O primeiro semestre do ano sempre traz grandes movimentações para o mercado, datas como páscoa e dia do consumidor costumam dar um boa aquecida para o varejo nos primeiros meses do ano. 

Mas não há nenhuma outra que movimente tanto o comércio e a indústria no primeiro semestre igual o dia das mães. Considerada top 3 no comércio anual, juntamente com natal e black friday, a data tem uma enorme importância para o mercado atualmente. 

O dia das mães tem um grande impacto econômico nos negócios, não só para empresas de grande porte, como também para médios e pequenos empreendimentos.

Ano após ano, a data traz grandes resultados para o comércio físico e para os e-commerces. Independente do cenário, os consumidores sempre celebram a data e aproveitam para presentear as pessoas que assumem o papel materno em suas vidas. 

E isso pode ser observado nos números, mesmo com a crise impulsionada pelo vírus da covid-19, o dia das mães de 2020 teve números expressivos. Segundo dados levantados pela Compre&Confie, o varejo digital faturou R$ 5,7 bilhões com a data, aumento de 116% em relação ao mesmo período de 2019.

Isso mostra uma tendência que deve ser seguida em 2021, onde o comércio eletrônico será novamente o grande protagonista do mercado nesta data. 

O que os consumidores buscam?

Assim como no ano passado, muitas cidades e capitais brasileiras estão enfrentando restrições por conta da pandemia do coronavírus. Portanto, como citamos acima, o comércio digital deve se destacar.

Setores como: Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Telefonia e Informática, são algumas das categorias que devem ganhar a atenção dos consumidores nesse dia das mães. Além disso, outras tendências que fizeram sucesso em 2020, como vouchers e vale-presentes, devem seguir pelo mesmo caminho de destaque. 

Foque no e-commerce

O fato é que os consumidores já estão muito adaptados às compras online, então é a hora do comércio e das indústrias se prepararem para uma edição ainda mais digital, para o dia das mães deste ano. 

Além dos dados mostrados acima, também é importante estar atento às tendências que podem aumentar o faturamento da sua empresa e trazer importantes direcionamentos para negócio, aumentado consideravelmente os lucros

A primeira delas está relacionada ao crescimento das vendas via mobile (smartphones e tablets). Mesmo com a maioria das negociações acontecendo através de computadores e notebooks, a tendência é que as vendas por dispositivos móveis cresçam durante a data.

Isso mostra a importância de focar para que seu e-commerce ofereça uma boa experiência ao usuário. Ter um site seguro, responsivo e que funcione normalmente em diferentes plataformas fará diferença para se destacar da concorrência.  

Além do mais, o e-commerce tem um enorme diferencial. Com ele sua loja pode comercializar produtos para todo o Brasil. Então aproveite o momento para dar uma atenção especial para sua loja virtual. 

Não deixe a loja física de lado

Em algumas cidades e capitais, novas medidas de flexibilização estão sendo adotadas, com isso lojas e comércios presenciais podem funcionar presencialmente com horários pré-estabelecidos.

Se você possui um empreendimento físico, aproveite o momento para retomar as atividades. Desfrute do potencial do Dia das Mães para aumentar o faturamento do seu negócio.

Crie um clima agradável dentro da loja, prepare sua equipe de vendas e faça promoções especiais. Mas não esqueça, a propaganda é a alma do negócio, divulgue suas promoções nas redes sociais e em outros canais relevantes.

O Dias das Mães é uma das das datas mais importantes para o comércio e impacta diretamente no balanço anual dos empreendimentos, explorar o potencial financeiro da data é essencial para alcançar bons resultados. E você como está se preparando? 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar todas nossas novidades. 

About the Author: Lucas Souza

a49624076933e9bc1573cd550c0a0082?s=72&d=mm&r=g
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados