//Escolha de hospedagem para o seu projeto online e seu impacto na estratégia de marketing

Escolha de hospedagem para o seu projeto online e seu impacto na estratégia de marketing

Uma hospedagem web, é basicamente um servidor na rede que armazena os ficheiros ( vídeos, imagens, textos etc) que garantem o funcionamento ininterrupto do  site. Existem vários tipos e falaremos sobre eles com mais detalhes a seguir.

A escolha de uma hospedagem inadequada para o seu site, terá um impacto direto no comportamento dos mecanismos de busca em relação ao seu site; pode-se dizer que a hospedagem é um dos principais alicerces de um projeto web! 

Tal como noutras áreas da Internet, na criação de websites, você não deve esperar nenhuma adequação em serviços oferecidos gratuitamente. Seu site pode parar de trabalhar a qualquer momento.

Entenda que, se você pretende otimizar seu site para os motores de busca  – não faz sentido economizar em coisas como domínio e hospedagem.

Esses são os primeiros tijolos colocados na base do futuro projeto e não importa o quão bem você configure o site no futuro, não importa os textos e links de qualidade que você prepare para ele, se houver uma lacuna na base de hospedagem gratuita, tudo se desintegrará mais cedo ou mais tarde como um castelo de cartas.

Principais tipos de hospedagem

A seguir vamos considerar os principais tipos que você pode encontrar na rede, cada um deles tem suas desvantagens e vantagens, e você precisa escolher de acordo com seus objetivos: 

Hospedagem Compartilhada (virtual)

Esta é a hospedagem padrão   no sentido clássico. O ponto principal é a existência de  um computador na rede que hospeda muitos sites ao mesmo tempo.

Nesta opção, você adquire um pequeno espaço em disco e certos limites de tempo e memória do processador. Caso exceda os limites você receberá uma notificação  para atualizar para um plano mais caro ou adquirir um servidor dedicado.

É o tipo de hospedagem é perfeita para a maioria dos projetos, mas à medida que o tráfego aumenta,  ela pode se tornar limitado para você.

Via de regra, isso acontece em sites com tráfego de mais de 1000 pessoas por dia ou em lojas com grande quantidade de produtos no banco de dados. 

Numa primeira fase, é sempre aconselhável começar com uma hospedagem compartilhada, pois é de baixo custo.

VPS / VDS

Um servidor dedicado virtual ou VDS é um tipo de colocação em que uma parte dos recursos é alocada no servidor principal, dentro do qual está instalado um sistema operacional independente, a cujas configurações você tem acesso total. Ou seja, este tipo de hospedagem  está muito próximo de um servidor dedicado completo. 

O seu servidor fará parte de um computador físico e você estará alocando apenas uma parte de seus recursos, parte do tempo do processador e da RAM. Em geral, esse tipo é uma versão econômica e simplificada de hospedagem dedicada, mas tem quase todas as suas vantagens.

Servidor dedicado

Esta hospedagem  implica na alocação completa de um computador físico para suas necessidades. Ao pagar por tal colocação, você paga o aluguel de um computador localizado no data center e fica totalmente à sua disposição – ninguém mais compartilhará uma conta com você e todo o poder computacional pertence exclusivamente a você!

Hospedagem na Nuvem

A computação em nuvem significa a distribuição de recursos entre vários dispositivos conectados à rede, e você pode entender mais detalhes clicando aqui. Muitos computadores distribuem a carga de sua conta entre si. Esta espécie de hospedagem  é a mais recente e inovadora de todas e tem baixo custo. O desempenho de tal opção pode muitas vezes superar o desempenho virtual padrão.

Relação entre hospedagem e SEO

Deve-se dar uma atenção especial ao IP  que hospedará seu site. Se você planeja promover seu site  no  Brasil  é muito desejável que a hospedagem tenha um endereço IP brasileiro. 

Este é um fator bastante significativo. Muitas vezes acontece que no mesmo endereço do seu, podem existir outros que violam os parâmetros dos motores de busca e, neste caso, o prestígio do seu site será significativamente afetado. 

Este fator pode ter um impacto muito negativo na promoção de SEO, então se você está construindo um projeto sério com um grande futuro pela frente, você deve definitivamente comprar um IP dedicado porque é muito difícil rastrear e as  ações negativas de outros sites que partilham o mesmo IP com você, não influenciarão na conversão do seu site. 

