Quando se trata do ramo da indústria, investir em todo tipo de ferramentas e estratégias se torna o único caminho, mesmo com o auxílio do marketing industrial, utilizar de análises de dados e business intelligence pode ajudar todo tipo de negócio a alavancar entre clientes, seja para no mercado B2B ou B2C. 

Portanto, não perca nada, venha conferir como aplicar em seu negócio e quais os principais benefícios. Boa leitura!

O que é análise de dados?

O processo de análise de dados quando se trata de empresas principalmente do ramo industrial, sem dúvidas, é indispensável, porque com este tipo de análise é possível moldar as informações.

Estes dados atuam com a inspeção e análise de informações gerais para se basear na tomada de decisões e em planejamentos e planos de ações, seja para empreendimentos de um carrinho plataforma, blogs ou sites, pois existem 4 tipos de análise, sendo, descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva. Evitando assim, erros propagados por informações incorretas.

Sobre o Business Intelligence

As técnicas de Business Intelligence (BI) atuam em conjunto, pois são ferramentas utilizadas para tratar informações e dados da situação ou negócio para qual estão sendo utilizadas, em tradução se chama Inteligência empresarial, sendo uma aliada incrível no planejamento de estratégias. Com a Business intelligence é possível obter de informações como:

  • Sistemas de gestão;
  • Planilhas;
  • Banco de dados particulares;
  • Visão completa de desempenho do negócio;
  • Previsões de crescimento.

A influência desta dupla no marketing industrial

A junção destas duas ferramentas são fundamentais para o marketing industrial, pois empresas deste nicho trabalham na maioria com o comércio B2B, como as empresas de aluguel de empilhadeira, ou seja, com a crescente concorrência e demanda atuar com estratégias inteligentes e inovadores são primordiais.


Veja também:


Os principais benefícios

Com a análise de dados é possível compreender os padrões na indústria, seja para compras, vendas ou até mesmo o comportamento das empresas e clientes.

Analisando inclusive taxas de ROI (retorno sobre investimentos), a aplicação do Business Intelligence auxilia na personalização das estratégias de marketing baseadas nas métricas, criando-se assim, campanhas personalizadas, serviços com direcionamentos voltados a um laudo avcb, melhorias na competitividade, destaque entre a concorrência e até mesmo redução de custos, pois com as análises minuciosas é possível se cortar custos desnecessários.

Como é aplicado no marketing industrial

A análise de dados e a business intelligence podem ser aplicadas de diversas maneiras, seja com uso de softwares ou sistemas integrados como CRMs, tanto para empresas industriais quanto do ramo administrativo e seus processos seletivos, por exemplo, sendo necessário o acesso aos dados no histórico da empresa. Esta aplicação beneficia no:

Monitoramento da concorrência

Com o acesso a informações precisas é possível analisar quais pontos negativos e positivos a concorrência está aplicando, garantindo tomada de decisões e planejamento do que não deve ser feito.

Vendas

A otimização de vendas ocorre através da possibilidade do foco em leads com maior índice de fidelidade, com o uso dos dados os investimentos e segmentação de público-alvo pode ser direcionado e influenciar diretamente na taxa de conversão.

Organização

Estas ferramentas possibilitam também a coleta de dados externos para melhor comparação com os dados internos da empresa, impactando na organização das informações, na confecção de uniformes, por exemplo, e melhor estruturação da empresa.

Definição de cultura

A criação de uma cultura empresarial depende de muitos dados internos, portanto com o uso destas ferramentas é possível analisar quais são os maiores influentes no negócio e criar uma cultura baseada nisso, e claro, empresas com uma cultura bem definida se destacam, seja em seu marketing e em sua autoridade de mercado, principalmente no ramo industrial, onde demonstrar comprometimento e qualidade é o principal.

Perfeito para a indústria

No meio industrial citamos vários benefícios acima, seja aplicado ao marketing ou apenas na administração, outros de seus benefícios são:

  • Controle de metas;
  • Controle de vendas;
  • Informações em tempo real;
  • Gestão de estoques;
  • Gestão de recursos.

Por meio desses benefícios fica claro que aplicar a análise de dados e o BI no marketing na indústria é oque falta para muitas empresas dispararem em seus negócios.

Conclusão

A análise de dados e a business intelligence aplicadas ao marketing industrial promove muitos benefícios, seja por meio de identificação de erros ou acertos, quando se trata de um negócio em um ramo tão aquecido a comunicação necessita ser criada e aplicada de maneira minuciosa, principalmente no mercado B2B onde maior parte do marketing industrial está inserido.

Esperamos ter ajudado com este artigo, não esqueça de comentar e compartilhar em suas rede sociais. Até a próxima!

About the Author: Kamila Silva

Avatar
Graduada em Jornalismo pela Universidade Nove de Julho, desde sempre foi apaixonada pelo poder da notícia e sua relevância no mundo. Como amante da leitura e da escrita, atua como assessora de Imprensa, revisora e criadora de conteúdo na plataforma do Soluções Industriais.

Posts Relacionados