Não importa o formato e tamanho da sua empresa. O marketing deve fazer parte da estratégia de vendas sempre. Para o comércio digital então, ele é imprescindível.
Dados da ABCcomm (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) estimam* que o faturamento com as vendas digitais em 2020 ultrapasse a casa dos 100 bilhões de reais.
Com números tão grandes, fica fácil perceber o motivo pelo qual muitas empresas estão escolhendo o e-commerce como foco principal para impulsionar as suas vendas.
No entanto, não basta abrir uma conta numa plataforma digital ou fazer um site visualmente bonito. Num meio onde a concorrência é um desafio enorme, é preciso ir além do visual.
Por isso, o marketing digital é uma ferramenta certeira (quando bem aplicada), capaz de fortalecer sua marca, divulgar produtos e conquistar novos clientes.
Quer saber como aplicar o marketing nas suas vendas digitais? Acompanhe as dicas abaixo e boa leitura!
Criar conteúdo relevante vende mais
Com o marketing de conteúdo bem estruturado, o seu produto ou serviço pode atrair e cativar clientes de maneira mais assertiva.
Isso porque, ao criar um conteúdo rico, onde é possível educar o leitor através de um site ou blog, o seu negócio tende a estar mais bem posicionado nas ferramentas de busca, colaborando para a geração de leads de forma totalmente gratuita, ou como o marketing descreve: de maneira orgânica.
Com novos leads na carteira, o seu time de vendas têm maior probabilidade de concretizar vendas e, quem sabe, fidelizar clientes.
Outro benefício trazido pelo marketing de conteúdo é o menor tempo gasto com o atendimento e também com a redução de custo de aquisição de clientes (CAC).
Isso porque, com o cliente maduro e bem informado, seu time de vendas encontrará menos dificuldade em prosseguir para a última etapa do funil de vendas: a compra.
Com as dúvidas sanadas e tendo ciência de como funciona o seu produto ou serviço e tendo a certeza que ele pode ajudar a solucionar o problema, muito provavelmente o seu prospect estará mais preparado para a compra.
Lembre-se: um conteúdo bem estruturado tem o poder de gerar leads mais dispostos a comprar.
Invista em vendas por E-mail Marketing
Muita gente acredita que o e-mail marketing é uma ferramenta ultrapassada que pouco tem a oferecer. Mas a realidade é outra.
Estudos apontam que mais de 90% dos adultos que utilizam a internet diariamente tem um endereço de -email (canal de mensagens importantes).
Ainda mais impressionante é o fato de que o e-mail possui uma taxa de conversão seis vezes maior do que outros meios, inclusive quando falamos de Redes Sociais. Logo, não há como negar o potencial que existe nele.
Para aproveitar ao máximo a sua base de dados, é preciso personalizar o conteúdo e criá-lo a partir das personas que você identificou como perfil dos potenciais clientes.
Além disso, vale segmentar o quanto você achar necessário, inclusive demograficamente. Separar o joio do trigo personalizando ao máximo o conteúdo evita ruídos, mostra mais empatia e oferece comprovadamente mais resultados.
Evite arquivos grandes demais e textos blocados. Seu leitor precisa identificar rapidamente a mensagem e saber do que se trata.
Remarketing: a segunda chance que você precisava para vender
Sabe aquele cliente que deixou o carrinho cheio na sua loja virtual e acabou abandonando? Pois é, você pode ajudá-lo a concretizar a compra. Isso porque, um cliente que abandonou o carrinho e foi embora não é um cliente perdido.
O que você precisa fazer é reaquecer a compra no momento certo através do remarketing.
Enviar um novo e-mail Marketing é como ter uma segunda chance de fisgar o mesmo cliente. Compactá-lo novamente nos canais digitais com a mensagem certa é a chave para o sucesso.
Com ajuda de plataformas como o Google ADS é possível detectar o cliente, o produto que ele deixou para trás e assim, você tentar mais uma vez e persuadi-lo a mudar de ideia.
Foco no Marketing nas Redes Sociais
Estar ativo nas redes sociais faz parte das estratégias de marketing e é ponto crucial para obter sucesso em vendas digitais. A sua marca precisa estar onde o cliente está e boa fatia dele está nas Redes Sociais.
Pesquisas apontam que 88% dos brasileiros navegam pelo Facebook, Instagram, Snapchat, Youtube, Twitter e outros todos os dias.
Só o Facebook tem mais de 120 milhões de usuários ativos apenas no Brasil. Números tão expressivos apontam que sim: o seu negócio precisa estar nas Redes Sociais.
Faça conteúdo de qualidade, gerencie contas nos canais mais indicados para a sua empresa e apareça. Estimule a sua audiência a curtir, comentar e compartilhar seu conteúdo.
Mas cuidado com a quantidade de postagens para que você não sature o seu público.
Uma boa pedida é anunciar promoções e novidades por lá.
Design exclusivo e site sempre atualizado
A internet é um meio em mudança constante. Se o seu site não muda a sua empresa fica para trás e acaba sofrendo com as regras de algoritmos.
Mantenha sua página sempre atualizada e invista num bom design. O visual do site não é tudo, mas favorece a imagem da sua empresa e valoriza o conteúdo existente.
Procure sempre uma agência especializada em criação de sites e obtenha os melhores resultados tanto de aparência como de código correto para a sua plataforma.
Utilize o SEO em seu site e venda mais
Search Engine Optimization ou simplesmente SEO é o nome dado às estratégias usadas com o objetivo de fazer os buscadores entenderem que o seu conteúdo é relevante e útil para sanar o problema do usuário.
Otimizar a sua página com essa técnica aumenta as chances do seu site ocupar a primeira página do Google. Então, invista nele!
Marketing digital: união de forças para vender mais
Agora que você já percebeu como o marketing é fundamental para ajudar nas vendas digitais, que tal avaliar quais mudanças você pode fazer no seu no seu negócio?
Sua empresa possui um time de especialistas de Marketing e Vendas? Podemos ajudar. Divulgamos seus produtos para potenciais compradores no Brasil e em todo o globo através de uma plataforma profissional!
E você, o que achou deste assunto? Conta pra gente. Nós queremos saber a sua opinião!
*Dados divulgados em janeiro de 2020, antes da pandemia da Covid-19 no Brasil.
Texto escrito por Nayara Rios especialista em conteúdo da Agência Next4.