No que você deve prestar atenção?

Existem 4 parâmetros importantes que determinam qual hospedagem escolher para seu site:

  • Serviço de suporte;
  • Cópia de segurança( backup);
  • Flexibilidade  dentro da tarifa;
  • Velocidade do recurso.

Serviço de suporte

Qualquer opção de hospedagem tem seus próprios problemas.  Mas como o serviço de suporte os resolve é o que realmente importa. 

Se o seu site foi abaixo e você não sabe o que fazer, cada hora conta; e esperar por uma solução para o problema por vários dias  é realmente assustador. 

Por este motivo o suporte técnico é um fator muito importante na escolha de hospedagem. Você deve ter várias opções para se comunicar com ele, e não apenas criar um tíquete e esperar. É ideal quando o suporte possui Skype para comunicação rápida.

Um suporte de alta qualidade não só ajudará a resolver problemas críticos, mas também o ajudará na migração se necessário ou  alterar as configurações do servidor. 

Cópia de segurança

Imagine que você fez alterações, mas só depois de algumas semanas descobriu que algumas das funcionalidades não funcionam ou não funcionaram por muito tempo – o que fazer neste caso?

 Há apenas uma solução – Restaurar o site com um backup feito duas semanas antes do problema.  Será desagradável descobrir que os backups da data exigida não existem  mais. 

O backup e o período de armazenamento dos dados arquivados é o segundo fator mais importante de escolha. Quanto mais arquivos completos o hoster criar e quanto mais ele armazenar na reserva, melhor.

Expansibilidade dentro da tarifa

Nem todo mundo enfrenta esse problema, mas aqueles que o encontraram, com certeza, o colocarão em primeiro lugar ao escolher uma hospedagem  para um site. 

Acontece que o seu site cresce e se desenvolve e tudo parece estar bem até que o hoster envia  para você uma notificação informando que  começou a consumir muitos recursos e você deve, sem falta, mudar para outra tarifa, que será várias vezes mais cara e você só tem alguns dias para isso. 

Você se depara com o fato de que em alguns dias pagará 3, 5 ou até 10 vezes mais, caso contrário seu site  simplesmente será encerrado. E você tem apenas 2 opções de salvar o site:  transferir rapidamente o site para outro hosting, ou concordar com os novos termos e condições. 

Por este motivo  a possibilidade de expansão dentro de uma mesma tarifa é outro fator muito importante que deve ser observado.

Velocidade

Aqui, você deve prestar atenção não às declarações do hoster ou avaliações na rede, mas especificamente à velocidade de seu projeto neste servidor. 

Vale ressaltar que o mesmo site pode mostrar resultados de velocidade drasticamente diferentes em serviços de hospedagem diferentes com o mesmo custo de tarifas:

Não importa a rapidez com que seu site é aberto ou a classificação dada por vários serviços de análise de velocidade – tudo isso não importa, mas o que importa é qual ping o site tem para solicitações da região de destino da promoção. 

Por exemplo, se você está promovendo um site para usuários de São Paulo, o tempo de resposta deve ser mínimo precisamente para solicitações iniciadas nesta região, portanto, ao escolher um canal, você definitivamente deve testar este parâmetro.

Conclusão

Um dos pensamentos mais importantes que permeiam este artigo – mais caro não significa melhor, e você precisa escolher um servidor claramente com base nas necessidades do seu projeto. Se resumir o artigo em vários pontos sobre qual hospedagem escolher para seu site, eu destacaria o seguinte:

Você não deve confiar cegamente nas avaliações online ao escolher uma hospedagem  para um projeto. Além disso, o mais importante é o serviço de suporte, backup, a capacidade de expansão e a velocidade de seu recurso em  específico.

Vimos também que um tipo de colocação mais caro, não significa de forma alguma que seu projeto funcionará melhor ou mais rápido nele, e que é muito importante cortar a vizinhança ruim comprando um IP dedicado, pois a resposta é maior em provedores localizados na região do seu público alvo.

Você já conhecia esses parâmetros de hospedagem de sites? Comenta aqui embaixo o que achou do nosso conteúdo?