Em um mundo conectado em que as buscas por produtos e serviços são feitas online, a melhor decisão que os proprietários de negócios online podem ter é colocar um site nas primeiras posições do Google. É lá que geralmente ocorrem as pesquisas iniciais dos 71% dos brasileiros que compram pela internet. 

O marketing  é um motor para o crescimento de qualquer empresa, desde que as estratégias estejam de acordo com seu público e mercado.  Primeiro, é preciso avaliar quem é seu consumidor para iniciarmos as definições. 

Se sua empresa vende diretamente para um consumidor final, chamamos de um Marketing B2C (Business to Consumer). Esse modelo de “negócio para consumidor” envolve estratégias de marketing que converse diretamente com o público e tenha um alcance pensado na satisfação das vontades do consumidor, muitas até por impulso.

O que é Marketing Industrial

Vamos falar de Marketing Industrial, ou seja, de vendas da indústria para demais empresas, as quais levam o produto para o público final ou usam qualidade desse produto intermediário como insumo para entregar produtos finais. Para isso, é preciso entender estratégias de marketing B2B, ou business to business.

Uma comunicação de Marketing B2B para indústrias necessita de alguns pontos de atenção:

  • Buscar gerar uma relação de longo prazo com o cliente;
  • As vendas são mais complexas e a cadeia de marketing mais longa, envolvem acordos entre as partes para produção, compra e envio;
  • O cliente tende a ser mais exigente e analítico;
  • A comunicação precisa ser focada em garantias de resultados e desempenho;
  • Usar linguagem com termos e jargões técnicos, que demonstrem confiabilidade;
  • O conteúdo deve ser mais extenso e aprofundado, gerando autoridade e credibilidade.

Como criar uma estratégia de Marketing Industrial

Com as transformações digitais dominando todos os mercados, a indústria não poderia ficar de fora do digital. Vamos ver como criar uma estratégia de marketing digital que passe a imagem de autoridade e aumente consideravelmente o lucro das empresas. 

Para isso, vamos falar sobre inbound marketing

Inbound Marketing Industrial

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing cujo objetivo é atrair, voluntariamente, os consumidores para os canais de comunicação da empresa. É uma metodologia orientada para resultados que visa não só atrair clientes, mas criar o relacionamento da empresa com ele.

Para entender o funcionamento, precisamos compreender o funil de vendas dessa metodologia

  • Topo do funil: É o momento para atrair visitantes e transformá-lo em leads. Nesse momento a audiência ainda não reconhece se problema;
  • Meio do funil:  Momento de criar relacionamento, engajar a audiência e levá-la ao processo de decisão da compra;
  • Fundo do Funil: É a decisão de compra. 

Para que o cliente ande no funil, é preciso usar Marketing de Conteúdo dentro das estratégias digitais. Vamos ver mais sobre isso

Marketing de Conteúdo Industrial 

Como vimos, um dos grandes objetivos do marketing industrial no meio digital é se tornar referência e autoridade sobre seu produto. Mas como fazer isso?

Em primeiro lugar, é necessário entender sua Persona.

Mas o que é Persona?

Persona é a montagem de um perfil ideal de cliente para saber exatamente como se posicionar, informar e educar ele sobre nosso produto, no tempo correto do funil e com uma comunicação assertiva. Esse perfil pode ser tanto do cliente atual, mas também do que queremos atingir, tudo conforme os objetivos da empresa.

Ao estipularmos com quem estamos falando, começamos a produção de conteúdos para os determinados níveis do funil de acordo com o público que queremos atingir.

É importante falarmos que a tendência do público-alvo do marketing industrial é gostar mais de conteúdos educativos, e que esse formato é justamente o que vai gerar credibilidade para a audiência. Se a empresa vende para revendedores diretos, os conteúdos já são facilitadores para a venda ao cliente final.

Quem melhor que o próprio dono do produto para ser o principal produtor de conteúdos online sobre ele e ser autoridade sobre o assunto? Aproveite para deixar claro seus diferenciais frente à concorrência e para se posicionar no mercado como uma marca de qualidade.

Lembre-se: É fundamental que a estratégia de marketing esteja alinhada com a da equipe comercial, para que os leads captados nas campanhas sejam qualificados para o comercial trabalhar com eles.

Formato de Conteúdos 

Os conteúdos educativos e informativos podem ser entregues em vários formatos. É possível escolher:

  • Blog: Você pode ter um blog próprio, ligado ao seu site, onde sejam postados materiais sobre seus produtos, modo de utilização, dicas e pesquisas. Também é possível fechar parcerias com blogs que façam release de produtos do mesmo nicho que o seu e nutrí-los com seus conteúdos;
  • Redes Sociais: Postagens com conteúdos, em formato de carrossel, vídeo, reels, o importante é atingir o público correto com materiais adequados. O Linkedin, por ser uma rede empresarial, é muito utilizada nos casos de marketing B2B;
  • E-mail Marketing: Aquela lista de leads captados permite o envio de e-mail marketing para um público que já tem interesse na sua empresa, possibilitando uma comunicação diversa.

Plataformas de Marketplace B2B

Marketplace é um formato de plataforma para  E-commerce. Nele, uma empresa pode gerenciar vários lojistas que, por sua vez, se inscrevem e vendem seus produtos por ali.

É uma boa solução para as empresas que não desejam investir em um site com loja virtual própria e oferece possibilidade de distribuição de anúncios em diversos canais, aumentando o alcance de seus produtos.

Uma grande vantagem dessas plataformas é que, muitas delas, oferecem a possibilidade de monitoramento e análise de dados, gerando material para melhorias de estratégia constante.

Outra forma de difundir seus canais de conteúdo é o uso de links patrocinados. Vamos ver mais sobre o assunto

Links Patrocinados

Quando digita-se um assunto no Google, os primeiros links que aparecem são anúncios. É uma forma de manter o nome da sua empresa como referência em sites de busca. 

Há outras formas de utilizar essa interação com o Google, como o uso de backlinks conhecidos também como “inbound links” ou “links de entrada”. Eles permitem que a audiência que está vendo um conteúdo em uma página possa ser direcionada para seu site, caso você tenha um backlink neste site. 

Quando um link do seu site está em páginas confiáveis, isso aumenta o tráfego em sua plataforma, gera maior credibilidade e aumenta a visibilidade da marca.

Essa estratégia tem vantagens como o monitoramento de resultados, a otimização de custos e a possibilidade de segmentar o seu público para que o direcionamento esteja alinhado com sua persona.

Estratégia feita. E agora?

O inbound marketing pede que sejam aplicados conhecimentos de SEO e ADS para que os resultados sejam maiores. Esses conhecimentos são fundamentais para que a estratégia tenha o resultado esperado.

Por fim, é importante ficar sempre de olho nas métricas, conferir se suas estratégias estão gerando resultado e estar sempre atualizado das ferramentas e novidades das plataformas e redes sociais. 

Dessa forma será possível encontrar novos caminhos e sempre ter alternativas para não deixar suas vendas diminuírem e escalar seus ganhos.