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Negócio hoteleiro: como aplicar estratégias de marketing digital

Como atrair hóspedes para um hotel? Essa pode ser uma dúvida constante para quem empreende em um negócio hoteleiro. Para resolvê-la, tenha em mente que a viagem começa na internet.

A internet é o meio pelo qual os viajantes pesquisam destinos e acomodações adequadas aos seus desejos. Por isso, o seu hotel precisa ter uma presença online. 

A construção desse posicionamento é feita por meio de estratégias de marketing digital. Neste post, você verá como começar a aplicá-las no seu negócio hoteleiro. Confira!

Crie a presença online da sua empresa 

O primeiro passo é criar um site mobile friendly. Ou seja, que se configure corretamente em qualquer dispositivo móvel, como smartphones, tablets e etc. 

O site é o cartão de visita do seu negócio no meio digital. O cliente do mercado hoteleiro tende a pesquisar sobre sua empresa depois de ter as primeiras impressões dela em sites terceiros, como o Booking, por exemplo.

Assim, a expectativa desse usuário é encontrar um site com informações completas. Como cada vez mais internautas usam smartphones e fazem pesquisa por ele, as informações do site devem ser bem apresentadas em qualquer tipo de tela. Ou seja, devem ser mobile friendly a fim de captar o interesse e a atenção desse hóspede em potencial.

Blog

Outra forma de construir a presença digital do seu negócio hoteleiro é produzindo conteúdo relevante sobre o seu destino, bem como sobre os diferenciais dos seus produtos e serviços.

O canal mais apropriado para isso é o blog. Diferentemente do site, um blog tem recursos dinâmicos, pelos quais é possível criar novas páginas com mais facilidade. 

Assim, é possível produzir posts com informações úteis para o viajante, esclarecendo suas principais dúvidas. Logo, o blog é mais um importante canal de marketing digital para seu hotel.

Redes Sociais 

Segundo o relatório Digital in 2019, divulgado pela We are Social e Hootsuite, 66% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais. As quatro redes mais usadas são:

  • Youtube
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Instagram

Desse modo, você pode presumir que seus clientes estão nas redes sociais. Logo, a sua empresa também deve estar! 

Crie e mantenha seus perfis empresariais atualizados com conteúdo relevante para os visitantes. Nesse sentido, algumas dicas são:

  • Criar conteúdo em vídeo para o Youtube
  • Postar boas fotos do seu espaço no Facebook e Instagram
  • Manter um diálogo humanizado pelo WhatsApp

Perfis em OTAs

As OTAs (agências online de viagens), representam uma fatia relevante nas vendas de produtos e serviços de turismo e hotelaria. Portanto, é importante que seu negócio hoteleiro combine estratégias de marketing digital com a presença em sites como:

  • Hotel urbano
  • Decolar
  • Tripadvisor
  • Expedia
  • Etc.

Mantenha as informações do seu hotel atualizadas nesses sites, com fotos profissionais e descrições completas das comodidades disponibilizadas no seu hotel.

Adote estratégias de marketing digital focadas em resultado 

Uma das vantagens do marketing digital é sua capacidade de ser mensurado. Isso significa que você consegue saber se os investimentos estão gerando retorno para sua empresa.

Assim, ao criar a presença online do seu negócio, use o marketing digital focado em resultados. Ou seja, focado em atrair mais visitantes aos canais digitais da empresa e convertê-los em hóspedes. As estratégias que efetivamente geram esse retorno são:

  • Inbound marketing
  • Marketing de conteúdo
  • SEO
  • Mídia paga, como anúncios em Google Ads, Google Hotel Ads e Facebook Ads
  • E-mail marketing

Seja constante nas estratégias 

Assim como a estrutura física do seu hotel, a presença online da sua empresa precisa de manutenção. 

Após criar seu posicionamento na internet, mantenha as informações do seu site atualizadas, continue postando novos conteúdos relevantes no blog e nas redes sociais. De forma semelhante, mantenha cadastros coerentes com a realidade do seu negócio nos sites das OTAs.

Acima de tudo, alimente cada um desses canais visando resultados relevantes para o seu negócio: a captação de novos clientes. Para isso, use as estratégias com foco em resultados, como as citadas acima.

Assim, o marketing digital será o grande aliado no sucesso do seu negócio hoteleiro. Compartilhe este conteúdo com sua equipe e comece a aplicar estas estratégias na sua empresa! 

Conteúdo produzido por Web Socorro – Marketing para Hotéis.