/, Gestão/Dia Mundial da Água: ative ações de marketing social na sua empresa

Dia Mundial da Água: ative ações de marketing social na sua empresa

As boas práticas com o planeta em relação aos recursos naturais e ao consumo consciente da água devem ser levadas a sério por todos, inclusive pelas grandes corporações. 

Seja na indústria, comércio ou no agronegócio, todos os setores que utilizam grandes quantidades de água para fabricação de produtos, distribuição ou atividades do dia a dia, devem promover práticas de incentivo ao uso correto da água. 

Todos sabemos que esse recurso natural é indispensável para nossa vida, e por se tratar de um elemento limitado, ainda assim é muitas vezes mal utilizado. Como consequência disso, a cada ano a água se torna mais escassa, impactando diretamente nas próximas gerações.

Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável. Isso significa que 1 a cada 3 pessoas não tem como consumir uma água minimamente tratada. 

Diante destes dados, fica claro a importância de ações e campanhas que levem ao consumo mais consciente deste recurso tão precioso e essencial para nós.

Por este motivo, e aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Água, vamos apresentar algumas dicas que podem ser adotadas na sua empresa. Gostou? Então acompanhe a leitura!

Conscientize sua equipe

Orientar a equipe a adotar normas simples é um ótimo começo para boas práticas de consumo consciente. Hábitos corriqueiros, como manter a torneira fechada e não usar vaso sanitário como lixeira, são algumas delas. 

Afinal, para a diminuição de desperdício, todos os colaboradores devem estar engajados. É importante ressaltar, que para isso acontecer é necessário entender como funciona o consumo de água da sua empresa, para enxergar as fontes de desperdício e a evolução com o uso consciente. 

Estabeleça metas de redução

Para você conseguir colocar a dica de cima em prática, pode ser necessário algumas ações de endomarketing. Uma alternativa é estabelecer metas para a redução do consumo, oferecendo, inclusive, algum tipo de bônus ou premiação caso o objetivo seja atingido. 

Assim, você mostra os valores e o propósito da sua empresa, adotando não somente práticas sustentáveis, como também valorizando o empenho dos colaboradores.

Faça ações de marketing 

A empresa pode e deve comunicar suas ações de boa gestão da água e sustentabilidade. É importantíssimo se posicionar favoravelmente a essas causas no mercado atual.

Campanhas nas redes sociais, ações presenciais, outdoors, entre outras. Mas, lembre-se: de nada adiantam as ações de propaganda e marketing sem que haja atitudes concretas dentro de sua empresa.

Reaproveite sempre que possível

Embora seja imprópria para consumo, a água de reuso pode ser utilizada em diversas aplicações, como a refrigeração de equipamentos, lavagem de pátios e até mesmo a limpeza de vidros e espelhos. 

Dessa forma, em vez de descartar a água após seu uso, poderá utilizar novamente de uma outra forma. Também é interessante analisar a instalação de sistemas de reciclagem e tratamento de água, que a médio e longo prazo podem ser benéficas para sua empresa.

E você como está economizando água de qual forma? Conte para gente nos comentários.