O número de empresas que aumentam suas vendas através da internet não para de crescer. Atualmente, canais digitais de vendas, como o marketplace tem marcado presença nas estratégias de crescimento de diferentes negócios. Com custos menores do que outras soluções da web, esse modelo de loja tem atraído a atenção dos gestores, principalmente pela grande visibilidade alcançada.

No marketplace, é possível comercializar produtos ou serviços se juntando a plataforma de outra organização, e com isso se beneficiar de ainda mais visibilidade para alavancar o número de vendas.

Porém, para gerenciar tudo isso, é importante não se limitar a sistemas ultrapassados, que provavelmente colocarão os resultados em risco. A integração do marketplace com um sistema de gestão online é ideal para aproveitar o máximo de oportunidades e ser eficiente na internet. Como isso é possível? Iremos explicar, mas antes disso precisamos esclarecer alguns assuntos.

Como o marketplace funciona na prática?

O marketplace funciona como uma espécie de shopping online. Nesse modelo de loja virtual, é possível alugar espaços dentro de grandes centros comerciais para expor seus produtos. Dessa forma, ao contrário do modelo tradicional de e-commerce, em que há espaço para apenas um varejista, as plataformas de marketplaces reúnem diferentes lojas e clientes.

Esta estratégia tem se consolidado no mercado brasileiro graças à adesão das empresas que buscam ganhar mais visibilidade no mercado digital. Porém, é importante lembrar que , como todo negócio o marketplace envolve diferentes processos, como pagamentos, regras de adesão, estoque, logística, entre outros. É justamente nessa hora que um software de gestão online, ERP web, entra para fazer a diferença e alavancar de vez as vendas. 

Veja a seguir!

Integração com ERP web

A integração dessas soluções é fundamental para as empresas receberem seus pedidos, administrarem o estoque, emitirem notas fiscais e automatizarem os demais processos de maneira prática e eficaz.

O ERP web fará a diferença porque irá justamente centralizar todos os dados e informações, tanto as que já constam no sistema da organização, quanto aos pedidos recebidos através do canal de vendas. Como o sistema é armazenado em nuvem, todo o processo acontecerá de maneira prática e flexível. Isso significa que você terá mais tempo para apostar em outras estratégias relevantes para o seu negócio.

Tendência no mercado

 A integração entre marketplace e ERP web, tem impulsionado empresas de todos os portes e aumentado o nível competitivo de organizações em todo o mundo. Para se ter ideia, segundo uma estimativa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico deve atingir um volume de vendas de R$ 79,9 bilhões em 2019.

Benefícios de um ERP web integrado

Se você pretende iniciar as operações em um marketplace, é necessário tomar conhecimento sobre os diferentes processos que serão envolvidos na gestão. Para controlar tudo isso de maneira integrada e online, o ERP web aparece com muitas vantagens, como:

Processos automatizados

Com a integração será possível automatizar todos os procedimentos básicos da empresa, como estoque, precificação, faturamento dos pedidos, entre outros. Com o ERP web unindo as informações, o gestor evitará retrabalhos na atualização de dados e eliminará a necessidade de inserção manual das informações.

Gestão do estoque

Um software de gestão online viabiliza todo o gerenciamento integrado do setor de estoque. Além de armazenar as informações, ele atualiza os dados tanto do marketplace quanto da empresa.

Controle fiscal

Com um ERP web integrado, você evitará problemas com informações desencontradas. No sistema, você poderá realizar todo o controle de compras e vendas, fluxo de caixa, tributações e demais tarefas financeiras e fiscais envolvidas na rotina da empresa.

Monitoramento

Com a ajuda de um ERP, é possível monitorar as diferentes métricas do e-commerce. Você poderá controlar o volume de estoque, itens vendidos, negócios perdidos, pedidos cancelados, novas solicitações, entre outros. Toda essa facilidade na gestão dos dados irão contribuir para o acompanhamento constante dos indicadores, permitindo assim o bom funcionamento do negócio.

Se você é um gestor e ainda te restam dúvidas sobre os benefícios dessa integração, o recomendado é buscar conhecer sistemas que realmente tem feito a diferença no mercado, seja para pequenas, médias ou grandes organizações.

Softwares modernos e flexíveis como o W3ERP, são verdadeiros aceleradores de crescimento. Com esta tecnologia, além de integrar setores e empresas e ganhar praticidade na gestão do negócio, é possível reduzir custos, aumentar a produtividade das equipes, melhorar o fluxo de informações, garantir a segurança dos dados, otimizar processos e impulsionar os resultados do seu negócio online.