//O banheiro químico como a opção mais econômica para o seu evento

O banheiro químico como a opção mais econômica para o seu evento

Independente ser um evento público ou privado, pago ou gratuito para os frequentadores, uma das obrigações de quem o organiza é assegurar segurança e conforto mínimos para os frequentadores.

Isto inclui o acesso a sanitários, em quantidade proporcional ao tamanho do público esperado. Evidentemente, o bom resultado dessa logística é essencial para que a empresa organizadora continue com sucesso no ramo de eventos, além de passar para o público a informação de que o conforto é compatível com o nível do espetáculo oferecido.

Diferenças do banheiro químico

O local onde é praxe instalar-se banheiros químicos é geralmente onde a demanda por sanitários convencionais não existe. Diferentes dos sanitários convencionais, os banheiros químicos não dependem de aprovação de planta, todo o licenciamento de um evento temporário deve incluir o detalhamento das infraestruturas de conforto e segurança.

Um banheiro para evento também não necessita de conexões com água tratada, seja para descarga de dejetos, seja para a higienização das mãos. A operação em vários aspectos se assemelha à de sanitários de aviões: uma reserva de água para a higiene das mãos dos usuários, e um sistema químico que confine os dejetos, e neutralize os odores. O mesmo transporte que traz os cubículos ao local pode fazer a remoção.

É importante dimensionar o uso do banheiro móvel tanto ao número de usuários como à duração do evento, e, em caso de necessidade, deve ser solicitada a substituição do cubículo. Cada operação de um banheiro móvel deve comportar, em caráter normal, cerca de 200 ciclos de uso normal.

A empresa que administra a logística do sanitário químico deve executar toda a higienização do mesmo, colocando-o em condições para o próximo ciclo de funcionamento.

Uma bomba, similar à usada em aviões, remove os dejetos já neutralizados, acumulando-os, para posterior despejo em esgotos. Algo semelhante é feito com a água usada em higienização pessoal. Finalmente, é feito o recolhimento de papel higiênico usado, além de toalhas de mão.

As toalhas de mão, já há algum tempo, vêm sendo substituídas por secadores de mão baseados em aspersão de ar, solução simultaneamente mais ecológica e menos custosa. Evidentemente, esta solução exige a existência de energia elétrica, seja de bateria, seja de rede pública de distribuição.

O mais provável é que a energização por bateria seja constante, para assegurar o funcionamento do sistema de descarga, e a iluminação no interior do banheiro.

O uso de bateria é um fator complicador para a logística dos banheiros químicos, pois junto com a higienização, o sistema de reciclagem pode vir a depender da recarga da citada bateria.

Eventualmente, caso o aluguel de banheiro químico esteja com demanda elevada, sempre é possível o uso de bateria intercambiável, agilizando a reposição do ativo em operação. 

Mictório químico

Compatível exclusivamente com anatomia masculina, o mictório químico é um recurso que proporciona alguma privacidade, sem expor o usuário a multas por atentado ao pudor. Ao se tratar de recurso múltiplo, pode ser instalado em ala exclusivamente masculina, limitando o acesso ao público em geral, e a possibilidade de criar situações embaraçosas.

Sanitário VIP

Embora banheiros químicos possibilitem atender à maioria das situações de caráter temporário, é sempre possível que um evento temporário precise assegurar conforto a visitantes mais refinados, a quem seja necessário proporcionar uma atenção adicional. Para estas ocasiões, um banheiro químico de luxo pode ser um modo de causar uma melhor impressão. Um sanitário VIP, à semelhança de um sanitário de avião, pode incluir:

  • Pia individual;
  • Iluminação a LED;
  • Espelho de grande porte;
  • Prateleira para objetos;
  • Água pressurizada;
  • Lixeiras embutidas;
  • Entre outros recursos de sofisticação.

Conclusão

Baseado em tecnologias já há muito desenvolvidas para uso em aviões, trens e ônibus de longo percurso, o banheiro móvel vem se mostrando a solução ideal para eventos de grande porte, como bailes de carnaval, shows de rock, convenções partidárias e comícios, lançamentos de produtos, eventos atléticos, desfiles, etc.

Com o crescimento populacional, eventos desse tipo tendem a crescer de porte e de frequência. Na verdade, constituem uma solução provisória bastante interessante, até para obras ou pontos comerciais itinerantes.