Montar uma estratégia de marketing é essencial para o planejamento de qualquer negócio, independente do porte da empresa, segmento ou perfil do público alvo. 

A inovação provocada pelo digital modificou totalmente o modo de se fazer publicidade. A forma como você se comunica com seu público atualmente, já não é a mesma de tempos atrás.

O fácil acesso à informação tornou os clientes mais exigentes e a sua empresa precisa estar preparada para acompanhar essas mudanças. 

Afinal, aquela tradicional publicidade mostrada interrompendo a programação na televisão, ou que aparece do nada enquanto você navega na internet, está ficando para trás.

Os consumidores, agora escolhem o que querem ver. A maneira de comprar é completamente diferente de anos atrás. Quem vende não pode simplesmente empurrar um produto à força para ser comprado.

E é neste cenário que o Inbound Marketing surge como alternativa, numa estratégia que tem como principal característica a experiência do cliente. Quer entender mais sobre a importância do Inbound Marketing e como aplicar estratégias na sua empresa? Então não deixe de nos acompanhar. 

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é o nome dado a um conjunto de estratégias baseadas na criação e no compartilhamento de conteúdo de valor. Focada em atrair, converter e encantar clientes.

O Inbound Marketing também conhecido como Marketing de Atração, busca se afastar dos conceitos tradicionais da publicidade, possibilitando uma maior conexão com o público alvo.

Sendo assim, o principal objetivo das técnicas de Inbound é conquistar o público sem “empurrar” seus produtos ou serviços para a compra, mas sim, fazendo com que eles cheguem até você, e sintam a necessidade de adquirir suas soluções. 

Estratégias para aplicar

Antes de aplicar qualquer estratégia de Inbound Marketing, é necessário ter um público segmentado e bem definido. Já que, são as ações que chamam a atenção de um público em específico. Ou seja, se as estratégias forem mal direcionadas, a chance dos resultados não serem assertivos, é grande. 

Por isso, detalhe sobre todas as características do seu público em potencial e saiba de todas as suas necessidades. Agora, vamos às estratégias.

Marketing de conteúdo

Com a internet, as empresas ganharam novas formas de se relacionar com o público. Foi aí que as marcas perceberam que as pessoas buscavam esclarecer dúvidas ou encontrar informações sobre determinado produto ou serviço, antes de fechar uma compra.

Uma das melhores formas de preencher esta lacuna é através do marketing de conteúdo. Escrever e produzir artigos relacionados às suas soluções é uma das formas de trazer o lead para perto.

Os conteúdos podem ser divulgados por meio de artigos de blog, publicações em redes sociais, relacionamento por e-mail marketing, entre outros canais de comunicação.

Trabalhe o SEO

SEO significa Search Engine Optimization, que é a otimização para mecanismos de busca. Ele nada mais é do que a otimização do conteúdo e páginas de acordo com o que pedem os mecanismos de pesquisa. O SEO é necessário para que o seu site ganhe visibilidade e seja facilmente encontrado pelas pessoas nos sites de busca.

Presença nas redes sociais

Outro canal importante para estratégias de Inbound Marketing, são as redes sociais, elas servem para ajudar a identificar o perfil do cliente e publicar conteúdos que direcionam o visitante para o seu site. Cada rede social tem um propósito diferente, por isso é fundamental uma análise para saber em qual delas você deve atuar.

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About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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