Com a extrema digitalização do mercado, é notório que a concorrência passa a ser diariamente mais acirrada. Dado a isso, a colocação do cliente como alvo principal da estratégia, se faz puramente essencial no mercado dos dias de hoje.
Considerando tal situação, o aprimoramento do approach ao cliente é extremamente necessário, e para isso, a definição de persona é uma prática que se destaca quando se trata de entregar uma oferta personalizada ao consumidor de produtos e serviços.
No universo do marketing digital, a construção da chamada buyer persona é uma das etapas mais importantes de um tripé orientador da estratégia de campanha, conforme mencionados abaixo:
- Definição de público-alvo: uma visão ampla, demográfica e socioeconômica; do seu público consumidor em potencial.
- Definição do cliente ideal: uma caracterização intermediária do seu público, mais aprofundada que o público-alvo, dentro daquilo que se acredita ser o consumidor ideal.
- Definição de buyer persona: é a caracterização final, bastante detalhada e personificada dos itens anteriores, em um cliente semi fictício.
Em um trabalho profissional, estas etapas são cumpridas a partir de pesquisas de mercado e não como mero exercício de imaginação.
As Perguntas Para Construção de uma Buyer Persona
Para começar, quando definimos uma persona no marketing digital, já temos muitas informações de segmentação do nosso público.
Já sabemos, por exemplo, gênero; faixa de renda; interesses gerais; região; grau de educação e assim por diante.
Digamos que sejam mulheres, de 35 a 50 anos, graduadas e bem colocadas no mercado de trabalho, independentes e sem filhos.
Agora, precisamos apenas “desenhar um rosto” identificável em meio à multidão, considerando:
- Que toda pessoa tem um nome, vamos escolher Isabel para este exemplo;
- Que Isabel, tem uma história de vida e neste caso, podemos ser imaginativos desde que de forma coerente com o perfil genérico do público-alvo;
- Que Isabel tem uma profissão, digamos, diretora de um colégio particular em São Paulo;
- Que Isabel, tem hábitos de compra e pela descrição inicial, podemos imaginar que consuma desde livros acadêmicos até viagens ao exterior;
- Que Isabel está nas redes sociais, especificamente, nas mais adequadas a sua personalidade;
- Que Isabel tem hobbies, como qualquer pessoa;
- Que Isabel tem valores, dúvidas e ambições e estes pontos são, talvez, os mais difíceis.
Como é possível perceber, as primeiras definições são ainda genéricas e o nome e a profissão, servem para aproximar a equipe criativa do público.
Daí por diante, todos os aspectos precisam de um embasamento na realidade, onde percebemos a importância da pesquisa de mercado no marketing digital.
Quando o processo é bem executado, você ganha uma ferramenta poderosa de comunicação com seu público, pois conforme sua linguagem e estratégia àquela persona.
E para seu negócio, consegue enxergar com clareza o “rosto” que você busca diariamente?