setor industrial para diferentes tipos de níveis, inclusive pós-graduação. Dentre as opções disponíveis, estão: Gestão em Engenharia de Produção, Engenharia de Qualidade e Produtividade, Gestão de Energia e Eficiência Energética, Inovação e Competitividade, entre muitas outras opções.

Como escolher um curso de qualidade

Agora que você conferiu algumas dicas sobre cursos mais indicados para carreira industrial, é importante que você avalie suas necessidades e escolha uma opção que seja ideal para você. 

Você deseja fazer um curso mais rápido? Ou um curso que te ofereça um diploma de graduação? Você já se formou e quer se especializar? É importante que você realmente entenda o que é melhor para você no momento. 

Além disso, também é fundamental que você realize pesquisas e saiba mais sobre as instituições de ensino que oferecem os cursos para área industrial. Entre no site, veja as redes sociais e procure por comentários e avaliações de alunos e funcionários. 

Esperamos que em breve você consiga encontrar um curso ideal e que tenha muito sucesso na carreira que escolheu seguir!

Artigo enviado por Faculdade de Direito em Brasília.