A Black Friday de 2020 sem dúvidas será muito diferente dos anos anteriores. Com a pandemia do coronavírus e o isolamento social, o mercado digital vai ser o grande protagonista do evento esse ano.  

Aquelas filas quilométricas e a grande aglomeração de pessoas em frente as lojas, são cenas que não vão se repetir em 2020. 

A chegada de uma das principais datas comerciais do ano faz com que varejistas pensem diferentes estratégias para conseguir a atenção dos consumidores. 

Pensando nisso a empresa de tecnologia global Criteo entrevistou 13 mil consumidores e 14 mil varejistas em todo o mundo para identificar as novas tendências de comportamento do consumidor e identificar as tendências para a black friday

Os dados mostram que as vendas no varejo online foram 30% maiores nas Américas e 17% maiores em todo o mundo durante as duas semanas de 15 a 28 de junho, em comparação com a média do período de 2 de fevereiro a 14 de fevereiro.

Entre os brasileiros entrevistados, 80% afirmaram que continuarão comprando presentes através do e-commerce. Com essas informações já dá para ter ideia do panorama da Black Friday 2020.

Se ficou interessado e deseja saber quais são as tendências de um dos maiores eventos comerciais do ano, então não deixe de acompanhar.

Novos consumidores

Seja uma compra de mercado, ou um produto qualquer, o isolamento social e quarentena fez com que muitas pessoas fossem “obrigadas” a fazer compras online. 

Esses novos consumidores descobriram a praticidade desta opção, por isso a Black Friday de 2020 vai contar com muitos novos consumidores digitais.

Logo, é importante adaptar a loja os novos visitantes. Preste atenção na experiência do usuário no site ou no app, com um design intuitivo e responsivo. 

Queda nas vendas mobile

Em 2019, o mobile foi responsável por 55% do faturamento da Black Friday no país. E ao que tudo indica, este ano será bem diferente.

Com o home office instaurado no dia a dia das pessoas, a tendência é que as compras sejam feitas pelo desktop/computador. 

Isso porque com os consumidores dentro de casa o fácil acesso ao computador de estudos trabalho entre outros facilita na hora das compras.

Se você está investindo no desenvolvimento de aplicativo ou com uma preocupação em melhorar a usabilidade mobile para suas vendas, talvez seja o momento investir os esforços em outras questões.

Consumidores mais exigentes

Com as mudanças de comportamento e o cenário da pandemia, o consumidor está mais exigente. Por este motivo, as lojas não estão apenas querendo queimar o estoque e oferecer super descontos, mas também criar um relacionamento com os consumidores. 

O maior objetivo da Black Friday é oferecer um bom negócio ao cliente, acompanhado de diversas vantagens, para fidelizar o público e garantir mais vendas no longo prazo. 

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About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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