O gás de cozinha ou GLP (gás liquefeito de petróleo), como o próprio nome já diz, é um produto derivado do petróleo e tem seu preço impactado por diversos fatores. Dentre eles, um dos mais importantes é a cotação internacional do barril do combustível fóssil.

Como a cotação do barril é feita em dólar, a desvalorização do real nos últimos meses, sobretudo após o início da pandemia do novo Coronavírus, fez com que o produto final, o gás de cozinha que o cliente compra no revendedor, tenha sofrido vários aumentos nesse período.

Mas qual a importância do GLP ou gás de cozinha na indústria e residências?

Continue acompanhando o texto que é o que vamos explicar agora.

A importância do GLP nas residências.

Basicamente existem dois usos majoritários do gás de cozinha nos lares brasileiros: manter a chama de fornos e fogões para o preparo de comida e aquecimento de água em casas, onde existe sistema de aquecimento alimentado pelo GLP.

Com os sucessivos aumentos do combustível, que superam a inflação acumulada no mesmo período, e também com o aumento dos preços da cesta básica familiar, muitas famílias, principalmente as de menor renda, já encontram dificuldades para a compra do botijão de gás.

Devido a ser um produto de extrema importância na vida das famílias, alguns governos estaduais, como do Ceará e do Maranhão, implementaram programas sociais que beneficiam famílias em condições de vulnerabilidade para a aquisição do produto.

Para se ter uma ideia da importância do GLP, observe esses dados abaixo:

  • O produto é encontrado em todas as 5.770 cidades brasileiras. É considerado um dos casos mais bem sucedidos de logística e distribuição entre produtos comerciais.
  • Está em cerca de 60 milhões de lares brasileiros.
  • Você pode comprar gás online.
  • Alcança lugares que não possuem rede de telefonia, sistema de água e esgoto, nem mesmo luz elétrica.
  • Aliás, o GLP é um substituto da luz elétrica, como por exemplo, em geladeiras movidas a gás.
  • Por ser um produto resistente e de fácil estocagem, pode ser transportado e armazenado em quase qualquer lugar.
  • Seu uso evita a derrubada de matas e florestas nativas e substitui com máxima eficiência a lenha e o carvão vegetal

A importância do gás de cozinha ou GLP para as indústrias

O alto poder calorífico do produto, a queima limpa (livre de resíduos tóxicos e poluentes), a versatilidade de uso e a eficiente rede de distribuição, fazem com que o GLP tenha ampla vantagem competitiva em relação aos demais combustíveis. 

Tornando-se uma energia apropriada para diversos usos e adotado nos mais diversos setores que queriam reduzir custos, ter segurança e estar em conformidade legal com o meio ambiente.

Algumas das aplicações do GLP ou gás de cozinha na indústria:

  • Aquecimento de fornos em siderúrgicas;
  • Queima de material e secagem do produto em cerâmicas, olarias e afins;
  • Secagem do papel na indústria de celulose;
  • Moldagem, solda e acabamento na indústria de vidros;
  • Secagem da pintura em carros na indústria automotiva;
  • Como combustível em transportes internos dentro das indústrias, como empilhadeiras e outros.

Além dessas aplicações diretas no setor produtivo da própria indústria, não deve ser ignorado que o GLP também é utilizado nessas mesmas indústrias em suas cozinhas na cocção de alimentos para os funcionários.

A utilidade do GLP na agricultura.

Embora pouca gente saiba, o GLP tem uso amplo na agricultura, como por exemplo é utilizado no aquecimento de estufas em horticulturas, aquecimento de pintos com o intuito de acelerar seu crescimento em granjas e na torrefação e queima de sementes.

Mesmo o GLP tendo uma vasta utilidade no setor agrícola, em nenhuma outra atividade se viu tantas vantagens no uso do combustível como por exemplo na secagem de grãos.

Por que o gás de cozinha ou GLP se mostrou tão eficiente na secagem de grãos?

  1. Reduz o tempo de secagem nos silos em torno de 50%;
  2. Reduz os custos de manutenção dos equipamentos;
  3. Diminui os custos fixos, por exemplo, com mão de obra;
  4. Há uma queda substancial no consumo de energia elétrica;
  5. Não altera o aroma e sabor do grão (não há impregnação por fuligem, por exemplo). Isso é um diferencial para empresas que exportam seus produtos;
  6. Maior rendimento e controle do que o mesmo processo feito à lenha;
  7. Necessita de área de estocagem menor, se comparada ao óleo e à lenha;
  8. Entre outros.

Onde mais o GLP ou gás de cozinha tem sua importância.

Seja de forma encanada, em botijões de 13 ou 90Kg ou mesmo em cilindros feitos sob medida para cada setor, já vimos no texto acima, toda a importância e versatilidade do gás de cozinha, muito além das residências.

Mas onde mais podemos perceber a importância do GLP? 

É utilizado para aquecimento de água em hotéis, motéis, restaurantes, pousadas e hospitais. e para esterilização de roupas e equipamentos em hospitais, lavanderias  e hotéis.

Pode se usado para climatização de ambientes em bares, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos comerciais, além de secagem de roupas em lavanderias e preparo de alimentos em bares, padarias, restaurantes, hotéis e hospitais.

Percebeu a  importância e versatilidade do gás de cozinha, muito além das residências?

Você imaginava que o mesmo combustível que você usa na cozinha da sua casa, tinha tantas aplicações em tantas áreas distintas?

Se gostou do post ou ficou com alguma dúvida sobre as possibilidades de uso do GLP ou gás de cozinha, deixe seu comentário ou pergunta abaixo.