Marketplace é um termo comum no meio empresarial, que facilmente é confundido com o e-commmerce, porém, os dois não são sinônimos. O marketplace é um recurso útil para as empresas dos mais variados tamanhos, pois, auxilia a alavancar as vendas através da internet.
Neste post, vamos explicar como as plataformas marketplaces impactaram o setor industrial, e como as indústrias se adaptaram a nova era.
O que é marketplace?
Vinda do inglês, a palavra Marketplace é resultado da união das palavras market (mercado) e place (local).
O conceito de marketplace não é novo. Foi implementado no Brasil em 2012. Atualmente, várias empresas digitais já aderiram ao novo modelo de negócio, um grande exemplo são os B2W, fusão entre Submarino e Lojas Americanas, a Livraria Saraiva e o Walmart.
Assim como o e-commerce, a plataforma marketplace é um site desenvolvido para promover a venda de produtos através da internet. Porém, existe uma diferença entre os dois.
AS DIFERENÇAS ENTRE E-COMMERCE E MARKETPLACE
E-commerce é uma loja virtual em que uma empresa comercializa seus próprios produtos. Por outro lado, o marketplace é uma plataforma mediada por uma empresa, em que vários fornecedores podem se cadastrar e vender os seus produtos.
O mesmo conceito se assemelha ao aplicado nas lojas físicas de em um shopping center. Os consumidores entram no estabelecimento para comprar o produto de outra loja, mas veem seus produtos na vitrine e acabam adquirindo.
Para alguns usuários o marketplace representa uma maior praticidade. Afinal, eles podem visualizar, em um único site, ofertas de vários vendedores. Assim, é possível escolher o melhor preço e realizar a compra.
Além disso, o cliente tem a opção de comprar de várias lojas diferentes e efetuar apenas uma vez o pagamento, ao invés de passar por múltiplos processos de pagamento em vários sites.
A economia colaborativa é um modelo de negócio que vem se destacando, principalmente após o sucesso de empresas como a Uber e semelhantes. Em um Marketplace essa estratégia é praticamente regrada, já que o cliente consegue ter acesso aos mais diversos lojistas, enquanto os expositores compartilham suas cotações e alavancam suas vendas.
Além da enorme visibilidade, as empresas também ganham em reputação junto ao consumidor. Quando uma loja menor, menos conhecida, expõe seu produto no marketplace de um gigante do mercado, consegue quebrar algumas objeções de compra ligadas à falta de confiança.
Qual é a importância de um marketplace?
Como nós já ressaltamos, o marketplace tem impacto extremamente positivo sobre a visibilidade e a credibilidade junto aos clientes, mas esses não são os únicos aspectos que levam ao aumento nas vendas.
O marketplace é uma ferramenta excelente para fidelizar clientes, já que oferece todas as ferramentas para que o expositor crie ações que agreguem valor à experiência do usuário com sua marca.
A Black Friday é um exemplo prático da importância do Marketplace. Esse modelo de negócio, além de se mostrar uma alternativa a longas filas de espera para se consumir um produto nas lojas físicas, é também uma ótima oportunidade para expositores divulgarem valores mais acessíveis de seus produtos, bem como criar novos contatos com clientes, que após terem essa experiência positiva atraídos pelo preço, podem regressar pela afinidade com o atendimento e agilidade.
Além disso, o cliente que deseja expor em um marketplace não terá gastos com marketing, diferente de um e-commerce. Também não há custos severos de TI, com desenvolvimento e hospedagem. A empresa que gerencia o marketplace cuidará disso para o cliente.
Em outras palavras, a plataforma marketplace aumenta o faturamento enquanto reduz os custos, potencializando assim, a lucratividade.
Outra enorme vantagem do marketplace é a escalabilidade deste modelo. Conforme o lojista aumenta seu portfólio de produtos, é muito fácil exibir os novos produtos para os clientes.
Utilizando a plataforma o expositor poderá ficar despreocupado porque o cadastro de seus produtos será feito por um time de pessoas específico designado àquela tarefa. Assim, a sua equipe poderá focar em atividades mais estratégicas, como analisar o mercado, definir estratégias de marketing e escolher novos produtos para seu portfólio.
Como a indústria reagiu ao marketplace?
Para competir espaço no mercado, as pequenas indústrias se filiaram à marketplaces, para assim, ganhar espaço e comercializar os seus produtos/serviços na grande vitrine online. Utilizando essa estratégia, o cliente que não conhecia a marca é capaz de visualizar seus produtos e até mesmo realizar uma cotação com outra empresa.
O marketplace inovou o mercado industrial, possibilitando a venda de produtos diretamente para os consumidores finais, não passando por revendedores e varejistas, assim, podendo revender com taxas mais acessíveis.
No começo da década era comum que empresários industriais discutissem em reuniões sobre o desejo de montar um e-commerce para vender seus produtos ao cliente direto sem passar pelo varejo. Mas, esta é uma decisão que muitos empresários achavam equivocada por conta dos gastos excessivos e sem retorno justificável.
Porém, para uma indústria entrar na briga, normalmente vai acabar tendo que investir pesado para atingir os clientes dos grandes varejistas. E esta é uma briga hoje que está cada vez mais difícil de ganhar.
O primeiro ponto que podemos destacar nesse grande cabo de guerra, é a natureza da indústria, pois, seu principal foco é a venda para o canal de distribuição, não para o cliente final. Grandes marcas foram pioneiras no mercado, como Sony e Brastemp abrindo portais de e-commerce e se filiando a plataformas industriais, assim, possibilitando à venda de volumes significativos diretamente ao cliente final.
Quando falamos em geladeira, Brastemp é uma marca forte, normalmente, a primeira que veem à mente do consumidor. As marcas grandes possuem um histórico gigante de marketing off e on-line para se posicionarem na cabeça do cliente. Já marcas que estão crescendo e querem ganhar espaço têm muito mais dificuldade de serem lembradas de imediato.
As diferenças de marketplaces B2B e B2C
As plataformas marketplaces vendem os produtos de diversos fornecedores. Porém, existem plataformas que atendem diferentes públicos, como, os marketplaces B2B e B2C.
Os marketplaces B2C (Business to Consumer) intermedeiam a venda direta para o cliente final. Normalmente é uma venda operada por um lojista, que seu foco já é vender produtos ao consumidor final. Um grande exemplo de marketplace B2C é o Mercado Livre, essa é uma das plataformas mais conhecidas pela grande massa.
Os marketplaces B2B (Business to Business) é o oposto do B2C. A plataforma online B2B trata dos modelos de venda entre duas empresas. Normalmente é uma venda cuja finalidade de quem compra é para reposição de estoque e revenda ou para transformação e produtos que entrem em linhas de produção. O marketplace B2B mais conhecido, é o Soluções Industriais, uma plataforma exclusiva para a indústria, sendo uma grande facilitadora do contato entre as empresas e os seus clientes em potencial.
Os motivos para sua empresa estar em um marketplace industrial
Listamos cinco motivos para que sua empresa alcance sucesso estando presente no maior marketplace industrial.
1) Baixo investimento e alto retorno
O Soluções Industriais opera como um vendedor da sua indústria, que trabalha 24 horas por dia para conseguir clientes qualificados para o seu negócio.
Através de um tráfego de qualidade que facilita muito as vendas, o cliente além de recuperar o valor investido, garante grandes retornos lucrativos.
2) Maior controle e facilidade
Contratando os serviços do portal, o cliente tem total comodidade e controle dos anúncios de seus produtos e serviços.
Com um cadastro simples, o cliente escolhe os produtos que deseja dar destaque, e terá acesso a relatórios detalhados de performance sobre o desempenho de cada um deles.
3) Visibilidade
Inúmeros consumidores realizam compras pela internet, e utilizam o marketplace como acesso.
A plataforma do Soluções Industriais tem a missão de proporcionar ao comprador a comodidade de solicitar um produto sem sair de casa, ou seja, através das vendas pela internet.
Além de que, por se tratar de um local voltado às indústrias, é muito mais fácil o consumidor encontrar um item desejado. E assim, a indústria estará presente exatamente onde os clientes o buscam. Isso acontece por meio de várias técnicas que ajudam a ter mais visibilidade e em como vender produtos pela internet.
4) Relevância em SEO
No portal Soluções Industriais a sua empresa contará com o apoio de uma equipe de marketing que fará a divulgação da sua indústria, melhorando assim, a sua presença no mundo digital por meio de ações de venda de produtos pela internet.
5) Diversificação de públicos e portfólio
O comprador tem seu lugar de destaque no portal.
Toda a estrutura da plataforma foi pensada para tornar a busca por produtos ou serviços industriais mais ágil e eficiente, com informações claras e objetivas sobre as indústrias e seus produtos, além de permitir a solicitação de orçamentos, a comparação de produtos similares e o contato direto com a empresa fornecedora.
Conclusão
Neste artigo, você:
- Viu o conceito de marketplace;
- Compreendeu a diferença entre marketplace e e-commerce;
- Descobriu as vantagens de um marketplace;
- Conseguiu entender como vender produtos pela internet, e os motivos para sua indústria estar no Soluções Industriais.
Mas isso é apenas o começo! Associar a sua indústria a um marketplace, pode descortinar um novo horizonte de metas de vendas para sua empresa.
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