É comum que muitos empreendedores pensem em captar clientes, e isso é fundamental para manter o negócio funcionando. Mas todas as empresas podem ter clientes inativos, por isso é ideal pensar em recuperá-los.

Afinal, os consumidores podem ter uma experiência negativa e romper a relação com sua marca. Isso inclui diversos fatores, sejam em um mau atendimento, dificuldade para resolver um problema em um pós-venda, e assim sucessivamente. Dentre esses exemplos citados, podemos destacar o atendimento como um dos principais fatores que levam a perda de clientes.

O relatório “Quantificação do impacto comercial do atendimento ao cliente no Brasil”, da Dimensional Research® em parceria com a Zendesk, revelou que 57% dos clientes param de comprar de um negócio após interações de atendimento ruins.

Por isso muitos gestores investem em estratégias para vender mais e melhorar o desempenho dos negócios.

Aliás, você sabia que uma das alternativas para aumentar as vendas é recuperando os clientes inativos?

Pois bem! Se você quer mais resultados para sua empresa, continue a leitura e confira dicas para recuperar consumidores. Vamos lá? 

O que são clientes inativos?

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Resumidamente os clientes inativos são aqueles que já compraram os serviços ou produtos de uma empresa, mas por algum motivo não tem mais relação com a marca. Ou seja, é inativo porque não tem mais aproximação com a empresa, pois não compra os produtos nem responde os contatos.

De maneira geral, quando os clientes param de responder aos esforços de marketing muitas empresas os abandonam. Contudo, é importante não desistir e tentar estratégias que possam recuperar os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

A verdade é que um bom investimento em ações de marketing podem gerar muitos retornos, e até mais, visto que quando se recuperam os consumidores, a marca pode se destacar das concorrentes, ou até mesmo fidelizar esses clientes.

Você pode recuperar o relacionamento com os clientes e vender mais. Isso é um excelente benefício, não é mesmo? Mas não é só isso que você obtém, veja abaixo mais vantagens que poderá conquistar ao recuperar os clientes inativos!

Quais os benefícios obtidos ao recuperar os consumidores?

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Como citado anteriormente neste post, sabemos que muitos negócios aplicam estratégias para captar novos clientes, no entanto, é importante olhar para aqueles consumidores que já compraram na sua empresa e, por alguma razão, optaram pelos serviços ou produtos de marcas concorrentes.

Em outras palavras, é possível considerar que as empresas não vivem só de captação de clientes. Isso porque muitos consumidores passam a comprar produtos ou contratar serviços de outras marcas. Ao recuperá-los, os clientes migram para o seu negócio, trazendo mais resultados e benefícios.

Afinal, os clientes antigos tendem a gastar 31% em média a mais do que os consumidores novos. E de acordo com Philip Kotler, o custo para manter um cliente é até sete vezes menor do que o valor gasto em estratégias de atração.

Se restam dúvidas sobre isso, basta pensar que, em algum momento, esse consumidor já adquiriu um produto da marca, ou seja, já teve uma experiência e relacionamento, consequentemente há mais confiança de comprar novamente ao ser recuperado pela empresa. 

Por isso é indispensável recuperar os inativos antes de perdê-los para sempre. Afinal, quanto mais tempo o cliente ficar inativo mais difícil será para recuperá-lo.

Então, se você não quer que isso aconteça, é só conferir abaixo algumas dicas para resgatar aqueles clientes que não possuem mais relacionamento com a sua marca.

Como recuperar clientes inativos?

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Se você chegou até aqui é porque deseja recuperar clientes inativos, certo? Vamos colocar em prática algumas estratégias para isso acontecer!

1. Identifique os motivos que levaram a inatividade de clientes

Antes de aplicar estratégias para recuperar os consumidores, você precisa saber o que aconteceu. É muito provável que esse cliente tenha optado por serviços da concorrência, mas isso não é um motivo para você desistir de reconquistar esse usuário.

Seja qual for a razão da inatividade dos clientes na sua empresa,será muito importante descobrir o que levou a perda de relacionamento com a marca para dar os primeiros passos.

Por isso, analise se as preferências dos clientes inativos, além disso, analise o histórico do cliente. Certamente isso ajudará nas suas estratégias se usar uma ferramenta tecnológica a seu favor. 

O CRM, por exemplo, é uma ótima ferramenta para ver os históricos, e o e-mail marketing é ideal para identificar a taxa de cliques nos e-mails de campanhas promocionais, por exemplo, pedidos e outros. Assim, terá mais assertividade ao compreender os conteúdos que geram mais interesse, bem como o comportamento de compra.

2. Segmente os clientes inativos 

Identificou quem são os clientes inativos e os motivos? Pois bem. Então você deve ir para o próximo passo: segmentar os clientes.

Segmentar antes de entrar em contato é muito importante para conseguir recuperar clientes inativos. Isso porque, na atualidade, muito se fala em marketing personalizado, pois cada consumidor tem necessidades diferentes, logo, a comunicação e relacionamento ao cliente não se aplica da mesma forma para todos.

Por isso que muitos negócios estão investindo na segmentação de público a fim de ter mais efetividade em suas estratégias.

Então, o ideal é segmatern por grupos em relação a cada tipo de produto e serviço, considerando o tempo de inatividade e outros fatores. 


Veja também:


3. Elabore um plano de ação

Ainda, antes de entrar em contato com o cliente inativo, você deve elaborar um plano de ação.

Após fazer a segmentação corretamente, terá uma visão sobre quais ações devem ser aplicadas para recuperar os clientes que estão inativos. 

Com o plano de ação definido, certamente a equipe de vendas saberá lidar com as objeções em vendas, por isso, será o momento certo para entrar em contato com os clientes inativos. Analise os canais de comunicação mais ideal para ter alta probabilidade de contato.

4. Saiba falar com os clientes inativos

De nada adianta fazer a segmentação de clientes e elaborar um plano de ação se a sua equipe não sabe falar com os consumidores inativos. Até porque, se a empresa quer recuperar os clientes, nada mais importante do que uma comunicação eficaz, certo?

Desse modo, o novo contato que você vai estabelecer pode ser determinante para a retomada do relacionamento com esses consumidores, sendo assim, escolha o canal de interação certo e crie boas abordagens de vendas. 

Você pode usar inúmeras ferramentas a seu favor, desde telefone, e-mail, chamada de vídeo, reunião presencial, e até mesmo o WhatsApp, que se destaca quando o assunto é captação e recuperação de clientes, visto que oferece fácil contato e relacionamento.

Conclusão

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Recuperar os clientes inativos é uma das formas de garantir mais faturamento para a sua empresa, tendo em vista que não é necessário novos investimentos em estratégias para captar leads, por exemplo. Além disso, ao recuperar os inativos, você pode fidelizar esses consumidores e obter muito mais vantagens.

Isso porque os clientes inativos já compraram um produto ou serviço da marca, mas deixaram de estabelecer contato com ela. Logo, pode ter optado pela concorrência. 

Por isso que os gestores não podem desistir de recuperá-los, pois é possível recapturar os consumidores e torná-los fiéis à marca. Como resultado, aumentam as vendas, faturamento, e até mesmo a visibilidade no mercado.

Então, agora que você já sabe como recuperar os clientes inativos, coloque essas dicas em prática e conte nos comentários os seus resultados.

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About the Author: Thais Teixeira

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Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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