//E-mail Marketing para indústrias: vale a pena?

E-mail Marketing para indústrias: vale a pena?

Com o avanço das tecnologias e com as ferramentas de marketing digital cada vez mais eficazes. Muitas pessoas se questionam sobre a eficiência do e-mail marketing, será que ainda vale a pena?

Bom, podemos que dizer que sim. Mesmo com todos os avanços de tecnologia e com ferramentas cada vez mais inteligentes, o e-mail marketing continua sendo uma das melhores estratégias para se aproximar e manter um relacionamento com o cliente. 

O motivo disso é bem simples. Uma pesquisa recente feita pela STATISTA (empresa alemã especializada em dados), revelou que 90% dos adultos tem pelo menos um endereço eletrônico, sendo que cerca de 70% dessas pessoas usam diariamente o e-mail.

Por isto alinhar a estratégias da sua empresa com essa ferramenta pode ser uma ótima escolha. E no caso das indústrias isso não é diferente. 

No entanto, para obter resultados assertivos é essencial saber usar e trabalhar com essa ferramenta, caso contrário o e-mail marketing pode acabar distanciando a empresa do cliente.

Uma estratégia de e-mail marketing quando mal elaborada, acaba sendo um tiro no pé. A explicação disso é, que o disparo contínuo de e-mails pode se tornar spam, assim não trazendo os resultados esperados. 

O email marketing ainda é uma das melhores formas de gerar e converter leads, simplesmente porque permite um canal de comunicação direto e pessoal entre a empresa e seus clientes.

Neste artigo separamos algumas dicas fundamentais para o uso correto dessa ferramenta  e para mostrar que essa estratégia ainda vale a pena. Ficou interessado e deseja saber mais? Então acompanhe a leitura! 

Dicas para o uso correto do e-mail marketing

Segmente seu público-alvo

A segmentação de público alvo é indispensável em qualquer estratégia, e no caso do e-mail marketing é um do pilares para dar certo. 

O público-alvo representa os potenciais clientes da sua empresa, ou seja, são aqueles consumidores que podem ter interesse nas soluções apresentadas pela sua indústria, vindo a se tornar clientes.

Separe esses grupos, levando em consideração seus interesses, localização, comportamento, entre outros. Uma segmentação feita corretamente aumentam as taxas de abertura de email, cliques e retenção de clientes.

Tenha um calendário de disparo

Ninguém gosta de receber vários e-mail de uma mesma empresa, não é mesmo? O disparo descontrolado de e-mails pode levar sua estratégia por água abaixo.

Por este motivo, crie um calendário com datas de envio, campanhas, datas comemorativas e defina quais são as prioridades. Feito isso programe o disparo de e-mails de acordo com as datas estabelecidas. 

Dessa forma você pode acompanhar e analisar todo o processo e certamente alcançará um resultado satisfatório.

Inclua links no seu texto

Links externos são uma ótima oportunidade para aumentar o engajamento. Pense em formas de incluir links das redes sociais, site, blog entre outros.

Mas tenha cuidado, acrescente esse links de forma sutil e esteja atento com o número total já que emails com links demais tem grandes chances de irem direto para caixa de spam.

Pense no mobile

Uma pesquisa realizada pela a IBM, mostrou que cerca de 49% do e-mails abertos em todo o mundo são feitos pelo celular. Afinal, o mercado mobile é um dos que mais cresce no mundo todo.

Então nada melhor do que criar designs responsivos e leves para para garantir que suas campanhas de e-mail marketing seja lidas. Fique atento ao tamanho das fontes, imagens e CTA’s.

Seguindo todas essas dicas certamente o e-mail marketing valerá muito a pena para as estratégias da sua indústria. Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários.