Nos últimos anos, o Inbound Marketing teve um grande impacto entre as indústrias, se tornando, assim, uma das principais estratégias de marketing digital.

Por sua vez, o ramo industrial é um dos segmentos mais competitivos do mercado, sendo necessário estabelecer campanhas e ações para se diferenciar no mercado e obter vantagens competitivas.

Há muitas formas de fazer isso por meio do marketing digital, e aprimorar os seus resultados. Entre as estratégias, o Inbound Marketing é uma das mais eficientes.

Uma vez que, as estratégias de Inbound Marketing forem bem elaboradas pela empresa B2B, com foco no cliente empresarial, é possível ter a garantia de novos negócios e maior alcance dentro do mercado.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar algumas das estratégias de Inbound Marketing mais utilizadas pelas indústrias.

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing digital que visam atrair, se relacionar e converter potenciais clientes (leads) de uma organização.

Em outras palavras, se trata da geração, qualificação e conversão de leads por meio da atração de pessoas ou empresas interessados no que seu negócio comercializa. Entre os maiores benefícios do Inbound Marketing, podemos citar:

  • Diminuição de custos no marketing;
  • Estratégias mensuráveis;
  • Preparação de clientes não prontos para a compra com a indústria;
  • Melhor posicionamento em buscas orgânicas na internet;
  • Aumento da base de leads de uma indústria.

Como aplicar o Inbound Marketing em uma indústria?

Há diversas maneiras de lidar com a estratégia de Inbound Marketing em uma empresa do setor industrial.

No geral, essas ações partem da produção e publicação de conteúdos altamente relevantes, direcionados a um público-alvo. Isso pode ser denominado como marketing de conteúdo. Vamos ver abaixo:

1- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo nada mais é do que a produção de conteúdo otimizado para seu público. É um conjunto de ações que buscam engajar seu público, melhorar o posicionamento da indústria nos mecanismos de ampliar a rede de contato.

Por meio dos conteúdos, as empresas interessadas em um determinado produto ou serviço podem localizá-los mais facilmente, por meio dos mecanismos de busca.

2- Captação de Leads

A próxima estratégia de inbound marketing para indústria é a captação de leads, que é o contato do consumidor interessado no produto ou serviço que sua indústria comercializa.

Normalmente, para captar leads, é possível utilizar ferramentas como Landing Pages, formulários, CTAs, disponibilização de e-books, webinars, entre outros.

Todas essas ferramentas, em complemento com os conteúdos, podem fazer com que o lead crie interesse em sua área de atuação.

3- Atuar com o funil de vendas

Para que cada lead seja classificado, além dos conteúdos direcionados serem ainda mais segmentados, você também pode atuar com o funil de vendas, que se trata do caminho percorrido do lead até o fechamento de uma compra com a indústria. Normalmente ele é dividido da seguinte forma:

  • Topo do funil: nesta etapa, é utilizado conteúdos informativos para as empresas que ainda não sabe que tem um problema;
  • Meio de funil: aqui, os conteúdos são mais aprofundados e direcionados para os contatos que já sabem que possuem um problema, mas buscam entender como resolvê-lo;
  • Fundo do funil: por fim, os conteúdos são segmentados para as empresas que sabem como resolver os problemas, mas estão comparando as soluções oferecidas pelos concorrentes.

Agora que você sabe quais são as principais estratégias de inbound marketing para sua indústria, aplique essas ações e se destaque no mercado!

About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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