As indicações de empresa para empresa (B2B) geram credibilidade e garantem maior fidelidade entre as partes. É como escolher a melhor empresa para se contratar e ter bons resultados pela escolha e recomendação de alguém com credibilidade.

No mercado empresarial e industrial as indicações de novas empresas ou serviço é algo que garante aos novos empreendedores um caminho eficaz para o sucesso.

Imagine a seguinte situação:

Seu amigo de outra organização te indicou uma empresa X para fazer determinado serviço. Já no seu catálogo de possibilidades só existem prestadoras de serviço desconhecidas para fazer o trabalho para sua empresa.

Então qual possibilidade você escolheria?

  1. seguir a indicação do amigo
  2. escolher uma das empresas do catálogo

Se você respondeu a opção ‘1’. Parabéns! Você pode conquistar o sucesso mais rápido e é isso que irá aprender neste artigo: como os programas de indicações podem transformar a relação B2B.

Seguindo esta lógica, a AdWeek afirma que 74% de todos os consumidores percebem que o boca a boca é o influenciador chave na decisão de compra.

Na área industrial as relações de serviços e produtos, são praticamente todas voltadas para mercadorias de alto custo, o que demanda elevada confiança e responsabilidade na prestação de serviços. Ou seja, as empresas estão sempre se preocupando com o que estão contratando e a referência conta muito para tomar a melhor decisão.

De acordo com o SiriusDecisions, 53% das empresas B2B planejam investir em sistemas e plataformas para apoiar e incentivar as indicações de clientes, imediatamente.

E se você ainda precisa de mais um motivo para entender porque os programas de indicações B2B são certeiros para fechar vendas, de acordo com o Instituto Nielsen, 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem por meio da recomendação boca a boca.

Então, separamos algumas empresa que utilizam esse programa e tem obtido sucesso nas suas relações B2B. A final, elas estão expandindo o seu mercado no boca a boca empresarial.

Receber a indicação de empresa para empresa implica em peso de eficiência e satisfação em relação ao produto contratado. Você apenas será indicado se a sua ferramenta realmente for aquilo que satisfez a dor da empresa cliente.

O que são Programas de Indicações para B2B?

Os Programas de Indicações são plataformas utilizadas para otimizar as indicações de determinada empresa. É o caminho que permite mensurar as indicações que sua empresa recebe, e quando voltados para outras empresas, permitem o desenvolvimento de suas vendas e propagação do serviço em determinado nicho de atuação.

O segmento de tecnologia e desenvolvimento de Software, por exemplo, são nichos de mercado que utilizam muito Programas de Indicações. Essas empresas possuem um público e uma persona bem específica, e ao utilizar o Marketing Boca a Boca, conseguem atingir a sua persona de forma mais precisa.

Ao utilizar um Programa de Indicações, o negócio permite que seus clientes selecione um determinado produto que queira indicar. No momento em que há conversão em compra, aquele que indicou leva uma bonificação. Já o indicado ganha um desconto na compra.

Por meio desta ferramenta, determinado gestor ou diretor que conhece amigos de outras empresas pode indicar, determinado produto ou serviço para empresas que poderão desfrutar e ter dores solucionada, em comum para ambas empresas.

A indicação só faz sentido se o amigo que receber a recomendação tiver algum interesse em determinado serviço. Por esse motivo, a indicação B2B faz toda a diferença para empresas que vendem para empresas.

Aplicando o Programa de Indicação B2B

Agora que você entendeu como é importante investir em um Programa de Indicações B2B para sua empresa. É bom ficar atento: Não adianta nada um programa sem divulgação.

A maioria dos Programas de Indicações de empresa para empresa são fechados. Isso significa que apenas clientes podem indicar para outras pessoas.

Então aplique na sua empresa os 4 pilares fundamentais, desenvolvidos pelo CEO da BuzzLead, Leandro Martins para o sucesso com Marketing de Referência:

Peça indicações: Por que o seu cliente indicaria seu programa? É uma atitude simples que trará grandes resultados, principalmente tratando de uma relação B2B. Porque o seu público pode ser muito segmentado e específico. Então peça a ele essa indicação, ofereça um motivo para isso.

Facilite Indicações: Esse artigo por completo tratou de um programa específico para a indicação B2B. Essa é uma ferramenta que auxiliará nisso. Então use-a com opções e presente onde o seu novo cliente estiver. Um exemplo é no aplicativo WhatsApp.

Recompense pela Indicação: Ofereça um prêmio compatível com seu mercado. Afinal, se você trabalha com empresas para empresas, uma recompensa qualquer não deve ser suficiente. Então ofereça algo que seja um bom motivo de incentivo para seu cliente, e que gere valor.

Tenha transparência com as Indicações: Sempre que houver uma nova indicação no seu programa, notifique o seu cliente que indicou. É importante que isso aconteça para que você sempre esteja fidelizando quem pode se tornar um defensor da sua marca.

Eaí, gostou do conteúdo?

Aprenda como criar seu Programa de Indicações!